DN – Vários Significados de um Abraço

 

DN 27 Julho 2021

Logo

A Deputada alemã Beatrix von Storch, seu marido, Sven Andreas von Storch, recebendo um abraço do presidente Jair Bolsonaro, Palácio do Planalto. Julho 2021

Vários Significados de um Abraço

A visita da deputada alemã Beatrix von Storch ao Brasil, em julho e divulgada nesta semana, e a foto dela junto com seu marido, Sven Andreas von Storch, recebendo um abraço do presidente Jair Bolsonaro acendeu as mais diversas análises e teorias. A deputada von Storch é membro do partido Alternativ für Deutschland (AfD), maior partido de oposição à Chanceler Angela Merkel.

A atual Chanceler alemã jogou todo o aparato policial e os órgãos de inteligência contra o AfD, desde 1º Agosto 2020, quando o partido liderou gigantesca manifestação em Berlin contra as medidas restritivas impostas pelo governo ao povo alemão para enfrentar a Covid—19.

O delírio conspiratório gerado desde a Berlin teve terreno fértil na imprensa brasileira e mundial

 

I – Significado Diplomático – Israel

Ao abraçar a Deputada von Storch, Bolsonaro mandou vários recados, entre eles um para o novo governo israelense. A coalizão formada em Israel para derrotar o agora ex-primeiro-ministro Benjamin Netanyahu “é uma colcha de retalhos”, e o novo primeiro-ministro Naftali Bennett, certamente não tem o Brasil na sua agenda. Embora considerado de ultradireita, sua coalizão é uma colcha de retalhos (engloba todo o espectro político e religioso de Israel), que não dá muito espaço para manobra.

 

II – Significado Diplomático – Alemanha de Merkel

A Chanceler Angela Merkel tem o Brasil como alvo, desde quando no governo Lula e com o Ministro Nelson Jobim, tomou a decisão pela aliança estratégica com a França escolhendo os submarinos Scorpène, desenvolvidos pelo atual Naval Group. Em todo o meio naval era considerado como certa a escolha dos submarinos alemães HDW IKL 214. Merkel nunca perdoou a desfeita do Brasil. Isto quando iniciava seu governo, que alcança 17 anos agora.

 

III – Significado Diplomático – Alemanha pós Merkel

As eleições parlamentares para ocupar os 598 assentos no Bundestag, será em 26SET2021. Várias definições importantes. Desde o indicado por Merkel como seu sucessor, Armin Laschet (CDU/CSU), não é considerado muito capaz. Os agressivos Grüner (Verdes) terão a maioria?

 

IV – Significado Militar – o Abraço da Morte

O abraço foi amplamente comemorado pelos competidores do Programa Viatura Blindada de Combate de Cavalaria (VBC Cav), do Exército Brasileiro. Este grupo é um pequena ONU, inclui: chineses, americanos, coreanos, japoneses,itaalianos, turcos, entre outros.

Um dos fortes competidores é a viatura Boxer 8×8, a proposta dos gigantes alemães KMW e a Rheinmetall. Com as bênçãos ainda não explicitadas da EMBRAER Defesa & Segurança.

Caso os Grüner, alcancem uma posição relevante na política alemã, nas eleições de Setembro, pode ser dado como certo que o Boxer, um gigante de 40 toneladas, virou fumaça no VCB Cav.

 

V – Significado Diplomático – Brasília

Merkel criou uma rede de fieis “apparatchik” (cinzentos burocratas), que seguiam fielmente suas ordens. O atual embaixador alemão Heiko Thoms, é um exemplo típico. Sucede ao excepcional Embaixador Georg Witschel. Em 2018 no auge da turbulência política brasileira, o embaixador alemão apareceu em Santa Maria/RS, a Capital dos Blindados do Brasil. Por receio de Berlin, foi certificar que os Carros de Combate Leoard 1A5BR não seriam usados contra o “POVO BRASILEIRO”. O que ocorreu na Turquia, para desespero de Berlin, quando viu os seus Leopard 2 empregados por Erdogan contra a população. O cinzento Heiko sairia de sua mesa na Embaixada?

 

VI – Significado Alianças Estratégicas

Ao contrário do bordão do isolamento internacional do Governo Bolsonaro há uma intensa movimentação diplomática em Brasília. Bolsonaro sinaliza que negocia com todos.

 

VII – O Significado para Imprensa

Um balaio cheio de Teorias Conspiratórias, que o leitor pode escolher a que mais lhe agrada.

 

VIII – O significado Freudiano

Um abraço é somente um abraço.

 

 

Facebook icon

Instagram icon

Twitter icon

Website icon

Email icon

YouTube icon

Logo

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter