LMV – A viatura VBMT-SR Guaicuru

No dia 2 de julho de 2024, o Exército Brasileiro assinou um contrato de obtenção de 420 (quatrocentos e vinte) Viaturas Blindadas Multitarefa Leve sobre Rodas 4×4 Guaicurus (VBMT-LSR 4×4) com a empresa IVECO Defense Vehicles Latin America (IDV LATAM). (Ver matéria IDV assina contrato com o Exército Brasileiro para o fornecimento de 420 LMV-BR 2)

Trata-se de mais um importante marco do Programa Estratégico Forças Blindadas (PEE F Bld), do Escritório de Projetos do Exército (EPEX), e materializa a entrega de novas capacidades militares para a Força Terrestre.

As entregas das viaturas, previstas para ocorrerem nos próximos 10 anos, estão em conformidade com o Planejamento Estratégico do Exército (PEEx 2024-2027). Além das plataformas veiculares, o contrato abarca o serviço de integração do sistema de armas automatizado e de comando e controle, onde se destaca a utilização do Equipamento Rádio TRC-1193 Mallet, desenvolvido e produzido pela IMBEL, bem como a obtenção de ferramentais para a manutenção da plataforma veicular.

A aquisição é parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal e possibilitará a construção de infraestrutura local no Brasil para a montagem das viaturas, bem como a fabricação de componentes em território nacional, o que fomentará a Base Industrial de Defesa (BID) pelos próximos 30 anos, envolvendo a capacitação de mão-de-obra qualificada e a geração de novos empregos diretos e indiretos.

Álbum de fotos da LMV em diversas versões em operação no Exército Brasileiro

Matérias Relacionadas

LMV-BR, da IVECO Defence Vehicles, traz a robustez e a confiabilidade do motor F1C da FPT Industrial

Iveco Defence Vehicles entrega a unidade 500 do Guarani e lote do LMV-BR para o Exército Brasileiro

Iveco Defence Vehicles entrega a primeira unidade do LMV-BR para o Exército Brasileiro

LMV – Experimentação doutrinária em operações de reconhecimento

VBMT-LSR – Exército Brasileiro oficializa a compra da LMV com a IVECO Veículos de Defesa

VBMT-LR – Exército Escolhe a LMV como viatura 4×4

Capacitação de novos atiradores com sistema REMAX e Visita Técnica à Unidade Fabril de Produção da VBTP Guarani

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter