23 de Setembro, 2013 - 16:41 ( Brasília )

SOF

Brigada de Infantaria Paraquedista realiza infiltração noturna durante a Operação Laçador


No dia 20 de setembro, o 27º Batalhão de Infantaria Paraquedista (27º B I Pqdt) realizou salto noturno para realizar a junção com a tropa blindada que conquistou Rosário do Sul e, em seguida, realizar o ataque à localidade de Alegrete.

A ação foi precedida por infiltração de Forças Especiais em Rosário do Sul, que localizaram a posição da bateria antiaérea responsável pela defesa antiaérea na região. O local foi informado à Força Conjunta de Operações Especiais e um Destacamento de Ações de Comandos (DAC) atacou a defesa antiaérea inimiga, permitindo o lançamento de paraquedistas.

Após o lançamento, militares do 27º B I Pqdt conquistaram o aeródromo de Alegrete e duas pontes na rodovia que liga Rosário do Sul a Alegrete, contribuindo para a manutenção do fluxo logístico e para a progressão da tropa blindada, facilitando a junção entre essas tropas.

A “Laçador 2013” terá como principais finalidades: manutenção da capacidade operativa das tropas da Região Sul; adestramento dos diversos comandos e respectivas tropas em ações críticas de combate, apoio ao combate e apoio logístico, singulares e/ou conjuntas; adestramento dos diversos sistemas operacionais, promovendo e sedimentando a capacidade de interoperabilidade entre as Forças; realização de Ação Cívico-Social em apoio às famílias carentes da região de Nova Santa Rita (RS); experimentações doutrinárias de interesse para as operações conjuntas; e sistematização da atuação conjunta das três Forças com liderança da Defesa.

A operação Laçador é o 35º exercício desse porte, realizado pelo Ministério da Defesa desde 2002, com o objetivo de aprimorar o adestramento das três Forças para atuar, de forma coordenada e eficaz, em conflitos convencionais. As principais manobras serão realizadas nos municípios de Rosário do Sul (RS), Alegrete (RS), Rio Grande (RS), Nova Santa Rita (RS), Santa Maria (RS), São Borja (RS), Canoas (RS), Porto Alegre (RS), Capitão Leônidas Marques (PR), Nova Prata do Iguaçu (PR), Blumenau (SC), Joinville (SC) e Florianópolis (SC).