TULPAR e HITFACT MkII – Otokar e Leonardo concluem integração e testes de tiro com canhão de 120 mm

TULPAR e HITFACT MkII
Otokar e Leonardo concluem integração e testes de tiro com canhão de 120 mm

Turquia/Itália — 18 de setembro de 2026

A Otokar e a Leonardo concluíram com sucesso a integração e os testes de tiro do veículo blindado sobre lagartas TULPAR equipado com a torre HITFACT MkII de 120 mm. O resultado representa um importante marco na cooperação entre as duas empresas e demonstra a possibilidade de combinar o poder de fogo de um carro de combate principal com uma plataforma de menor peso, elevada mobilidade e arquitetura modular.

Segundo as empresas, a campanha de ensaios validou a integração entre a torre Leonardo e a plataforma TULPAR, incluindo desempenho, interoperabilidade e prontidão operacional. Os testes também tiveram como objetivo verificar o potencial de crescimento da configuração para futuras necessidades operacionais.

Uma combinação entre poder de fogo e mobilidade

O conceito adotado pelas empresas procura responder a uma das principais demandas dos modernos sistemas de combate terrestre: obter poder de fogo de calibre MBT em uma plataforma mais leve e modular.

Antes dos disparos, equipes de engenharia da Otokar e da Leonardo realizaram um extenso programa de integração envolvendo as interfaces mecânicas, elétricas, eletrônicas e de software entre a plataforma e a torre. Foram ainda conduzidas verificações funcionais, inspeções de segurança e atividades de validação do sistema.

Na etapa seguinte, o TULPAR equipado com a HITFACT MkII foi submetido a disparos em condições estáticas e dinâmicas. A campanha avaliou o sistema de armas em diferentes cenários representativos de emprego operacional.

De acordo com o comunicado, a torre e a plataforma apresentaram integração adequada durante os ensaios, enquanto o sistema de armas, o sistema de controle de tiro, a estabilização e o funcionamento geral atenderam aos objetivos estabelecidos para a campanha.

HITFACT MkII: calibre de carro de combate em uma torre modular

A HITFACT MkII é uma torre leve, modular e totalmente digitalizada, equipada com sistemas eletro-ópticos panorâmicos para o comandante e o atirador.

A arquitetura da torre permite a utilização de dois armamentos principais: um canhão raiado de 105/52 mm ou um canhão de alma lisa de baixo recuo 120/45 mm. Segundo a Leonardo, o sistema já é qualificado, está em produção e encontra-se em serviço operacional.

Na configuração de 120 mm, a torre emprega um armamento de calibre normalmente associado aos principais carros de combate modernos. A Leonardo destaca ainda a possibilidade de emprego da nova munição guiada Vulcano 120, destinada a engajamentos de precisão.

Outro elemento apresentado pela empresa é a possibilidade de integração de uma estação remotamente controlada HITROLE CUAS RCWS, equipada com o novo canhão Leonardo Blaze 30×113 mm, destinada à proteção contra ameaças aéreas não tripuladas.

TULPAR: uma família de veículos

O TULPAR foi concebido pela Otokar como uma família modular de veículos blindados sobre lagartas. Sua arquitetura escalável permite pesos brutos entre 28 e 45 toneladas, oferecendo capacidade de crescimento para diferentes configurações e futuras modernizações.

A arquitetura comum do veículo busca maximizar a comunalidade entre casco e subsistemas, com impactos potenciais sobre a flexibilidade operacional e os custos de ciclo de vida. O veículo foi submetido a testes em diferentes condições climáticas e de terreno e, segundo a Otokar, apresenta proteção balística e contra minas.

A mesma família pode ser configurada para diferentes missões, incluindo carro de combate médio, veículo de combate de infantaria, apoio de fogo, defesa antiaérea, morteiro, recuperação e evacuação médica.

Essa característica modular é particularmente relevante porque permite que uma mesma arquitetura básica seja empregada em diferentes funções, reduzindo a necessidade de desenvolver plataformas completamente distintas para cada missão.

Otokar amplia sua oferta no mercado internacional

A integração com a HITFACT MkII amplia as possibilidades de emprego internacional do TULPAR, especialmente para países que buscam aumentar o poder de fogo de suas forças blindadas sem necessariamente adotar um carro de combate principal de grande massa.

A Otokar informa possuir mais de 33 mil veículos militares no inventário de mais de 80 usuários em aproximadamente 50 países aliados e amigos. A empresa, integrante do Grupo Koç, mantém sua produção de veículos blindados em Sakarya, na Turquia, onde possui uma área industrial de 552 mil m² e mais de 3.500 empregados.

A Leonardo, por sua vez, emprega mais de 62 mil pessoas e possui atuação nos setores de eletrônica, helicópteros, aeronaves, cibersegurança e espaço, além de sua área de Defesa. A empresa está presente industrialmente em países como Itália, Reino Unido, Polônia e Estados Unidos e atua em cerca de 150 países.

Um novo capítulo na cooperação Otokar–Leonardo

O sucesso da campanha de testes consolida uma cooperação que combina a experiência da Otokar em plataformas terrestres com a capacidade da Leonardo no desenvolvimento de torres e sistemas de armas.

Para Sedef Vehbi, responsável pelo Military Cluster da Otokar, o programa demonstra a capacidade do TULPAR de integrar sistemas de torres de grande calibre, preservando mobilidade, sobrevivência e poder de fogo. A executiva também destacou a arquitetura modular da plataforma como elemento que permite integrar rapidamente diferentes sistemas de missão.

Luca Perazzo, Deputy Managing Director da área de Defence Systems da Leonardo, destacou que a integração da HITFACT MkII no TULPAR demonstra a modularidade da torre e sua capacidade de instalação em plataformas leves ou médias.

O próximo passo anunciado pelas empresas é a continuidade da cooperação e a avaliação de novas oportunidades de integração de sistemas, com o objetivo de oferecer soluções de combate terrestre para usuários internacionais.

Impacto estratégico

A configuração TULPAR + HITFACT MkII 120 mm merece atenção porque representa uma tendência importante no desenvolvimento de veículos blindados: a busca por plataformas capazes de combinar mobilidade, proteção, modularidade e poder de fogo de grande calibre, sem necessariamente reproduzir todas as características e a massa de um MBT convencional.

O êxito dos testes demonstra, no nível tecnológico, que uma torre de 120 mm pode ser integrada à arquitetura do TULPAR e operar em condições estáticas e dinâmicas. A partir desse marco, a avaliação operacional e a definição dos requisitos de cada potencial usuário serão determinantes para estabelecer o real potencial da configuração.

Para forças armadas que estejam avaliando a substituição ou complementação de suas frotas de blindados, a combinação apresenta uma alternativa adicional entre os tradicionais carros de combate pesados e plataformas de menor calibre.

O resultado dos testes de homologação do veículo, portanto, não é apenas uma demonstração de integração entre dois produtos. Ele sinaliza uma proposta de arquitetura de combate terrestre na qual o calibre de 120 mm deixa de estar necessariamente associado a uma plataforma de mais de 50 toneladas, abrindo espaço para novas soluções de emprego e organização das forças blindadas.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter