Semana – 22 a 28 de setembro

Terrestre
 
27.09.2013 – OPERAÇÃO DO EXÉRCITO NA FRONTEIRA DO AMAPÁ MOBILIZA MILITARES
O 34º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS) do Exército Brasileiro no Amapá iniciou na terça-feira (24) uma mega operação na fronteira do Amapá com a Guiana Francesa, em Oiapoque, a 590 quilômetros de Macapá. Batizada de 'Curare', a ação mobilizou 550 militares, helicópteros, embarcações e viaturas para combater crimes de fronteira.
http://www.defesanet.com.br/fronteiras/noticia/12423/Operacao-do-Exercito-na-fronteira-do-Amapa-mobiliza-militares/
 
27.09.2013 – EXÉRCITO VAI REFORÇAR INVESTIMENTOS EM TECNOLOGIAS DE DEFESA NO BRASIL
Uma das razões para o investimento é a defesa estratégica dos recursos naturais do país. Cerca de 1,2 bilhão de reais serão aplicados na próxima década para criar polo de produção de pesquisa tecnológica.
http://www.defesanet.com.br/terrestre/noticia/12420/Exercito-vai-reforcar-investimentos-em-tecnologias-de-defesa-no-Brasil/
 
25.09.2013 – O GEPARD 1A2
O primeiro lote de 10 Gepard, classificados como Viaturas Blindadas de Combate Antiaérea, já estão no Brasil. Destes, quatro se localizam em Santa Maria. O DefesaNet teve a oportunidade de conhecer mais de perto essa viatura blindada  com a função de Combate Antiaérea, recebidas do Exército Alemão, compradas para integrar  as medidas de defesa dos grandes eventos realizados no Brasil (Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas).
http://www.defesanet.com.br/leo/noticia/3487/O-GEPARD-1A2/
 
25.09.2013 – O FUTURO DA MISSÃO DE PAZ NO HAITI
No comando de mais de seis mil militares de 19 países, o General-de-Divisão Edson Leal Pujol, do Exército brasileiro, Force Commander da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti – MINUSTAH, compartilhou com Diálogo suas expectativas sobre o futuro da missão e fez uma análise crítica da possibilidade da redução do efetivo da Força de Paz no país.
http://www.defesanet.com.br/ph/noticia/12393/O-futuro-da-missao-de-paz-no-Haiti/
 
24.09.2013 – MÍSSIL TÁTICO DE CRUZEIRO É EMPREGADO EM SIMULAÇÃO DURANTE A OPERAÇÃO LAÇADOR
Pela primeira vez, durante a Operação Laçador, militares do Exército empregam, de maneira simulada, o Míssil Tático de Cruzeiro (MTC 300) em operações conjuntas.
http://www.defesanet.com.br/terrestre/noticia/12360/Missil-Tatico-de-Cruzeiro-e-empregado-em-simulacao-durante-a-Operacao-Lacador/
 
Aviação
 
28.09.2013 – CARRANCA – ´´PARA NÓS PARECE SEMPRE QUE É A PRIMEIRA VEZ. A GENTE SE EMOCIONA, CHEGA A CHORAR´´
O Sargento Roberto Aparecido Lima não parece se sentir muito confortável quando está no solo andando tranquilamente e com conversando com a voz mansa. Com as botas marrons que revelam o status de paraquedista e um uniforme cheio de símbolos de outros cursos operacionais, ele certamente se sente muito mais à vontade quando está voando a bordo das aeronaves do Esquadrão Pelicano, onde há 25 anos cumpre missões de busca e salvamento. "Eu já estou até preocupado porque vou para a reserva no ano que vem", brinca.
http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/12434/CARRANCA—??Para-nos-parece-sempre-que-e-a-primeira-vez–A-gente-se-emociona–chega-a-chorar??/
 
27.09.2013 – OPERACIONAL – MILITARES TREINAM RESGATE NA ÁGUA
Se alguém um dia estiver no meio do mar precisando de socorro, certamente, a pessoa que mais vai querer encontrar é este homem da foto. Ele é o Sargento Gilson de Araújo, da Força Aérea Brasileira, e tirar gente da água é uma de suas especialidades. Nesta semana, o Sargento e mais de 200 outros militares participam do exercício Carranca 2, em Florianópolis (SC), onde treinam missões de busca e salvamento.
http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/12419/OPERACIONAL—Militares-treinam-resgate-na-agua/
 
26.09.2013 – F-X3? GOVERNO DEVE ADIAR DECISÃO SOBRE CAÇAS DA FAB PARA 2015
A não ser que haja uma reviravolta no escândalo de espionagem eletrônica protagonizado pelos Estados Unidos, a presidente Dilma Rousseff está praticamente convencida a adiar para 2015 a compra de novos caças à Força Aérea Brasileira (FAB), deixando o capítulo final da novela em torno do projeto FX-2 para um eventual segundo mandato.
http://www.defesanet.com.br/fx2/noticia/12399/F-X3–Governo-deve-adiar-decisao-sobre-cacas-da-FAB-para-2015/
 
25.09.2013 – FORÇA AÉREA DO PERU MANTÉM O INTERESSE NO SUPER TUCANO DO BRASIL
A Força Aérea do Peru (FAP) continua interessada na aquisição de 10 a 12 aeronaves de ataque ligeiro Embraer A-29 Super Tucano para seu deslocamento na luta contra elementos narcotraficantes na região do VRAEM (Vale dos Rios Apurímac, Ene e Mantaro). De acordo com informações publicadas em diversos veículos da imprensa local, a tais aeronaves se somaria um número não especificado de sistemas aéreos não tripulados e cerca de duas dezenas de helicópteros.
http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/12392/Forca-Aerea-do-Peru-mantem-o-interesse-no-Super-Tucano-do-Brasil-/
 
24.09.2013 – AUMENTA O FLUXO DE AERONAVES NA BASE AÉREA DE SANTA MARIA
As pistas militar e civil são compartilhadas. Quando uma aeronave pousa, a outra espera a sua vez para decolar. Por isso, a preparação do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Santa Maria (DTCEA-SM) foi importante antes do aumento do tráfego de aviões na Base Aérea de Santa Maria (BASM) durante a Operação Laçador.
http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/12359/Aumenta-o-fluxo-de-aeronaves-na-Base-Aerea-de-Santa-Maria/
 
Naval
 
28.09.2013 – OPERAÇÃO FELINO: MINISTRO AMORIM ASSISTE A EXERCÍCIO MILITAR DA CPLP E REFORÇA A IMPORTÂNCIA DE LAÇOS ENTRE OS PAÍSES
Itaóca (ES), 27/09/2013 – O ministro da Defesa, Celso Amorim, esteve nesta quinta-feira (26), na área de apoio administrativo da Marinha do Brasil, em Itaóca, no Espírito Santo, onde assistiu ao exercício militar da “Operação Felino”, que envolveu os Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf) da Armada brasileira.
http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/12427/Operacao-Felino–ministro-Amorim-assiste-a-exercicio-militar-da-CPLP-e-reforca-a-importancia-de-lacos-entre-os-paises-/
 
28.09.2013 – NAVIO-PATRULHA OCEÂNICO ARAGUARI INTEGRA FROTA DO PAÍS
A Marinha do Brasil já conta com o terceiro e último dos navios-patrulha oceânicos (NPaOc) adquiridos junto à BAE Systems, no Reino Unido. Nos últimos dias, a embarcação batizada de “Araguari” chegou à cidade do Rio de Janeiro – destino final da travessia.
http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/12424/Navio-patrulha-oceanico-Araguari-integra-frota-do-Pais/
 
27.09.2013 – PAÍSES DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA REALIZAM OPERAÇÃO “FELINO 2013”
Do horizonte da praia de Itaoca, no Espírito Santo, surgem oito Carros Lagarta Anfíbio (CLAnf) em direção à terra. Eles fazem parte da Força de Fuzileiros da Esquadra – a Força que vem do mar, prontos para emprego rápido. A ação, ocorrida, na manhã de 23 de setembro, fez parte do da Operação “Felino 2013”, que acontece, de 16 a 27 de setembro, no Espírito Santo. Participam da operação sete Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/12422/Paises-da-Comunidade-dos-Paises-de-Lingua-Portuguesa-realizam-Operacao-?Felino-2013?/
 
27.09.2013 – BRASILEIROS RETOMAM PESQUISAS NA ANTÁRTICA
Quase dois anos após o incêndio que destruiu a Estação Antártica Comandante Ferraz, em fevereiro de 2012, pesquisadores brasileiros voltarão a trabalhar na região da base em novembro. Até março, na 32ª edição da Operação Antártica (Operantar), estudiosos de biologia Marinha e de meteorologia retomarão as pesquisas de campo acomodados nos módulos emergenciais, usados como estação provisória durante a reconstrução da base, localizada na Ilha Rei George.
http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/12418/Brasileiros-retomam-pesquisas-na-Antartica-/
 
23.09.2013 – ANFÍBIOS DESEMBARCAM NO LITORAL DO ESPÍRITO SANTO EM EXERCÍCIO MILITAR DE PAÍSES DA CPLP
Itaóca (ES), 23/09/2013 – Cerca de 170 militares desembarcaram nesta manhã do Navio Almirante Saboia, na praia de Itaóca, no Espírito Santo. Eles participam da “Operação Felino”, exercício militar realizado pelo Ministério da Defesa brasileiro, em conjunto com países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/12346/Anfibios-desembarcam-no-litoral-do-Espirito-Santo-em-exercicio-militar-de-paises-da-CPLP/
 
SOF
 
23.09.2013 – BRIGADA DE INFANTARIA PARAQUEDISTA REALIZA INFILTRAÇÃO NOTURNA DURANTE A OPERAÇÃO LAÇADOR
No dia 20 de setembro, o 27º Batalhão de Infantaria Paraquedista (27º B I Pqdt) realizou salto noturno para realizar a junção com a tropa blindada que conquistou Rosário do Sul e, em seguida, realizar o ataque à localidade de Alegrete.
http://www.defesanet.com.br/sof/noticia/12345/Brigada-de-Infantaria-Paraquedista-realiza-infiltracao-noturna-durante-a-Operacao-Lacador/
 
Armas
 
26.09.2013 – FEIRA MILITAR RAE 2013 EXIBE AS MELHORES ARMAS RUSSAS
No âmbito da prestigiosa feira serão estreadas amostras dos melhores armamentos russos, com particular destaque para o sofisticado carro de combate Armat, revelou à Voz da Rússia o perito militar, redator-chefe da revista Natsionalnaya Oborona (Defesa Nacional), Igor Korotchenko.
http://www.defesanet.com.br/armas/noticia/12397/Feira-militar-RAE-2013-exibe-as-melhores-armas-russas/
 
Geopolítica
 
27.09.2013 – EUA: ‘NÃO FAZEMOS ESPIONAGEM INDUSTRIAL’
Uma importante porta-voz do governo americano para as Américas disse nesta sexta-feira que os EUA "não realizam espionagem industrial" e enfatizou que o presidente Barack Obama "lamenta" o dano causado pela espionagem da Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) sobre o Brasil.
http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/12429/EUA–?Nao-fazemos-espionagem-industrial?/
 
27.09.2013 – O HOMEM QUE PODE TER SALVADO O MUNDO DE UMA GUERRA ATÔMICA
Nas primeiras horas do dia, os sistemas de alerta balístico da União Soviética detectaram mísseis vindo em direção à região. Leituras de dados de computador sugeriam que havia sido lançado um ataque dos Estados Unidos. O protocolo soviético determinava que a atitude a ser tomada em casos como esse seria o lançamento imediato de um ataque nuclear de retaliação.
http://www.defesanet.com.br/ecos/noticia/12415/O-homem-que-pode-ter-salvado-o-mundo-de-uma-guerra-atomica/
 
27.09.2013 – BRASIL PODE TER ‘ESTRAGADO TUDO’ E PRECISA MUDAR DE RUMO, DIZ ‘ECONOMIST’
O Cristo Redentor que há quatro anos aparecia decolando na capa da revista britância The Economist, ilustrando o rápido crescimento da economia brasileira, voltou a figurar na publicação. Desta vez ele aparece desorientado e prestes a se chocar com o chão, numa referência ao crescimento vacilante e à falta de reformas estruturais.
http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/12414/Brasil-pode-ter-?estragado-tudo?-e-precisa-mudar-de-rumo–diz-?Economist?/
 
25.09.2013 – AL SHABAAB É AMEAÇA GLOBAL, DIZEM ESPECIALISTAS
Há duas décadas a guerra civil é a normalidade na Somália. Desde que o ditador Siad Barre foi derrubado, em 1991, grupos armados regionais de todo o país lutam pelo poder, e os embates já custaram milhares de vidas. A primeira intervenção da Organização das Nações Unidas, em 1995, fracassou.
http://www.defesanet.com.br/terror/noticia/12396/Al-Shabaab-e-ameaca-global–dizem-especialistas/
 
25.09.2013 – DESPERTA O URSO – RECONSTRUINDO O PODER SOVIÉTICO
Comunista, ela nunca foi, na precisa acepção da palavra. Permaneceu no âmbito da utopia, num porvir almejado, mas inalcançável. Como capitalismo, também não se manifestou num contexto típico, ocidental, democrático por suposto. Pelo contrário, alimentada durante décadas por uma ilusão de paridade inexistente, ao abrir suas portas para uma economia até então estranha a seus princípios, gerou uma forma de mercado desregulada, que resultou numa verdadeira cleptocracia.
http://www.defesanet.com.br/doutrina/noticia/12380/Desperta-o-Urso—Reconstruindo-o-Poder-Sovietico/
 
23.09.2013 – UNBOLIVABLE – O INFERNO EM LA PAZ
Os funcionários da embaixada brasileira em La Paz, capital da Bolívia, inventaram uma palavra que não existe no vocabulário. É "unbolivable", corruptela do inglês "unbelievable" (inacreditável). "Quando um problema atinge a escala do inimaginável, e por lá acontecia isso com frequência, a gente usava essa piada", conta Eduardo Saboia, 46, ao repórter Morris Kachani.
http://www.defesanet.com.br/fronteiras/noticia/12350/UNBOLIVABLE—O-inferno-em-La-Paz/
 
Defesa
 
28.09.2013 – COMANDANTE MILITAR DA AMAZÔNIA DEFENDE ADOÇÃO DE POLÍTICA ESPECÍFICA PARA DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO
O comandante militar da Amazônia, general-de-exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, destacou a importância da região para a população brasileira e defendeu a adoção de uma política específica para a Amazônia. Segundo ele, colocando a região como foco, é possível implementar projetos que possibilitem seu desenvolvimento.
http://www.defesanet.com.br/toa/noticia/12426/Comandante-militar-da-Amazonia-defende-adocao-de-politica-especifica-para-desenvolvimento-da-regiao/
 
27.09.2013 – EMPRESAS – PARA SAAB, IDEAL É PAÍS COMPRAR CAÇAS AGORA
A possibilidade de adiamento da compra de 36 caças de combate para a Força Aérea Brasileira (FAB), programa conhecido como F-X2, pode reduzir as oportunidades oferecidas pela sueca Saab para desenvolver em conjunto a nova geração de seus Caças Gripen.
http://www.defesanet.com.br/fx2/noticia/12417/EMPRESAS—Para-Saab–ideal-e-pais-comprar-cacas-agora-/
 
26.09.2013 – AVIBRÁS FECHA CONTRATO DE R$900 MI
A Avibrás, de São José dos Campos, formalizou há poucos dias, em Jacarta, na Indonésia, um contrato avaliado em R$ 900 milhões para fornecer lançadores Astros II de foguetes de saturação ao exército do País. A encomenda, cobre 36 veículos blindados disparadores, unidades de apoio e suprimentos. As entregas serão feitas em etapas até 2016.
http://www.defesanet.com.br/defesa/noticia/12401/Avibras-fecha-contrato-de-R$900-mi-/
 
24.09.2013 – EMBRAER DEFESA & SEGURANÇA ADQUIRE A TOTALIDADE DAS AÇÕES DA ATECH
São Paulo, 24 de setembro de 2013 – A EMBRAER Defesa & Segurança assinou contrato de compra de 50% das ações da ATECH Negócios em Tecnologia S.A. como parte de sua estratégia de aquisições. Em abril de 2011, a Empresa já havia adquirido 50% da ATECH e agora passará a deter a totalidade de suas ações.
http://www.defesanet.com.br/embraer/noticia/12376/Embraer-Defesa-&-Seguranca-adquire-a-totalidade-das-acoes-da-ATECH/
 
24.09.2013 – OPERAÇÃO LAÇADOR: CONHECIMENTO RECÍPROCO ENTRE AS FORÇAS ARMADAS TORNA DEFESA MAIS EFICAZ, DIZ AMORIM
O ministro da Defesa, Celso Amorim, ressaltou a importância da realização de exercícios conjuntos entre a Marinha, o Exército e a Aeronáutica na proteção do Brasil. Segundo ele, "somente através do conhecimento recíproco das três Forças é que é possível defender o país de maneira mais eficaz, com maior economia de meios e mais eficiência de resultados". A afirmação foi feita na manhã desta segunda-feira, durante visita às instalações do Comando Militar do Sul (CMS), localizado na capital gaúcha e onde ocorre a coordenação da Operação Laçador.
http://www.defesanet.com.br/defesa/noticia/12361/Operacao-Lacador–Conhecimento-reciproco-entre-as-Forcas-Armadas-torna-defesa-mais-eficaz–diz-Amorim/
 
22.09.2013 – ENTREVISTA CELSO AMORIM – "SOMOS VULNERÁVEIS"
As ações de espionagem da agência americana de segurança revelaram a fragilidade do Brasil na proteção a dados e informações. Se faltam garantias à privacidade, especialmente na internet, desprovida de qualquer regulamentação nacional, os primeiros passos vêm sendo dados na prevenção de ataques cibernéticos, parentes mais perigosos da espionagem. A partir de vírus e outras armas digitais, podem destruir tanto as estruturas militares de defesa como aeroportos, hospitais ou hidrelétricas. Nesta entrevista, o ministro Celso Amorim fala sobre os avanços da política de defesa, num país que nunca levou tal coisa a sério, fazendo uma constatação e uma advertência: na defesa cibernética, estamos na infância. Mas como os outros países também estão, nosso ponto mais vulnerável hoje é o espaço aéreo, pela falta de aviões caça.
http://www.defesanet.com.br/defesa/noticia/12335/ENTREVISTA-CELSO-AMORIM—-Somos-vulneraveis–/
 
Tecnologia
 
25.09.2013 – PROJETOS MILITARES CONTRIBUEM PARA O AQUECIDO SETOR DE AERONAVES NÃO TRIPULADAS
Um projeto ambicioso, desenvolvido para fins militares, poderá levar o Brasil a se tornar um importante polo de pesquisa, desenvolvimento e produção de novas tecnologias relacionadas aos veículos aéreos não tripulados, os vants – também conhecidos como drones. Idealizado para uso das Forças Armadas, o Falcão, como foi batizado, será o maior vant militar nacional. Se o projeto avançar, a aeronave terá 11 metros de envergadura, de uma ponta a outra da asa, e autonomia mínima de 16 horas.
http://www.defesanet.com.br/tecnologia/noticia/12387/Projetos-militares-contribuem-para-o-aquecido-setor-de-aeronaves-nao-tripuladas/
 
23.09.2013 – 15ª BRIGADA DE INFANTARIA MECANIZADA TESTA EQUIPAMENTOS DE VIGILÂNCIA
Capitão Leônidas Marques (PR) – A convite do Comando da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, duas empresas de segurança realizaram demonstração de equipamentos de vigilância durante a Operação Laçador, visando o melhor aproveitamento da tropa em operações de Defesa de Estruturas Estratégicas Terrestres.
http://www.defesanet.com.br/tecnologia/noticia/12349/15?-Brigada-de-Infantaria-Mecanizada-testa-equipamentos-de-vigilancia/
 
Inteligência
 
23.09.2013 – TERRORISMO ANALISADO EM BRASÍLIA
As Comissões de Relações Exteriores e Defesa da Câmara dos Deputados (CREDN) e do Senado Federal e e pela Comissão Mista de Controle de Inteligência do Congresso Nacional.promoveram um extenso debate sobre o crime de terrorismo, realizado, em Brasília, no dia 19 de setembro, reunindo especialistas brasileiros e internacionais para tratar sobre o tema no evento denominado: “Seminário Internacional Terrorismo e Grandes Eventos”
http://www.defesanet.com.br/inteligencia/noticia/12344/Terrorismo-analisado-em-Brasilia/
 
Pensamento
 
24.09.2013 – SAROUT – BRASIL PERDE OPORTUNIDADE DE INGRESSAR NO MERCADO ÁRABE
Mesmo com o PAC para empresas de tecnologia de ponta com expectativas de fortalecer a posição das companhias brasileiras no mercado externo o cenário permanece nebuloso. Não pela iniciativa do governo, mas pela falta de visão estratégica e arrojo do empresariado nacional. Essa é a opinião do engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e representante comercial dos países árabes  junto ao mercado de defesa e de tecnologia aeroespacial, Khaled Sarout.
http://www.defesanet.com.br/bid/noticia/12373/Sarout—Brasil-perde-oportunidade-de-ingressar-no-mercado-arabe/
 
23.09.2013 – NOVA ESTRATÉGIA DO TERRORISMO: ATENTADOS BUSCAM ALVOS CRISTÃOS
Uma das grandes polêmicas dos últimos anos em relação aos grupos terroristas com tendência extremista islâmica que operam no Oriente Médio, Sul da Ásia e Norte da África, é o grande número de vítimas entre os próprios muçulmanos. Estimativas apontam que atualmente, 95% dos atentados praticados por estes grupos eram em países islâmicos sendo suas  populações, as maiores vítimas.
http://www.defesanet.com.br/terror/noticia/12348/Nova-estrategia-do–terrorismo–Atentados-buscam-alvos-cristaos/
 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter