Semana 20 a 26 de outubro

Terrestre
 
25.10.2013 – DNTV – GUARANI WALKAROUND
O Major Alisson do Centro de Instrução de Blindados (CIBld) mostra em detalhes a Viatura Blindada de Transporte de Pessoal – Média de Rodas (VBTP-MR) Guarani.
http://www.defesanet.com.br/guarani/noticia/12818/DNTV—Guarani-Walkaround/
 
24.10.2013 – 2º RC MEC – REALIZA EXERCÍCIO DE SIMULAÇÃO DE COMBATE NO CIBLD
Santa Maria (RS) – De 14 a 18 de outubro, o 2º Regimento de Cavalaria Mecanizado (São Borja) realizou um exercício de adestramento no simulador Steel Beasts nas instalações do Centro de Instrução de Blindados General Walter Pires (Santa Maria).
http://www.defesanet.com.br/terrestre/noticia/12803/2º-RC-Mec—-Realiza-Exercicio-de-Simulacao-de-Combate-no-CIBld/
 
24.10.2013 – 11º R C MEC – OPERAÇÃO ITAMARATI
O 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado (RC Mec), sediado em Ponta Porã/MS realizou, entre os dias 21 e 23 de outubro, o seu exercício operacional de adestramento de Subunidades – a Operação Itamarati.
http://www.defesanet.com.br/fronteiras/noticia/12785/11º-R-C-Mec—Operacao-Itamarati/
 
22.10.2013 – ANTES DA MISSÃO NO HAITI, MILITARES TREINAM PELAS RUAS DE CAMPINAS
Militares do Exército Brasileiro, que fazem treinamento para a missão de paz no Haiti, participam de atividades de treinamento pelas ruas de Campinas (SP) nesta segunda-feira (21). Eles simulam exercícios como a ocupação de um bairro. Os soldados também simularão escoltas de comboios, operações de segurança, patrulhamento a pé e motorizado. Um veículo militar, que opera em áreas urbanas, está sendo usado. Os moradores são avisados com antecedência.
http://www.defesanet.com.br/ph/noticia/12754/Antes-da-missao-no-Haiti–militares-treinam-pelas-ruas-de-Campinas/
 
21.10.2013 – GENERAL DE BRIGADA APONTA OS DESAFIOS DAS FRONTEIRAS DO AMAZONAS
Manaus – Com 38 anos de Exército, o general de brigada Sérgio Luiz Duarte, 54, está desde fevereiro do ano passado no comando da 2ª Brigada de Infantaria de Selva, conhecida também por ‘Brigada Ararigboia’. Para o comandante, o Estado Brasileiro devia estar mais presente na região de fronteira.
http://www.defesanet.com.br/toa/noticia/12741/General-de-brigada-aponta-os-desafios-das-fronteiras-do-Amazonas/
 
21.10.2013 – 5 ANOS APÓS PACIFICAR ÁREA VIOLENTA DO HAITI, BRASIL VOLTA A ENFRENTAR GANGUES
Mais de cinco anos após pacificar Cité Soleil, área considera pela Organização das Nações Unidas (ONU) como a mais pobre e violenta do Haiti, o Exército brasileiro voltou, em agosto deste ano, a enfrentar grupos armados. Em um dos tiroteios, soldados do Mato Grosso do Sul ficaram encurralados e tiveram que realizar 20 disparos de fuzil, o que não ocorria desde 2007.
http://www.defesanet.com.br/ph/noticia/12739/5-anos-apos-pacificar-area-violenta-do-Haiti–Brasil-volta-a-enfrentar-gangues/
 
20.10.2013 – EXÉRCITO TESTA MÍSSIL COM ALCANCE DE 300 KM
O Exército testou, em setembro, o MTC 300, seu primeiro míssil tático de cruzeiro, com alcance na faixa de 300 quilômetros. Foi um ensaio virtual durante a Operação Laçador, um jogo de guerra que mobilizou 8,2 mil militares das três Forças, no sul do País, em treinamento de combate. A simulação foi bem-sucedida.
http://www.defesanet.com.br/terrestre/noticia/12729/Exercito-testa-missil-com-alcance-de-300-km/
 
Aviação
 
25.10.2013 – CADETES DA AFA REALIZAM EXERCÍCIO DE SOBREVIVÊNCIA NO MAR
Os cadetes do 2º ano do Curso de FormO exercício integra a formação dos futuros oficiai  Divulgaçãoação de Oficiais Aviadores, Intendentes e Infantaria realizaram, entre os dias 2 a 20 de outubro, o Exercício de Sobrevivência no Mar na 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea (Forte dos Andradas) em Guarujá (SP).
http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/12808/Cadetes-da-AFA-realizam-exercicio-de-sobrevivencia-no-mar/
 
23.10.2013 – TONELADAS DE DIPLOMACIA – SU-35 AJUDARÁ A CHINA NA LUTA POR ILHAS DISPUTADAS
A julgar por declarações oficiais mais recentes, o contrato de venda à China de um lote de 24 caças Su-35C poderá vir a ser firmado no final do ano corrente ou nos início do próximo ano. Assim, na melhor das hipóteses, a China receberá os primeiros aviões do gênero já em 2015.
http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/12781/Toneladas-de-Diplomacia—Su-35-ajudara-a-China-na-luta-por-ilhas-disputadas-/
 
23.10.2013 – META DE ENTREGAS DE JATOS COMERCIAIS DESAFIA EMBRAER
SÃO PAULO, 22 Out (Reuters) – As encomendas de aviões anunciadas pela Embraer neste ano impulsionaram a carteira de pedidos da fabricante, criando expectativas animadoras para médio e longo prazos, mas em 2013 a companhia deve ter dificuldade para alcançar a meta de entregas de jatos comerciais.
http://www.defesanet.com.br/embraer/noticia/12771/Meta-de-entregas-de-jatos-comerciais-desafia-Embraer/
 
22.10.2013 – 45 ANOS DO PRIMEIRO VOO DO EMB 100 BANDEIRANTE
Em 1965 o Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento (IPD), órgão do Centro Técnico Aeroespacial (CTA), iniciou o desenvolvimento de um projeto de aeronave, chamada então de IPD-6504 (por ser o quarto modelo projetado no ano de 1965), atendendo às especificações do Ministério da Aeronáutica. O projeto, liderado pelo então chefe do Departamento de Aeronaves (PAR), Ozires Silva, baseava-se em um estudo sobre a densidade do tráfego aéreo comercial brasileiro, principalmente em cidades pequenas, e ao comprimento e tipo de piso das pistas dos aeródromos nacionais.
http://www.defesanet.com.br/embraer/noticia/12761/45-Anos-do-Primeiro-voo-do-EMB-100-Bandeirante/
 
 
21.10.2013 – MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO E MELHORIA NA APLICAÇÃO DO RECURSO PÚBLICO SÃO DESAFIOS
Estar na vanguarda administrativa por meio da modernização da gestão e melhoria na qualidade da utilização dos recursos públicos. Estes são os principais desafios que marcam os 41 anos da Secretaria de Economia e Finanças da Aeronáutica (SEFA), celebrados nesta sexta-feira (18/10). A cerimônia realizada em Brasília (DF) contou com a presença de membros do Alto-Comando da Aeronáutica, autoridades dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, além de oficiais-generais da Marinha, Exército e Aeronáutica.
http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/12753/Modernizacao-da-gestao-e-melhoria-na-aplicacao-do-recurso-publico-sao-desafios/
 
21.10.2013 – ESQUADRÃO ADOTARÁ ÓLEO ECOLOGICAMENTE CORRETO NAS APRESENTAÇÕES
O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) recebeu na quarta-feira (16/10) as três primeiras aeronaves A-29 Super Tucano com o sistema de geração de fumaça que utiliza óleo ecologicamente correto. O novo produto usado para as aeronaves “escreverem” nos céus com fumaça branca não agride a camada de ozônio e não gera poluição.
http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/12751/Esquadrao-adotara-oleo-ecologicamente-correto-nas-apresentacoes/
 
Naval
 
25.10.2013 – MARINHA VAI ATUAR EM PLANO DE RESPOSTA A INCIDENTES DE VAZAMENTO DE ÓLEO
A Marinha do Brasil (MB) vai atuar na coordenação, na avaliação e no acompanhamento, junto a outros setores estatais, de ações em resposta a incidentes de poluição por óleo em águas de jurisdição nacional.
http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/12815/Marinha-vai-atuar-em-plano-de-resposta-a-incidentes-de-vazamento-de-oleo/
 
24.10.2013 – CHEGA A NATAL O MAIS NOVO NAVIO-PATRULHA DO COMANDO DO 3º DISTRITO NAVAL
O Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN), localizado em Natal (RN), receberá o Navio-Patrulha Oceânico (NpaOc) "Araguari" (P122), que irá marcar um importante incremento para a segurança e a proteção das riquezas das águas da região. O evento ocorrerá, no dia 25 de outubro, a partir das 11h, na Base Naval de Natal (BNN).
http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/12792/Chega-a-Natal-o-mais-novo-Navio-Patrulha-do-Comando-do-3º-Distrito-Naval/
 
22.10.2013 – ARSENAL NUCLEAR DEBAIXO D'ÁGUA
Pelo menos metade do arsenal mundial de armas nucleares está escondido em silos de submarinos nucleares, os quais apenas seis países do mundo são capazes de construir – Índia, China, França, EUA, Reino Unido e Rússia. Correspondente da revista "Rússki Reporter" visitou um estaleiro secreto na cidade de Severodvinsk para acompanhar a construção de submarinos nucleares russos.
http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/12760/Arsenal-nuclear-debaixo-d-agua/
 
SOF
 
24.10.2013 – RÚSSIA APRESENTA NOVO PARAQUEDAS PARA FORÇAS ESPECIAIS
Durante a feira Interpolitex 2013, a holding russa Aviatsionnoe Oborudovanie (Equipamento Aeronáutico) apresentou um novo paraquedas destinado aos serviços de emergência. É um sistema versátil que se transforma de paraquedas normal em equipamento único, utilizado para saltos em altitudes extremamente baixas em zonas de difícil acesso.
http://www.defesanet.com.br/sof/noticia/12794/Russia-apresenta-novo-paraquedas-para-forcas-especiais/
 
23.10.2013 – BRIGADA DE INFANTARIA PARAQUEDISTA REALIZA INFILTRAÇÃO NOTURNA DURANTE A OPERAÇÃO LAÇADOR
No dia 20 de setembro, o 27º Batalhão de Infantaria Paraquedista (27º B I Pqdt) realizou salto noturno para realizar a junção com a tropa blindada que conquistou Rosário do Sul e, em seguida, realizar o ataque à localidade de Alegrete.
http://www.defesanet.com.br/sof/noticia/12345/Brigada-de-Infantaria-Paraquedista-realiza-infiltracao-noturna-durante-a-Operacao-Lacador/
 
21.10.2013 – OS SEALS NA SOMÁLIA: UMA NOVA ABORDAGEM DO TERRORISMO
Na noite de 5 de outubro um destacamento de operações especiais da Marinha dos EUA, o SEAL Team Six, desembarcou das lanchas na costa perto dessa cidade e ocupou dissimuladamente as suas posições para o assalto no pátio de um edifício de dois andares a 200 metros da costa. O objetivo era a captura ou eliminação do comandante operacional Ikrima, o organizador do ataque terrorista a um centro comercial de Nairóbi. Contudo, um guarda que saiu para fumar notou algo de suspeito.
http://www.defesanet.com.br/sof/noticia/12746/Os-SEALs-na-Somalia–uma-nova-abordagem-do-terrorismo/
 
Armas
 
21.10.2013 – FN MINIMI – EB APOSENTA O FAP E ADOTA A FN MINI MITRAILLEUSE
O Estado-Maior do Exército Brasileiro , através da Portaria de Nº 203, de 04 Outubro 2013, adotou  como padrão a Família da Metralhadora Mini Mitrailleuse (Mtr MINIMI), com a finalidade de equipar as Organizações Militares do Exército Brasileiro.
http://www.defesanet.com.br/armas/noticia/12737/FN-MINIMI-–-EB-aposenta-o-FAP-e-adota-a–FN-Mini-Mitrailleuse/
 
Geopolítica
 
26.10.2013 – APÓS PRESSÃO, FEPAM LIBERA LICENÇA PRÉVIA À MULTINACIONAL ALEMÃ KMW
A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu, no final da tarde desta sexta-feira, uma nota confirmando que foi liberada a licença prévia para a obra da multinacional alemã Krauss-Maffei Wegmann (KMW) se instalar em Santa Maria.
http://www.defesanet.com.br/bid/noticia/12825/Apos-pressao–Fepam-libera-licenca-previa-a-multinacional-alema-KMW-/
 
26.10.2013 – FUTEBOL, GUERRA E POLÍTICA – 150 ANOS DE HISTÓRIAS
Véspera de Natal de 1914. A Europa estava em plena Primeira Guerra Mundial, mas soldados alemães e britânicos organizaram um cessar-fogo não oficial ao longo de toda a frente ocidental. O início da "Trégua de Natal" foi na região de Ypres, na Bélgica, onde as tropas adversárias decoraram as trincheiras, trocaram presentes e jogaram uma partida de futebol.
http://www.defesanet.com.br/ecos/noticia/12821/Futebol–guerra-e-politica—150-anos-de-historias/
 
25.10.2013 – KMW REAVALIARÁ INVESTIMENTOS EM SANTA MARIA E NO RS, DEVIDO À BUROCRACIA DA FEPAM
A longa demora da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para liberar o início da obra da KMW em Santa Maria fará a multinacional alemã rever os investimentos no Estado e em Santa Maria. O pedido de licença para a construção foi feito pela fabricante de blindados em agosto de 2012, mas, até agora, 14 meses depois, ainda não foi dada a resposta pela Fepam.
http://www.defesanet.com.br/bid/noticia/12824/KMW-reavaliara-investimentos-em-Santa-Maria-e-no–RS–devido-a-burocracia-da-Fepam/
 
25.10.2013 – ESPIONAGEM DOS EUA PODE PREJUDICAR COMBATE AO TERRORISMO, DIZ EU
Líderes da União Europeia divulgaram um comunicado nesta sexta-feira dizendo que a desconfiança sobre o esquema de espionagem dos Estados Unidos poderá prejudicar os esforços mundiais no combate ao terrorismo.
http://www.defesanet.com.br/terror/noticia/12819/Espionagem-dos-EUA-pode-prejudicar-combate-ao-terrorismo–diz-UE/
 
25.10.2013 – NSA MONITOROU 35 LÍDERES MUNDIAIS COM TELEFONES PASSADOS POR FUNCIONÁRIOS AMERICANOS
Bruxelas e Washington- Em uma nova prova da espionagem indiscriminada feita pelos Estados Unidos, o jornal britânico "Guardian" divulgou ontem documento secreto vazado pelo ex-técnico da Agência de Segurança Nacional americana (NSA) Edward Snowden segundo o qual o país monitorou telefonemas de pelo menos 35 líderes mundiais com base em contatos oferecidos por um funcionário do governo. A descoberta veio horas depois de a chanceler federal alemã, Angela Merkel — cujo celular, segundo material obtido por Snowden, foi monitorado pelos EUA — condenar duramente a espionagem de Washington, no que foi seguida por outros governantes europeus.
http://www.defesanet.com.br/cyberwar/noticia/12807/-NSA-monitorou-35-lideres-mundiais-com-telefones-passados-por-funcionarios-americanos-/
 
25.10.2013 – ARGENTINA – AERONAVES DE NARCOS OPERAM LIVREMENTE
Confrontado com as críticas generalizadas sobre o crescimento do tráfico de drogas no país, na última semana o governo decidiu implantar três aviões para buscar voos ilegais . Mas o material usado mostra a pobreza estrutural dos sistemas de defesa e segurança : dada a urgência, decidiu-se enviar aviões militares para o Norte, aeronaves que começaram a operar em 1978.
http://www.defesanet.com.br/fronteiras/noticia/12806/ARGENTINA-–-Aeronaves-de-NARCOS-Operam-livremente/
 
24.10.2013 – BRASIL VAI DOAR AVIÕES T-27 A MOÇAMBIQUE
Segundo publicado na Folha de S. Paulo pelos jornalistas Fernanda Odilla e Márcio Falção:  "A presidente Dilma Rousseff pediu ao Congresso autorização para doar três aviões Tucano T-27 para a Força Aérea de Moçambique, no momento em que o país africano vive seu momento de maior tensão desde o fim da guerra civil, em 1992.
http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/12795/Brasil-vai-doar-avioes-T-27-a-Mocambique/
 
23.10.2013 – LIVRO JOGA LUZ SOBRE GUERRA SIGILOSA DOS EUA CONTRA O TERROR
A campanha contra os inimigos dos Estados Unidos é silenciosa e barata. Os comandantes lutam sem tropa, sentados na frente de computadores nos prédios da CIA (agência de inteligência americana) em Nevada ou no Novo México. As armas são aviões não tripulados, os chamados drones.
http://www.defesanet.com.br/terror/noticia/12782/Livro-joga-luz-sobre-guerra-sigilosa-dos-EUA-contra-o-terror/
 
23.10.2013 – CHINA E ÍNDIA FECHAM ACORDO PARA REDUZIR TENSÃO SOBRE HIMALAIA
PEQUIM, 23 Out (Reuters) – China e Índia assinaram um acordo nesta quarta-feira com o objetivo de acalmar a tensão sobre uma disputa de fronteira, à medida que os dois gigantes com armas nucleares tentam romper um impasse de décadas pela reivindicação de longos trechos remotos do Himalaia.
http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/12772/China-e-India-fecham-acordo-para-reduzir-tensao-sobre-Himalaia/
 
22.10.2013 – ANISTIA ACUSA EUA DE COMETER CRIMES DE GUERRA COM DRONES NO PAQUISTÃO
A Anistia Internacional (AI) acusou nesta terça-feira (22/10) os Estados Unidos de violarem o direito internacional e, em alguns casos, cometerem crimes de guerra, através de seus ataques com aviões não tripulados (drones) no Paquistão. A entidade acusa também a Alemanha de colaborar com os bombardeios.
http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/12764/Anistia-acusa-EUA-de-cometer-crimes-de-guerra-com-drones-no-Paquistao/
 
21.10.2013 – “NÃO ACREDITO EM CONFLITO ÉTNICO NO CONGO", DIZ GENERAL BRASILEIRO
"Eu não acredito em conflito étnico! Os grupos (que atuam no leste do Congo) agem como criminosos por interesses econômicos e temos de neutralizá-los", discursava o general Carlos Alberto dos Santos Cruz, em uma manhã abafada e empoeirada, no alto de um morro em Kibati, no leste conturbado da República Democrática do Congo. Atentos, os 15 embaixadores do Conselho de Segurança (CS) da ONU suavam sob o sol escaldante – entre eles, Samantha Power, dos EUA, que anotava tudo a lápis em seu bloquinho.
http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/12743/“Nao-acredito-em-conflito-etnico-no-Congo—diz-general-brasileiro/
 
Segurança
 
26.10.2013 – POLARIZADORES NO BRASIL, BLACK BLOCS SURGIRAM NA ALEMANHA
No último dia 8 de outubro, ruas do centro do Rio de Janeiro amanheceram como se houvera acontecido ali uma batalha. Prédios tinham a fachada manchada por coquetéis molotov, ônibus estavam queimados, e agências bancárias, de tão danificadas, estavam inutilizáveis. Entre os estabelecimentos comerciais, eram poucos os que não tinham marcas de destruição. Nem a sede de um consulado, o de Angola, escapou da depredação.
http://www.defesanet.com.br/riots/noticia/12822/Polarizadores-no-Brasil–black-blocs-surgiram-na-Alemanha/
 
24.10.2013 – DETIDOS EM PROTESTOS NÃO FORMAM ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA
Recentemente entrou em vigor a Lei 12.850/2013, definindo o que seja organização criminosa, infrações penais correlatas, dispondo sobre a investigação criminal e meios de obtenção de prova, e revogando a Lei 9.034/1995, que dispunha sobre a utilização de meios operacionais para a prevenção e repressão de organizações criminosas.
http://www.defesanet.com.br/riots/noticia/12799/Detidos-em-protestos-nao-formam-organizacao-criminosa/
 
20.10.2013 – CML – NOTA -EMPREGO DE TROPA EM GLO NA BARRA DA TIJUCA
Por determinação da Presidência da República, o Exército Brasileiro empregará tropa federal na cidade do Rio de Janeiro, no bairro da Barra da Tijuca, nos termos da Lei Complementar nº 97/1999 e do Decreto nº 3.897/2001, em caráter episódico e temporário, em ações de garantia da lei e da ordem, para a preservação da ordem pública e incolumidade das pessoas e do patrimônio, em estreita coordenação com outros órgãos de Segurança Pública, atendendo a solicitação do Governador do Estado.
http://www.defesanet.com.br/front/noticia/12738/CML—NOTA–Emprego-de-Tropa-em-GLO-na-Barra-da-Tijuca/
 
Defesa
 
25.10.2013 – FFAA MOBILIZADAS PARA O TRANSPORTE DE MÉDICOS E PROVAS DO ENEM
Uma das maiores operações logísticas para transporte de passageiros e mobilização de material será colocada em prática neste fim de semana pelas Forças Armadas. Coordenados pelo Ministério da Defesa, a partir do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica têm como missão levar cerca de 1,8 mil profissionais do programa Mais Médicos para os 26 estados do país e o Distrito Federal,  além das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para municípios de difícil acesso no norte do país.
http://www.defesanet.com.br/defesa/noticia/12816/FFAA-mobilizadas–para-o-Transporte-de-medicos-e-provas-do-Enem/
 
25.10.2013 – 'PAÍS TRATA A AMAZÔNIA COMO COLÔNIA', DIZ COMANDANTE MILITAR
Para o comandante militar da maior floresta tropical do mundo, a Amazônia é como uma colônia do Brasil. "Ela não está integrada ao país e, portanto, não há conhecimento de sua realidade e potencial", diz o general Eduardo Villas Bôas, 61, desde 2011 à frente de 19 mil homens e 9.300 km de fronteiras.
http://www.defesanet.com.br/toa/noticia/12812/-Pais-trata-a-Amazonia-como-colonia—diz-comandante-militar/
 
23.10.2013 – PARA QUE SERVEM TANTAS ONGS NA AMAZÔNIA, QUER SABER O GENERAL?
A ideologia imposta a grandes temas nacionais, a causas que deveriam estar muito  acima de crenças político-partidárias, é uma realidade a que temos sido submetidos todos os dias. A ideologia tomou conta das questões da criminalidade, já que ela não é combatida para priorizar os direitos humanos dos bandidos; no campo, onde invasão de terras não é mais crime e em muitas coisas da nossa vida.
http://www.defesanet.com.br/toa/noticia/12776/Para-que-servem-tantas-ONGs-na-Amazonia–quer-saber-o-general-/
 
Tecnologia
 
24.10.2013 – SBPC E ABC SE MANIFESTAM CONTRA A INVASÃO DO INSTITUTO ROYAL
A Academia Brasileira de Ciências e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência em conjunto com as demais entidades representantes da Comunidade Científica rechaçam os atos violentos praticados contra o Instituto Royal, em São Roque-SP, que realiza estudos de avaliação de risco e segurança de novos medicamentos.
http://www.defesanet.com.br/tecnologia/noticia/12805/SBPC-e–ABC-se-manifestam-contra-a-invasao-do-Instituto-Royal/
 
24.10.2013 – VANTS – CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA DE VANTS
A DCA-BR, em parceria com a UVS INTERNATIONAL, promovem pela segunda vez no Brasil a II CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA DE VANTs.
http://www.defesanet.com.br/tecnologia/noticia/12798/VANTs—-CONFERENCIA-LATINO-AMERICANA-DE-VANTs/
 
21.10.2013 – PARCERIA ENTRE BRASIL E UCRÂNIA PARA LANÇAR FOGUETES ENFRENTA ATRASO
Dez anos depois, o projeto da empresa binacional Alcântara Cyclone Space (ACS) ainda não decolou. Assinado em 21 de outubro de 2003, o acordo de cooperação a longo prazo entre Brasil e Ucrânia apresenta não apenas atraso no cronograma divulgado inicialmente, mas também elevação dos custos previstos e ceticismo quanto a seu modelo de ingresso no mercado internacional de lançamentos espaciais.
http://www.defesanet.com.br/space/noticia/12745/Parceria-entre-Brasil-e-Ucrania-para-lancar-foguetes-enfrenta-atraso/
 
Inteligência
 
20.10.2013 – PROCURADOR ACUSA GOVERNO DE SER OMISSO COM ETNIA INDÍGENA
O ministro Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência) viu-se numa saia justa ontem ao participar, no Senado, de audiência na Comissão de Agricultura para discutir as condições de vida dos índios cinta larga.
http://www.defesanet.com.br/toa/noticia/12724/-Procurador-acusa-governo-de-ser-omisso-com-etnia-indigena—/
 
Pensamento
 
24.10.2013 – CEPIK – ESPIONAGEM: QUAL O LIMITE?
Em entrevista à CH, o cientista político Marco Aurélio Cepik diz que este é o momento de o país detectar vulnerabilidades e proteger dados sensíveis.
http://www.defesanet.com.br/cyberwar/noticia/12804/CEPIK—Espionagem–qual-o-limite–/
 
23.10.2013 – O BRASIL E AS "POTÊNCIAS EMERGENTES"
Considerar a China uma "potência emergente" é no mínimo um descuido etnocêntrico ou um grave erro histórico; mas no caso da Rússia, é uma tentativa explícita de diminuir a importância de uma nação que assombra os europeus, desde que os soldados de Alexander Nevsky derrotaram e expulsaram do território russo, os cavaleiros teutônicos germânicos e suecos, na famosa Batalha do lago Chudskoie, em 1242. E que no século XX alcançou em poucas décadas a condição de segunda maior potência econômica, militar e atômica do mundo. Apesar disto, se tornou um lugar comum colocar esses dois países na categoria das "potências emergentes", ao lado da Índia e do Brasil, e a própria África do Sul acabou sendo incluída na produção midiática do Brics
http://www.defesanet.com.br/pensamento/noticia/12777/O-Brasil-e-as–potencias-emergentes-/
 
23.10.2013 – A GUERRA EM REDE SOCIAL E A SITUAÇÃO ATUAL NO BRASIL.
A guerra deixou de ser simplesmente um choque entre nações com a utilização de sua força militar. A sociedade, hoje, poderá ser atacada mediante o emprego de idéias, da tecnologia, da força militar e do controle dos meios de comunicação. Os objetivos principais são a mente e o coração da população, e dos responsáveis pelas tomadas de decisão.
http://www.defesanet.com.br/pensamento/noticia/12778/A-Guerra-em-Rede-Social-e-a-Situacao-Atual-no-Brasil-/
 
22.10.2013 LORENZO CARRASCO NA COMISSÃO DE INTEGRAÇÃO NACIONAL
O jornalista Lorenzo Carrasco, presidente do Movimento de Solidariedade Ibero-americana (MSIa) e coeditor deste sítio, participou de uma mesa-redonda na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA) da Câmara dos Deputados, na quarta-feira 4 de setembro, na qual sustentou as denúncias sobre a natureza supranacional do aparato indigenista, como apresentado no seu novo livro, Quem manipula os povos indígenas contra o desenvolvimento do Brasil: um olhar nos porões do Conselho Mundial de Igrejas (Capax Dei, 2013).
http://www.defesanet.com.br/toa/noticia/12769/Lorenzo-Carrasco-na-Comissao-de-Integracao-Nacional/
 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter