10 de Novembro, 2013 - 23:00 ( Brasília )

Semana - 03 a 09 de novembro


Terrestre
 
09.11.2013 - ADESTRAMENTO DA 1ª BRIGADA DE ARTILHARIA ANTIAÉREA
As Unidades de Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro encerraram o ano de instrução com um exercício de tiro real. A atividade foi coordenada pela 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, na sede do Centro de Avaliações do Exército, localizado na Marambaia, no Rio de Janeiro.
http://www.defesanet.com.br/terrestre/noticia/13007/Adestramento-da-1ª-Brigada-de-Artilharia-Antiaerea/
 
07.11.2013 - CERIMÔNIA ANUAL EM HOMENAGEM AOS MORTOS DA FEB NA II GUERRA MUNDIAL
Pistoia (Itália) – No dia 2 de novembro, foi realizada, no Monumento Votivo Militar Brasileiro de Pistóia, a cerimônia anual em homenagem aos mortos da Força Expedicionária Brasileira na II Guerra Mundial, presidida pelo Embaixador do Brasil na Itália, Ricardo Neiva Tavares, e que contou com a presença de integrantes do Corpo Diplomático, de autoridades civis e militares da Itália e de países amigos, bem como de familiares.
http://www.defesanet.com.br/ecos/noticia/12974/Cerimonia-anual-em-homenagem-aos-mortos-da-FEB-na-II-Guerra-Mundial/
 
06.11.2013 - A DIPLOMACIA MILITAR DO EXÉRCITO BRASILEIRO E O AMBIENTE DE SEGURANÇA E DEFESA NA AMÉRICA DO SUL
A pesquisa pretende abordar o papel do estamento militar, principalmente do Exército Brasileiro, no processo de integração sul-americana. O trabalho parte dos pressupostos de evolução nos Estudos de Segurança Internacional, no pós-guerra fria, com o a regionalização da segurança e o surgimento de novas ameaças.
http://www.defesanet.com.br/terrestre/noticia/12954/A-diplomacia-militar-do-Exercito-Brasileiro-e-o-ambiente-de-seguranca-e-defesa-na-America-do-Sul/
 
06.11.2013 - BRASIL CONCLUI ENTREGA DE VIATURAS CASCAVEL PARA O SURINAME
Segundo publicado no perfil do MD em rede social: o Brasil entregou, na última quinta-feira (31), através do Gen Nader Mota ao Comandante do Exército Surinamês, as duas últimas viaturas blindadas Cascavel (foto). Concluindo assim o compromisso assumido pelo ministro da Defesa Celso Amorim junto ao Suriname de revitalização dos veículos blindados fabricados pela extinta Engesa, no caso: 2 viaturas Urutu (entregues em jul/2013) e 2 viaturas Cascavel, num total de 4 unidades.
http://www.defesanet.com.br/terrestre/noticia/12945/Brasil-conclui-entrega-de-viaturas-Cascavel--para-o-Suriname/
 
05.11.2013 - CORPO DE SOLDADO MORTO NO HAITI CHEGA NO FIM DE SEMANA
O corpo do soldado Exército Brasileiro, Geraldo Barbosa Luiz, de 21 anos, deve chegar ao Estado de Mato Grosso do Sul no próximo fim de semana. O militar morreu na última sexta-feira, dia 1º, no Haiti, onde estava desde maio deste ano, em cumprimento à missão de paz. Ele integrava 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado (RC Mec) de Ponta Porã, onde morava, desde 2011.
http://www.defesanet.com.br/ph/noticia/12940/Corpo-de-soldado-morto-no-Haiti-chega-no-fim-de-semana/
 
04.11.2013 - CI BLD APRESENTA A "CANÇÃO DA TROPA BLINDADA"
A criação do Centro de Instrução de Blindados, em 1996, ocorreu a partir da aquisição de meios blindados com maior tecnologia embarcada do que os que anteriormente dotavam as nossas Organizações Militares, fato que exigiu a recriação de um Estabelecimento de Ensino responsável por instruir a tropa sobre as corretas técnicas de emprego do material e capaz de contribuir para o desenvolvimento e difusão de modernas táticas, técnicas e procedimentos de combate.
http://www.defesanet.com.br/leo/noticia/12925/CI-Bld-apresenta-a--Cancao-da-Tropa-Blindada--/
 
Aviação
 
09.11.2013 - EMBRAER SURGE COMO LÍDER GLOBAL DO MERCADO DE JATO REGIONAL
A Embraer SA, pioneira na construção de jatos regionais na America Latina, está surgindo como líder global de um mercado que está encolhendo à medida que as companhias aéreas optam por aviões maiores.
http://www.defesanet.com.br/embraer/noticia/13004/Embraer-surge-como-lider-global-do-mercado-de-jato-regional/
 
09.11.20113 - EMBRAER ESPERA TER CLIENTE DO KC-390 ATÉ JUNHO DE 2014; PODE SER ESTRANGEIRO
O primeiro contrato firme de venda do cargueiro KC-390, da Embraer, deve estar fechado até junho do ano que vem, e o cliente não necessariamente será o governo brasileiro, afirmou nesta sexta-feira o presidente da Embraer Defesa & Segurança, Luiz Carlos Aguiar.
http://www.defesanet.com.br/kc390/noticia/13003/Embraer-espera-ter-cliente-do-KC-390-ate-junho-de-2014--pode-ser-estrangeiro/
 
07.11.2013 - "QUEM PARA DE INOVAR MORRE", DIZ JACKSON SCHNEIDER, VICE-PRESIDENTE DA EMBRAER
Responsável pela construção de uma das marcas brasileiras mais lembradas do mundo, Jackson Schneider, vice-presidente de Pessoas e Relações Institucionais da Embraer contou para uma plateia atenta no Teatro do Shopping Bourbon Country, em Porto Alegre, como foi o processo de internacionalização da companhia nos últimos anos durante o 22º Congresso de Marketing da ADVB que ocorreu nesta quarta-feira.
http://www.defesanet.com.br/embraer/noticia/12970/-Quem-para-de-inovar-morre---diz-Jackson-Schneider--vice-presidente-da-Embraer-/
 
06.11.2013 - ÁREA 51 ABRIGOU TESTES DE CAÇAS SOVIÉTICOS
O polígono secreto conhecido como Área 51, situado no estado de Nevada, nos Estados Unidos, serviu aos militares norte-americanos, entre outras coisas, como espaço para testar os caças soviéticos durante a Guerra Fria, segundo informou o jornal britânico The Guardian.
http://www.defesanet.com.br/ecos/noticia/12959/Area-51-abrigou-testes-de-cacas-sovieticos/
 
06.11.2013 - 'SHOT VALIDATION' - TECNOLOGIA DE GPS NAS AERONAVES É UTILIZADA PELA 1ª VEZ NO CRUZEX
Mesmo com o uso de poder de fogo simulado, na edição deste ano do Exercício Cruzeiro do Sul (Cruzex) será possível saber se os mísseis atingiram ou não seus alvos. Isso, graças a um pequeno aparelho que pode ser acoplado nas aeronaves ou até ser levado no bolso dos pilotos. O equipamento de GPS (Global Positioning System) registra o que o diretor do exercício, brigadeiro Mário Jordão chamou de "shot validation" durante a apresentação oficial do Cruzex nesta terça-feira (5) na Base Aérea de Natal.
http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/12958/-Shot-Validation----Tecnologia-de-GPS-nas-aeronaves-e-utilizada-pela-1ª-vez-no-Cruzex/
 
06.11.2013 - BUROCRACIA ATRASA COMPRA DE 40 AVIÕES DA EMBRAER
A Embraer está em fase de negociação para venda de cerca de 40 aviões para o mercado chinês, segundo fontes da delegação brasileira que desembarcou ontem em Cantão para a maior reunião bilateral anual com o governo da China. O tema das vendas da Embraer estará na agenda da reunião, presidida do lado brasileiro pelo vice-presidente da República, Michel Temer. A empresa brasileira está preocupada com a demora no processo de liberação das aeronaves uma vez firmado o contrato de venda para o mercado chinês.
http://www.defesanet.com.br/brasilchina/noticia/12956/Burocracia-atrasa-compra-de-40-avioes-da-Embraer/
 
04.11.2013 - COMANDANTE DA AERONÁUTICA RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, recebeu nesta sexta-feira (01/11) o título de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro. A cerimônia foi realizada no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro durante sessão comemorativa ao dia do ex-aluno da Escola Preparatória de Cadetes (EPCAR). Membros do Alto Comando, oficiais-generais, militares da Aeronáutica da guarnição do Rio de Janeiro e ex-alunos da escola acompanharam o evento.
http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/12929/Comandante-da-Aeronautica-recebe-titulo-de-Cidadao-do-Estado-do-Rio-de-Janeiro/
 
Naval
 
08.11.2013 - TONELADAS DE DIPLOMACIA - COREIA DO SUL ENTRA NA CORRIDA AOS PORTA-AVIÕES
A Coreia do Sul poderá construir o seu porta-aviões até 2036 e comprar aviões de decolagem e pouso vertical embarcados para os seus navios de desembarque universais da classe Dokdo LPH (Landing Platform Helicopter) já em 2019, informou a publicação Defense News. Esse passo irá influenciar a situação geral político-militar na Ásia, referem peritos russos.
http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/12998/Toneladas-de-Diplomacia---Coreia-do-Sul-entra-na-corrida-aos-porta-avioes/
 
08.11.2013 - COMITIVA DA MARINHA DO BRASIL VISITA O 1º/7º GRUPO DE AVIAÇÃO DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA
No dia 10 de outubro, por ocasião do IV Encontro de Guerra Eletrônica de Defesa, foi realizada uma visita ao 1°/7° Grupo de Aviação (1°/7°GAv), localizado em Salvador (BA), com o propósito de incrementar a interoperabilidade entre as Forças Armadas.
http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/12989/Comitiva-da-Marinha-do-Brasil-visita-o-1º-7º-Grupo-de-Aviacao-da-Forca-Aerea-Brasileira/
 
07.11.2013 - REBOCADOR DE ALTO-MAR “TRIDENTE” PARTICIPA DO EXERCÍCIO EMERGÊNCIA ANGRA
O Rebocador de Alto-Mar “Tridente” participou da Unidade de Cadastro, Notificação e Evacuação do Plano de Operação “Itaorna” do exercício de emergência nuclear, na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), em Angra dos Reis (RJ), nos início de setembro
http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/12971/Rebocador-de-Alto-Mar-“Tridente”-participa-do-Exercicio-Emergencia-Angra/
 
Armas
 
07.11.2013 - RÚSSIA DESENVOLVEU NOVO SISTEMA DE MÍSSEIS KORNET-E
Em Tula, conhecida cidade russa de armeiros, foi desenvolvida última versão do sistema antitanque Kornet. Diferentemente do seu antecessor, o Kornet-E, o novo sistema é capaz de abater também alvos aéreos.
http://www.defesanet.com.br/armas/noticia/12980/Russia-desenvolveu-novo-sistema-de-misseis-Kornet-E/
 
Geopolítica
 
09.11.2013 - BERLIM WALL - 24 ANOS DA QUEDA DO MURO DE BERLIM
Dia 9 de novembro de 1989, 23h17, duas palavras selaram o destino da Guerra Fria. Uma multidão gritava em uníssono: “Abram! Abram!”. Eram os alemães do lado oriental, exigindo o direito de atravessar para o lado ocidental. O guarda responsável da fronteira finalmente cedeu, e ordenou: “Abram tudo”. Os portões escancararam-se. Era o fim do Muro de Berlim, ícone do regime socialista que vinha mantendo o próprio povo em cárcere desde 1961.
http://www.defesanet.com.br/ecos/noticia/13012/Berlim-Wall---24-Anos-da-Queda-do-Muro-de-Berlim/
 
08.11.2013 - TALEBÃ NO PAQUISTÃO ESCOLHE NOVO LÍDER APÓS ASSASSINATO DE ANTECESSOR
O novo líder é Mullah Fazlullah, que tem uma reputação de comandante particularmente brutal.
Fazlullah acusa o Exército, agências de inteligência e políticos paquistaneses de obedecer a ordens do que chama de infiéis do Ocidente.
http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/12997/Taleba-no-Paquistao-escolhe-novo-lider-apos-assassinato-de-antecessor/
 
08.11.2013 - EUA PLANEJAM SEPARAR NSA DO COMANDO DO CIBERESPAÇO EM 2014
O governo dos Estados Unidos planeja compartimentar a direção da Agência de Segurança Nacional  (NSA, na sigla em inglês), encarregada do monitoramento das comunicações, para retirar do órgão a defesa do ciberespaço.
http://www.defesanet.com.br/cyberwar/noticia/12996/EUA-planejam-separar-NSA-do-Comando-do-Ciberespaco-em-2014/
 
07.11.2013 - REBELDES CONGOLESES DO M23 ENTREGAM-SE A UGANDA
O comandante do movimento rebelde congolês M23 e cerca de 1.700 combatentes renderam-se nesta quinta-feira, 7, a autoridades de Uganda depois de terem sido derrotados por soldados da República Democrática do Congo (RDC). A informação foi divulgada por uma fonte militar ugandense.
http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/12982/Rebeldes-congoleses-do-M23-entregam-se-a-Uganda/
 
07.11.2013 - PERSPECTIVAS DO DESENVOLVIMENTO DAS RELAÇÕES RUSSO-BRASILEIRAS
Há alguns dias a revista Forbes publicou um ranking das pessoas mais poderosos do planeta, no qual o presidente da Rússia Vladimir Putin ocupou o primeiro lugar. Comentamos isso, entre outros assuntos da cooperação bilateral, com o presidente da Câmara Brasil-Rússia, Gilberto Ramos.
http://www.defesanet.com.br/br_ru/noticia/12981/Perspectivas-do-desenvolvimento-das-relacoes-russo-brasileiras-/
 
07.11.2013 - QUEM ESPIONA OS EUA?
A revelação, feita na última segunda-feira pela Folha de S.Paulo, dá mais espaço ao argumento que representantes americanos vêm repetindo nos bastidores desde a eclosão do escândalo da espionagem promovida pela Agência de Segurança Nacional (NSA), dos Estados Unidos: todo mundo espiona todo mundo.
http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/12976/Quem-espiona-os-EUA-/
 
07.11.2013 - COLÔMBIA – KFIRS DA FAC INTERCEPTAM TU-160 RUSSOS QUE INVADIRAM ESPAÇO AÉREO
A Colômbia vai enviar uma carta de protesto à Rússia depois que dois aviões de combate russos entraram duas vezes no espaço aéreo da nação andina sem autorização quando voavam entre Venezuela e Nicarágua na semana passada, disse o presidente Juan Manuel Santos na terça-feira (05NOV13).
http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/12968/Colombia-–-Kfirs-da-FAC-interceptam-Tu-160-russos-que-invadiram-espaco-aereo/
 
06.11.2013 - COLÔMBIA E FARC CHEGAM A ACORDO SOBRE ENTRADA DA GUERRILHA NA POLÍTICA
HAVANA - O governo da Colômbia e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia chegaram nesta quarta-feira, 6, a um acordo sobre a entrada do grupo na política, o segundo dos cinco pontos da agenda das negociações de paz que ocorrem há mais de um ano, intermediadas pelo governo cubano.
http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/12964/Colombia-e-Farc-chegam-a-acordo-sobre-entrada-da-guerrilha-na-politica/
 
04.11.2013 - EMBRAER ENFRENTA INVESTIGAÇÃO DO REGULADOR DOS EUA SOBRE SUBORNO
2 Nov (Reuters) - As autoridades norte-americanas e do Brasil estão investigando se a brasileira Embraer subornou funcionários da República Dominicana em troca de um contrato de 90 milhões de dólares para fornecer aeronaves para as Forças Armadas do país, segundo o The Wall Street Journal, citando documentos e fontes com conhecimento da situação.
http://www.defesanet.com.br/embraer/noticia/12922/Embraer-enfrenta-investigacao-do-regulador-dos-EUA-sobre-suborno/
 
03.11.2013 - AUDITORIA DA ONU VÊ IRREGULARIDADE NO HAITI
Auditorias secretas às quais o 'Estado' teve acesso alertaram para suspeitas de irregularidade na Missão de Paz no Haiti (Minustah), criada em 2004 e, desde então, sob o comando militar do Brasil. Entre os problemas identificados, há contratos superfaturados, pagamentos de serviços sem nota fiscal e licitações com suspeita de favorecimento de uma das empresas que obtiveram um contrato milionário.
http://www.defesanet.com.br/ph/noticia/12917/Auditoria-da-ONU-ve-irregularidade-no-Haiti-/
 
03.11.2013 - REAÇÃO À ESPIONAGEM DOS EUA PODE LEVAR À MAIOR MUDANÇA NO SETOR DESDE OS ANOS 70
Conforme aumentam as críticas à Agência de Segurança Nacional (NSA), a espionagem dos EUA se prepara para sua maior reforma em quase quatro décadas. As audiências de Frank Church, nos anos 70, que chamaram a atenção com histórias de atentados contra líderes estrangeiros, tiveram como resultado reformas consideráveis, incluindo a criação de uma comissão supervisora dos serviços de espionagem.
http://www.defesanet.com.br/cyberwar/noticia/12914/Reacao-a-espionagem-dos-EUA-pode-levar-a-maior-mudanca-no-setor-desde-os-anos-70-/
 
Segurança
 
09.11.2013 - FAROESTE CABOCLO - FURTO DE GADO DESAFIA REPRESSÃO
Policiais, fazendeiros e historiadores costumam dizer que o furto de gado, atividade conhecida como abigeato, é um crime que existe desde antes da fundação do Rio Grande do Sul.
http://www.defesanet.com.br/fronteiras/noticia/13009/Faroeste-Caboclo---Furto-de-gado-desafia-repressao/
 
09.11.2013 - FAROESTE CABOCLO - CAÇA AO REBANHO PERDIDO
Ocombate ao abigeato na região de fronteira é centenário. Na imensidão das planícies da região, os Abas Largas, unidade da Brigada Militar (BM) especializada na busca de ladrões de gado, travam um jogo de gato e rato com os bandos.
http://www.defesanet.com.br/fronteiras/noticia/13008/Faroeste-Caboclo----Caca-ao-rebanho-perdido/
 
08.11.2013 - VIOLÊNCIA EM PROTESTOS - UM JUIZADO PARA AS RUAS
BRASÍLIA E SÃO PAULO - O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, anunciou ontem a criação de uma força-tarefa para apurar e julgar casos de violência em manifestações de rua. Batizada de Pronto Atendimento Judicial, a força-tarefa deverá atuar nos mesmos moldes dos juizados especiais instituídos em estádios de futebol no país. Cardozo fez o anúncio depois de se reunir coom o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e com os secretários de Segurança Pública do Rio de janeiro, José Mariano Beltrame, e de São paulo, Fernando Grella.
http://www.defesanet.com.br/riots/noticia/12988/VIOLENCIA-EM-PROTESTOS---Um-juizado-para-as-ruas-/]
 
07.11.2013 - AUTORIDADES BUSCAM 'FÓRMULA' PARA PUNIR VIOLÊNCIA EM PROTESTOS
Sem chegar a um consenso, autoridades estaduais e federais estão buscando formas para punir os manifestantes que protagonizam cenas de violência em protestos pelo país. Enquanto o governo de São Paulo defende um endurecimento das leis, juristas ouvidos pela BBC Brasil dizem que o código penal é suficiente para coibir abusos.
http://www.defesanet.com.br/riots/noticia/12975/Autoridades-buscam--formula--para-punir-violencia-em-protestos/
 
06.11.2013 - PAÍS TEVE 50 MIL MORTES EM 2012, MAIOR Nº EM 5 ANOS
Se os números da economia formal brasileira mostram sinais de desaceleração, o submundo do crime permanece pujante. É o que mostram os dados da criminalidade enviados pelas Secretarias de Segurança das 27 unidades da federação para o Anuário Estatístico do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). No ano passado, os homicídios no Brasil cresceram 7,6% em relação a 2011.
http://www.defesanet.com.br/seguranca/noticia/12965/Pais-teve-50-mil-mortes-em-2012--maior-nº-em-5-anos/
 
06.11.2013 - MARCO CIVIL DA INTERNET MUDA PARA ATENDER DEMANDA DA REDE GLOBO
A pressão da Rede Globo levou o relator do Marco Civil da Internet, deputado Alessandro Molon (PT-RJ), a flexibilizar em seu relatório as regras para reprodução de conteúdo da emissora de televisão em sites sem autorização autoral. A emissora articulou a mudança do artigo 20 do marco, que ganhou um parágrafo transferindo para a Lei de Direitos Autorais (LDA) a criação de regras para punir sites que reproduzirem, por exemplo, capítulos de novelas sem autorização. Planalto vai esticar prazo da votação até o final de novembro.
http://www.defesanet.com.br/seguranca/noticia/12963/Marco-Civil-da-Internet-muda-para-atender-demanda-da-Rede-Globo/
 
06.11.2013 - 'NÃO TEMOS PLANO B', DIZ CHEFE DO COMITÊ DA COPA SOBRE SEGURANÇA
O Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014 não vê necessidade de elaborar um "plano B" para o caso de protestos, como aqueles que tomaram conta do Brasil durante a Copa das Confederações, afetarem a realização de jogos durante o Mundial.
http://www.defesanet.com.br/eventos/noticia/12961/-Nao-temos-plano-B---diz-chefe-do-comite-da-Copa-sobre-seguranca/
 
04.11.2013 - POLÍCIA LETAL - CONTROLE FALHO, CRIMES IMPUNES
Ainda que tenha uma das polícias que mais mata no mundo — em 2012, cinco civis foram mortos em confronto diariamente em todo o país —, os controles interno e externo da atividade policial no Brasil ainda são frágeis e não dão conta da demanda de investigações sobre suspeitas que recaem sobre os agentes de segurança. Pesquisa realizada pelo sociólogo Ignacio Cano, da Uerj, com corregedorias de Polícia Militar, Polícia Civil, bombeiros, Polícia Federal e Sistema Penitenciário mostra que esses órgãos contam com infraestrutura precária. A formação dos servidores é inexistente em vários estados e boa parte dos policiais desses órgãos tem autonomia restrita. Além disso, a pesquisa aponta que a população tem uma imagem negativa do trabalho realizado.
http://www.defesanet.com.br/seguranca/noticia/12923/POLICIA-LETAL---Controle-falho--crimes-impunes-/
 
03.11.2013 - PLANALTO ESCOLHE O EXÉRCITO COMO REFERÊNCIA EM ENGENHARIA E LOGÍSTICA
Brasília e São Paulo — A presidente Dilma Rousseff se convenceu de que o Exército tem a melhor experiência e a mais avançada tecnologia para servir de modelo em todas as investidas do setor público na área de infraestrutura. Após liderar e sustentar o ritmo de 16 importantes projetos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), a instituição foi convocada pela “comandante suprema das Forças Armadas” para uma tarefa mais audaciosa. Ela quer que os engenheiros militares estabeleçam o padrão gerencial de planejamento e de execução de obras. Esse esforço estará completo no lançamento de portal na internet dedicado ao tema, até 2015.
http://www.defesanet.com.br/seguranca/noticia/12915/Planalto-escolhe-o-Exercito-como-referencia-em-engenharia-e-logistica/
 
Defesa
 
09.11.2013 - MONITORAMENTO DAS FRONTEIRAS DO PAÍS VAI CUSTAR R$ 12 BI
Até 2016 o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron) estará 100% instalado nos cerca de 17 mil Km de fronteira seca do Brasil com os países da América Latina. O investimento total, já garantido pelo governo federal, é de R$ 12 bilhões e parte desse valor - R$ 839 milhões - já está sendo aplicado nas primeiras obras do projeto.
http://www.defesanet.com.br/fronteiras/noticia/13005/Monitoramento-das-fronteiras-do-Pais-vai-custar-R$-12-bi/
 
08.11.2013 - MINERAÇÃO PODERÁ TER SEUS ROYALTIES DESTINADOS À DEFESA
Parte das receitas oriundas da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem, os royalties da mineração) poderá ser destinada à Defesa Nacional. A proposta é do presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, Nelson Pellegrino (PT-BA). O parlamentar elabora projeto de lei criando um fundo para financiar projetos estratégicos na área de Defesa, no qual a Cfem aparece como uma das fontes de financiamento.
http://www.defesanet.com.br/defesa/noticia/12987/Mineracao-podera-ter-seus-royalties-destinados-a-Defesa-/
 
08.11.2013 - FORÇAS APONTAM “FURO” DE R$ 13,6 BI NO ORÇAMENTO
A carência de recursos para gastos estratégicos das Forças Armadas foi debatida na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado, em audiência conjunta com a comissão homônima da Câmara dos Deputados. Os comandantes da Marinha, almirante de esquadra Julio Soares de Moura Neto; do Exército, general de exército Enzo Martins Peri; e da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Juniti Saito, participaram do encontro.
http://www.defesanet.com.br/defesa/noticia/12986/Forcas-apontam-“furo”-de-R$-13-6-bi-no-orcamento-/
 
07.11.2013 - MILITARES: ORÇAMENTO NÃO ATENDE SEQUER AO CUSTEIO
BRASÍLIA - Uma nota técnica elaborada pela área militar, encaminhada à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, mostra um cenário dramático para as Forças Armadas brasileiras em 2014. O documento, que servirá de subsídio para uma audiência pública hoje, aponta diferença de R$ 13,650 bilhões entre o que as três armas consideram como "necessidades mínimas" e o que está previsto no Orçamento para o ano que vem. Os militares pedem R$ 29,828 bilhões, mas os recursos com os quais poderão contar somam R$ 16,178 bilhões.
http://www.defesanet.com.br/defesa/noticia/12969/Militares--Orcamento-nao-atende-sequer-ao-custeio-/
 
05.11.2013 - SGDC - ASSINATURA DO CONTRATO ENTRE VISIONA E TELEBRAS DEVE ACONTECER EM NOVEMBRO
Está previsto para ocorrer ainda este mês a assinatura do contrato da Visiona com a Telebras para a aquisição do Satélite Geoestacionário de Comunicações Estratégica (SGDC).
A previsão foi dada pelo presidente da Telebras, Caio Bonilha, em audiência pública realizada nesta segunda, 4, na comissão de infraestrutura do Senado. Segundo ele, o contrato já está pronto, mas a sua assinatura ainda depende da aprovação do governo. Durante o Seminário Brasileiro de Satélite, Bonilha disse que a ideia era que esse contrato fosse assinado em setembro.
http://www.defesanet.com.br/space/noticia/12935/SGDC---Assinatura-do-contrato-entre-Visiona-e-Telebras-deve-acontecer-em-novembro/
 
04.11.2013 - MAJOR-BRIGADEIRO POMPEU BRASIL - “O ASSUNTO DEFESA CABE A TODOS OS BRASILEIROS”
O tema “Defesa” ocupa lugar de destaque no cená­rio nacional. Em setembro, o Congresso aprovou a Política Nacional de Defesa, a Es­tratégia Nacional de Defesa e o Livro Branco de Defesa Nacional, documentos que apresentam a visão do Estado brasileiro sobre sua defesa e também os principais proje­tos para o futuro. Disponíveis na internet, os documentos buscam transparência e são fruto de uma discussão que envolveu civis e militares.
http://www.defesanet.com.br/defesa/noticia/12921/-Major-Brigadeiro-Pompeu-Brasil---“O-assunto-defesa-cabe-a-todos-os-brasileiros”/
 
03.11.2013 - AS EMPREITADAS DE MILITARES BUSCAM, POR MEIO DA TECNOLOGIA, RESPONDER MELHOR ÀS AUDITORIAS INTERNAS E ÀS REGRAS DE LICITAÇÕES PÚBLICAS
São Paulo e Brasília — Apesar da agilidade para iniciar e entregar projetos complexos, a “empreiteira” do Exército não está imune às regras das licitações públicas de infraestrutura e ao monitoramento dos órgãos de controle. As exigências feitas a governos e a empresas também devem ser seguidas pelos militares, que ainda são sondados pela sua própria auditoria. “É um mito achar que o nosso trabalho está livre de regras e punições”, pontua o general Joaquim Brandão, chefe do Departamento de Engenharia e Construção (DEC).
http://www.defesanet.com.br/defesa/noticia/12916/As-empreitadas-de-militares-buscam--por-meio-da-tecnologia--responder-melhor-as-auditorias-internas-e-as-regras-de-licitacoes-publicas/
 
03.11.2013 - ABIN ENFRENTA CRISE AO DECIDIR NÃO APURAR ATUAÇÃO DE SERVIDOR
Mesmo diante de críticas e revoltas internas e de repercussão negativa no Congresso, a direção da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) informou ontem, em comunicado interno, que não vai abrir procedimento administrativo para investigar o servidor de matrícula 008997. O agente teria cooperado com um espião americano e foi flagrado repassando informações aos Estados Unidos, em especial sobre a Tríplice Fronteira.
http://www.defesanet.com.br/defesa/noticia/12913/Abin-enfrenta-crise-ao-decidir-nao-apurar-atuacao-de-servidor-/
 
Tecnologia
 
09.11.2013 - A VOLTA DA ENERGIA NUCLEAR?
Foi um dia de júbilo na AREVA, o grupo nuclear francês, líder mundial em sua especialidade, que na quinta-feira firmou um contrato de 1,25 bilhão com a Eletronuclear para terminar a construção de Angra 3 no Brasil. Esse contrato é uma dádiva divina. De fato, no mundo inteiro, há algumas temporadas em que o setor nuclear registra dissabores, revezes, fracassos e dúvidas. O contrato de Angra 3 faz renascer a esperança.
http://www.defesanet.com.br/tecnologia/noticia/13011/A-Volta-da-Energia-Nuclear-/
 
07.11.2013 - IACIT - PRESIDENTE LUIZ TEIXEIRA, É HOMENAGEADO PELA MB
O presidente da IACIT, Luiz Teixeira, recebeu na quarta-feira (6NOV13), no Rio de Janeiro, o título “Amigo da Marinha”, oferecido em reconhecimento à colaboração e aos serviços prestados em prol do atendimento de ideais e objetivos da Marinha do Brasil.
http://www.defesanet.com.br/tecnologia/noticia/12979/IACIT----Presidente-Luiz-Teixeira--e-homenageado-pela-MB/
 
07.11.2013 - EEI - A HISTÓRIA DE UMA CRISE ANUNCIADA: AEB VERSUS NASA
A Agência Espacial Brasileira (AEB) tenta atualmente reatar com a National Aeronautics and Space Administration (NASA), sua correspondente dos Estados Unidos. Uma missão das mais difíceis, principalmente no momento que as políticas externas de ambos países estão envoltas em casos de espionagens e acusações. Mas essa história de desencontros e desagrados vem de longe, de pelo menos uma década de sucessivas atrapalhadas e dos famosos ‘contos do vigário’.
http://www.defesanet.com.br/space/noticia/12978/EEI---A-historia-de-uma-crise-anunciada--AEB-versus-NASA/
 
07.11.2013 - BRASIL TEM QUEDA NA BASE DE TELEFONIA MÓVEL PELA PRIMEIRA VEZ
Pela primeira vez desde o começo das medições da Anatel, a telefonia móvel no Brasil perdeu acessos. Segundo os dados divulgados nesta quarta-feira, 6, referentes ao mês de setembro, a base total encolheu 173,6 mil linhas no período, totalizando 268,2 milhões de acessos. A queda de 0,06% em relação a agosto desvia completamente da tendência de crescimento nos dois meses anteriores, quando a base chegou a crescer 1,4 milhão de linhas.
http://www.defesanet.com.br/cyberwar/noticia/12977/Brasil-tem-queda-na-base-de-telefonia-movel-pela-primeira-vez/
 
05.11.2013 - SATÉLITE BRASILEIRO TRARÁ SOBERANIA TECNOLÓGICA
O programa brasileiro de Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) foi avaliado como promissor na reunião de ontem da Comissão de Infraestrutura (CI), dentro do ciclo de debates Investimento e Gestão: desatando o nó logístico do país. O evento reuniu especialistas para os quais o satélite — que deverá ser levado à órbita terrestre em 2016 — ampliará a cobertura das redes de dados brasileiras, alcançando municípios que atualmente têm dificuldade no acesso à telefonia e à internet e dificultará a interceptação de dados estratégicos, além de proporcionar demanda por tecnologia desenvolvida no país.
http://www.defesanet.com.br/space/noticia/12946/Satelite-brasileiro-trara-soberania-tecnologica/
 
05.11.2013 - CHINA E BRASIL DEFINEM PARA DEZEMBRO O LANÇAMENTO DO CBERS 3
As agências espaciais do Brasil e da China definiram a janela de lançamento do satélite sino brasileiro de sensoriamento remoto, o CBERS-3. O lançamento do foguete chinês Longa Marcha, que colocará o equipamento em órbita o satélite Cbers-3, está previsto para as 11h do dia 10 de dezembro, no horário de Pequim (0h, em Brasília).
http://www.defesanet.com.br/space/noticia/12941/China-e-Brasil-definem-para-dezembro-o-lancamento-do-Cbers-3/
 
Inteligência
 
04.11.2013 - ABIN - SUSPEITA DE SABOTAGEM FEZ BRASIL INVESTIGAR FRANCESES EM ALCÂNTARA
Com a suspeita de que era espionado pela França, o Brasil investigou se agentes do serviço secreto francês promoveram ação de sabotagem para explodir a base de lançamento de satélites de Alcântara, no Maranhão.
http://www.defesanet.com.br/inteligencia/noticia/12953/ABIN---Suspeita-de-sabotagem-fez-Brasil-investigar-franceses-em-Alcantara-/
 
04.11.2013 - GSI INFORMA QUE OPERAÇÕES DE CONTRAINTELIGÊNCIA OBEDECERAM À LEGISLAÇÃO BRASILEIRA
Brasília - O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República informou, por meio de nota, que as operações de contrainteligência da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), em 2003 e 2004, citadas em reportagens do jornal Folha de S.Paulo publicadas hoje (4) “obedeceram à legislação brasileira de proteção dos interesses nacionais”. De acordo com as matérias, a Abin monitorou diplomatas de três países (Rússia, Iraque e Irã) em três operações e, em outra, investigou a Embaixada dos Estados Unidos em Brasília no aluguel de um conjunto de salas, por suspeita de que elas eram usadas como estações de espionagem.
http://www.defesanet.com.br/inteligencia/noticia/12943/GSI-informa-que-operacoes-de-contrainteligencia-obedeceram-a-legislacao-brasileira/
 
04.11.2013 - O ASSÉDIO CUBANO
A inteligência militar brasileira está inquieta. Diplomatas de Cuba vêm assediando funcionários de missões diplomáticas brasileiras no exterior, em busca de informações sobre:
(a) a expansão do esforço antidrogas do Brasil na América do Sul, em substituição ao papel antes desempenhado pelo governo americano — fato que ocorre, por exemplo, na Bolívia;
(b) a real medida da resistência brasileira à importação de médicos cubanos;
http://www.defesanet.com.br/inteligencia/noticia/12933/O-Assedio-Cubano/
 
04.11.2013 - ABIN - AGÊNCIA BRASILEIRA ESPIONOU FUNCIONÁRIOS ESTRANGEIROS
O principal braço de espionagem do governo brasileiro monitorou diplomatas de três países estrangeiros em embaixadas e nas suas residências, de acordo com um relatório produzido pela ABIN (Agência Brasileira de Inteligência) e obtido pela Folha.
http://www.defesanet.com.br/inteligencia/noticia/12926/ABIN---Agencia-brasileira-espionou-funcionarios-estrangeiros/
 
04.11.2013 - ABIN - SALAS USADAS PELOS EUA FORAM MONITORADAS POR AGÊNCIA BRASILEIRA
A ABIN (Agência Brasileira de Inteligência) monitorou um conjunto de salas alugadas pela embaixada dos Estados Unidos em Brasília por suspeitar que eram usadas como estações de espionagem.
http://www.defesanet.com.br/inteligencia/noticia/12928/ABIN---Salas-usadas-pelos-EUA-foram-monitoradas-por-agencia-brasileira/
 
04.11.2013 - ABIN - PRESIDÊNCIA AFIRMA QUE OPERAÇÕES DA ABIN PROTEGERAM INTERESSE NACIONAL
O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) reconheceu que as operações descritas no relatório obtido pela Folha ocorreram e afirmou que elas foram executadas de acordo com a legislação brasileira.
http://www.defesanet.com.br/inteligencia/noticia/12927/ABIN---Presidencia-afirma-que-operacoes-da-ABIN-protegeram-interesse-nacional/
 
Pensamento
 
08.11.2013 - DROGAS - SEREI SÓCIO DO GEORGE SOROS
Na última terça-feira, tive a honra de acompanhar o deputado Osmar Terra e o subprocurador-geral de Justiça do Estado, Dr. Marcelo Dornelles, numa visita ao Congresso uruguaio, cujos senadores quiseram saber o que pensamos sobre a legalização da maconha, que está prestes a ser votada no país vizinho.
http://www.defesanet.com.br/pensamento/noticia/13001/DROGAS---Serei-socio-do-George-Soros/
 
05.11.2013 - O TERRORISMO MIDIÁTICO E FACTUAL DOS BLACK BLOCS
Assunto recorrente e igualmente polêmico, as táticas do black blocs permanecem ocupando o protagonismo do cenário da segurança pública, com destaque para cenas explícitas de violência que vitimam não apenas os usuários do transporte público, dos caixas eletrônicos, do comércio, das ruas e avenidas, mas também os encarregados da aplicação da lei, independente de posto ou graduação, bastando apenas estar fardado e no lócus da crise.
http://www.defesanet.com.br/riots/noticia/12952/O-terrorismo-midiatico-e-factual-dos-black-blocs/
 
05.11.2013 - SEGURANÇA - 7º ANUÁRIO ESTATÍSTICO DO FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA: UMA RADIOGRAFIA SINISTRA DA CRIMINALIDADE
As  revelações sobre o índice de criminalidade do país vem sendo alarmantes nos últimos anos e avança indiscriminadamente sem que as autoridades consigam reduzir esta estatística, tampouco, minimizar seus efeitos.  
http://www.defesanet.com.br/pensamento/noticia/12949/SEGURANCA---7º-Anuario-Estatistico-do-Forum-brasileiro-de-Seguranca-Publica--uma-radiografia--sinistra-da-criminalidade/
 
04.11.2013 - COMENTARIO GELIO FREGAPANI - JUROS, HIDRELÉTRICAS. PETRÓLEO E CONTRA-ESPIONAGEM
A nossa taxa de juros já era a mais alta do mundo e ainda aumentou. As indústrias tiveram que demitir empregados, a agricultura que vinha fechando as contas "no azul", também foi prejudicada. O custo de vida, os impostos, as tarifas públicas tiveram que aumentar, causando estagnação e desemprego em consequencia mais marginalidade. Certamente o governo poderia abaixar os juros drasticamente e diminuir o dinheiro reservado para pagá-los, mas preferiu aumentá-los, mesmo estrangulando a economia, impedida por isso de crescer significativamente.
http://www.defesanet.com.br/pensamento/noticia/12918/Comentario-Gelio-Fregapani---Juros--Hidreletricas--Petroleo--e-Contra-espionagem/
 
Editorial
 
08.11.2013 - EDITORIAL - BRAVO D. ODETE - DESCANSE EM PAZ
A Sra. Odete Hoffmann Prá, 88 anos, conhecida nacionalmente por ter defendido a sua vida e a integridade do seu lar, disparando contra um assaltante, que invadiu o seu apartamento no ano passado, morreu em um incêndio na madrugada desta quinta-feira (07NOV13), na cidade de  Caxias do Sul (RS).
http://www.defesanet.com.br/editorial/noticia/12983/Editorial---Bravo-D--Odete---Descanse-em-Paz/
 
08.11.2013 - EDITORIAL - ONDE ESTÁ WALLY?
O prazo de imunidade e tratamento benevolente da imprensa ao Ministro da Defesa Embaixador Celso Amorim, encerrou-se ontem, após 2 anos e 3 meses no comando (assumiu o MD em 08AGO11).
http://www.defesanet.com.br/editorial/noticia/12999/EDITORIAL---Onde-esta-Wally-/