COBERTURA ESPECIAL - Aço - Leopard 1A5Br - Terrestre

25 de Setembro, 2013 - 16:30 ( Brasília )

O GEPARD 1A2

Viaturas Blindadas de Combate Antiaérea GEPARD1 A2 inicia operação no Exército Brasileiro como parte do Projeto Estratégico Defesa Antiaérea


Liane Fraga
Ricardo Fan

 

O primeiro lote de 10 Gepard, classificados como Viaturas Blindadas de Combate Antiaérea, já estão no Brasil. Destes, quatro se localizam em Santa Maria. O DefesaNet teve a oportunidade de conhecer mais de perto essa viatura blindada  com a função de Combate Antiaérea, recebidas do Exército Alemão, compradas para integrar  as medidas de defesa dos grandes eventos realizados no Brasil (Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas).  O Tenente Picardo, da 6ª Bateria de Artilharia Antiaérea Autopropulsada (6BiaAAAeAP), mostrou o veículo em um “walk around”, ressaltando que o mesmo estava sendo preparando e limpo  para o desfile de 7 de Setembro. (Ver Vídeo abaixo)

O Blindado possui dois canhões de 35 milímetros com uma cadência de tiros de 1100 tiros por minuto sendo 550 em cada arma.  Tem como capacidade 640 tiros antiaéreo e mais 40 terrestre sendo 320 e 20 em cada arma com suas funções respectivamente. A munição tem alcance de 5km e possui  defesa passiva com as granadas fumigenas. Além disso, há  radar de busca com alcance de  15km, que faz uma varredura no espaço aéreo juntamente com o radar de tiro, com também alcance de 15km.

O chassi do Gepard é similar com o do Carro de Combate Leopard 1 do qual o Exército Brasileiro já possuía duas versões

-  Leopard1A1 adquiridoa dos excedentes do Exército da Bélgica,recebidos nos anos 90, e o

- Leopard1A5Br adquirido dos excedentes do Exército Alemão (Bundesheer) 250 viaturas incluindo versões de socorro e engenharia.

O primeiro está em sua maior parte em desativação. Sendo substituídos pelo Leopard1 A5Br, que possui  melhor blindagem e sistema de tiro com visor termal incorporado.

Por ter elementos comuns,tais como: motor, transmissão, lagartas, suspensão, facilitará em muito o sistema logístico e manutenimento das viaturas.

História do Gepard

Uma das variantes projetadas sobre a plataforma do carro de combate Leopard  que foi  desenvolvido e produzido nos anos 60/70 pela indústria alemã.

Os Requisitos Operacionais do Gepard foram formulados pelo Exército Alemão, nos anos 60.  Duas empresas apresentaram propostas e protótipos: a Oerlikon Contraves (hoje Rheinmetall Air Defense) e a própria Rheinmetall.

Em 1973 é escolhida a versão da Oerlikon Contraves com a adoção do radar Siemens  MPDR12, que tinha sido desenvolvido para a versão Matador da Rheinmetall.

A versão escolhida foi o Gepard  equipada com dois  canhões Oerlikon 35 mm KDA. Cada canhão tem 310 tiros  para AA e 20 tiros para AT (anticarro).  O engajamento do alvo ocorre a 3.000 a 5.000 m com rajadas de 20 a 40 tiros.

Foi desenvolvida nova munição que estende o alcance para até 5.000m

Os países que adquiriram o Gepard foram:

Alemanha  -  423 carros
Holanda   -    100 com radar da Hollandsee Signalapparaten (hoje Thales), que equipava a versão Matador da Rheinmetall
Bélgica  -        55 carros iguais à versão alemã

A România adquiriu uma quantidade de excedentes do Exército Alemão em 1999.

Os principais requisitos e características do  GEPARD:

- alto nível de proteção;
- alta mobilidade;
- autônomo (só dependente de apoio logístico para combustível e munição)
- busca independente e sensores de rastreamento;
- proteção NBQ para a tripulação, e,
- capacidade de operar em ambiente de interferências eletrônicas;

Seu principal objetivo na época (anos 70/80), eram defesa antiaérea contra aviação tática soviética (Aviação do Front), e principalmente os helicópteros de ataque equipados com mísseis como o Mi-24 Hind.

O primeiro contrato de produção para 122 Gepard foi assinado com a empresa KraussMaffei (Hoje KMW).Em 1980 foi encerrada a produção para todo os clientes.

Em 1996 o Exército Alemão contratou a KMW para aperfeiçoamento do Gepard surgindo a versão A2.

Foram incorporados: um sistema de tiro digital,visores termais estabilizados, datalink a um centro de controle de defesa aérea/ monitoramento, sensores de velocidade da munição (Vo) mais aperfeiçoados.

Uma possibilidade de operação dos Gepard para proteger um ponto estratégico. Viaturas Gepard posicionadas e com datalink a um centro de monitoramento e alarme, podendo ser um radar
Saber 60. Sete Gepard assim dispostos podem cobrir uma área de 12 km2


 No Brasil

Os planos de mobiliar a modernizar a defesa antiaérea do Exército Brasileiro dentro do Projeto Estratégico Defesa Antiaérea surgiu o Gepard 1 A2 como uma opção de baixo custo e atendendo a rápida disponibilidade.

Para isto  foram adquiridos 37 carros de combate Gepard, que virão para o Brasil até 2015. O material irá dotar as Baterias Antiaéreas das Brigadas Blindadas do Exército. Os Gepard foram distribuídos para unidades subordinadas à 6ª Brigada de Infantaria Blindada, localizada no Rio Grande do Sul, e também para a Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea no Rio de Janeiro.

A avaliação do Exército Brasileiro levou à solução de Artilharia Antiaérea em vez de mísseis pela sua pronta resposta e a possibilidade de tratar contra alvos móveis e de pequena seção visível ao radar como os UAVs e Drones.

Características Técnicas

O carro tem autonomia de 550 km com uma velocidade máxima de 65 km/h. Possui um tanque de 985 litros fazendo uma média de 600 metros por litro. Contém dois motores, o do chassi e o auxiliar(APU), de 90 HP, que é responsável por alimentar de energia  os sistemas de observação, radares e a torre do blindado.

Sem preparação ele cruza num vão de 0,75 metros, com vedação para não entrar água e demais ajustes pode chegar a 2,25 metros. Pode cruzar um obstáculo de  60 graus na frente e 30 graus de lateral. A blindagem de 20 milímetros.

As funções do atirador e chefe podem se confundir, pois enquanto um atira o outro está fazendo uma varredura do espaço aéreo. O que facilita isso são os periscópios que trabalham de maneira independente.Juntamente com o Gepard, o Exército Brasileiro comprou um simulador para treinamento das tripulações.



Desenho do Gepard 1A2


Características Técnicas do Gepard 1A2 e Leopard 1A5Br


s GEPARD 1A2 Leopard 1A5
Peso de combate

Tripulação
47,5

3
42,4

4
Comprimento (armas na posição 12 horas) 7,68 m 9,55 m
Largura (com saia de esteira) 3,39 m 3,39 m
Altura total (Radar de busca em posição baixada) 3,29 m 2,62 m
Altura do chão 0,5 m 0,5 m
Pressão específica em terra 9,3 N/cm² 8,3 N/cm²

Nota - O conjunto motor-transmissão, suspensão e lagartas é o mesmo para o Gepard 1A2 e Leopard 1A5Br


DefesaNet

Defesa Antiaérea – Uma necessidade para a tropa blindada Link


GEPARD - Instrução de Operadores na Alemanha Link

Novos carros de combate Gepard realizam primeiros tiros reais Link


Viaturas GEPARD 1A2 chegam ao Brasil Link


SIAAEB - Projeto Sistema Integrado de Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro - Enfim surge um caminho para a Defesa Antiaérea do Exército Brasileiro. DefesaNet 31 Maio 2011 Link

O Exército se arma para a Copa Época 6 de Junho 2011 Link



DNTV

Recomendamos estes vídeos do DNTV.

Tiro Real do Material Antiaéreo - Gepard1A2 Link
 



O Tenente Picardo da 6ª Bateria de Artilharia Antiaérea Autopropulsada (6BiaAAAeAP), mostrou o veículo em um “walk around”, ressaltando que o mesmo estava sendo preparando e limpo  para o desfile de 7 de Setembro. (Ver Vídeo abaixo)