Antes da missão no Haiti, militares treinam pelas ruas de Campinas

Militares do Exército Brasileiro, que fazem treinamento para a missão de paz no Haiti, participam de atividades de treinamento pelas ruas de Campinas (SP) nesta segunda-feira (21). Eles simulam exercícios como a ocupação de um bairro. Os soldados também simularão escoltas de comboios, operações de segurança, patrulhamento a pé e motorizado. Um veículo militar, que opera em áreas urbanas, está sendo usado. Os moradores são avisados com antecedência.

Em novembro,  1,2 mil soldados seguem para o país da América Central. Destes, 850 são do estado de São Paulo. “Achei que fui dormir em Campinas e acordei no Rio de janeiro por causa dos tiros”, relata a operadora de caixa Sueli de Souza, moradora do bairro Nova Aparecida, uma das regiões escolhidas para os exercícios. Os sons ouvidos pelos moradores não são de tiros reais.

O capitão Gustavo Martins explica que as ações têm até militares se passando por haitianos. Em uma das ações, um grupo faz blitz pelas ruas obrigando supostos motoristas a estacionar até o veículo ser vistoriado. O treinamento vai durar duas semanas e será feito ainda no Jardim Chapadão. Em 2014, a presença do Exército Brasileiro na missão de paz no Haiti completa 10 anos.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter