Primeiro Laboratório de Ensaios Balísticos do Norte Nordeste será inaugurado em Salvador

SENAI CIMATEC
Fotos Nalini Vasconcelos


Será inaugurado na próxima sexta-feira, 05AGO2022, no SENAI CIMATEC, o primeiro Laboratório de Ensaios Balísticos das Regiões Norte e Nordeste do Brasil. A iniciativa conta com o apoio do Exército Brasileiro, através da 6ª Região Militar, do Centro de Avaliações do Exército (CAEx) e da Associação Brasileira de Blindagem (ABRABLIN).

Participarão do evento:
 

Comandante da 6° Região Militar, General de Divisão Marcelo Arantes Guedon;
– Chefe do Centro de Avaliação do Exército Brasileiro, General de Brigada Alexandre Martins Castilho;
– Presidente da Associação Brasileira de Blindagem, Marcelo Silva;
– Diretor de Tecnologia e Inovação do SENAI CIMATEC, Leone Andrade, e.
– Presidente do Conselho de Defesa da FIEB, Luiz Garcia Hermida.


No novo laboratório serão realizados os testes de placas balísticas, seguindo a Norma NBR 15.000-2, necessários no processo de certificação de produtos de blindagem do país, setor do qual o Brasil é líder mundial em demanda.

De acordo o Gerente do Centro de Defesa e Segurança do SENAI CIMATEC, Tarso Nogueira, o Laboratório de Ensaios Balísticos surge em um momento importante, quando o Exército Brasileiro repassa ao Sistema Nacional de Avaliação da Conformidade, a responsabilidade sobre a certificação de produtos controlados.

 “A certificação desses produtos é fundamental para garantir a qualidade e os parâmetros mínimos de segurança para proteções balísticas. Com o Laboratório, esse processo será mais rápido e vai contribuir com o desenvolvimento do setor no Brasil”, explica.

Numa segunda fase, o SENAI CIMATEC ampliará o escopo de atuação do Laboratório de Balística, incluindo os ensaios de coletes balísticos, capacetes, escudos e outros artefatos de proteção balística.

Sobre o SENAI CIMATEC

O SENAI CIMATEC é um dos mais avançados centros de tecnologia e inovação do Brasil, especializado em desenvolver pesquisas e soluções para a indústria. Com sede em Salvador e um time de mais de 900 pessoas, a instituição, sem fins lucrativos,  integra Centros Tecnológico, Universitário e de Educação Profissional. Possui 44 áreas de competência, entre elas, Robótica e Automação, Energia e Sustentabilidade, Saúde, Alimentos, Software e Supercomputação. Fundado em 2002, O SENAI CIMATEC desenvolve projetos de impacto nacional e internacional, como o primeiro robô submarino autônomo do mundo para inspeções de óleo e gás em águas profundas e a primeira vacina brasileira contra a Covid-19 com tecnologia replicon de RNA. Em 2019, foi inaugurado o SENAI CIMATEC Park, complexo de inovação que reúne os conceitos de parques industrial, tecnológico e de negócios, em uma área de 4 milhões de m², no Polo Industrial de Camaçari. Saiba mais em https://www.senaicimatec.com.br
 
SERVIÇO

O que: Inauguração do Laboratório de Ensaios Balísticos
Onde: Centro de Eventos do SENAI CIMATEC – Av. Orlando Gomes, 1845, Piatã
Quando: 05 de agosto, às 9h
 
Contatos de Imprensa:
 comunicacimatec@fieb.org.br 
 Whatsapp: 71 99914 1525 (Karina Araújo)

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter