CMS – Exercício de Proteção de Infraestrutura Crítica

Com Social CMS

Fotos: Sgt Ramieri

Santa Maria (RS) – No período de 13 a 16 de maio, o 6º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, Sentinela da Boca do Monte, realizou um Exercício de Adestramento em Operações de Garantia da Lei e da Ordem, na Usina Hidrelétrica Passo Real, localizada na cidade de Salto do Jacuí-RS, a 180 km de sua sede.

No Exercício, o Esquadrão empregou 02 Pelotões de Cavalaria Mecanizados. A Usina Passo Real faz parte do Complexo Hidrelétrico de Salto do Jacuí, responsável por 65 % da energia gerada pela Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT) e aproximadamente 27% do total consumido pelos gaúchos.

A barragem de Passo Real forma um reservatório com 3,85 km de extensão e 58 metros de altura, sendo o maior reservatório de água do Rio Grande do Sul, com 610 km de orla, o qual abastece todo o Complexo Hidrelétrico de Salto do Jacuí.

Durante a Operação, foram realizadas ocupação de Posto de Segurança Estático (PSE), Posto de Bloqueio e Controle de Estradas (PBCE) e Patrulhamento Ostensivo nas áreas adjacentes da usina e nos locais de acesso a barragem.

O exercício contou com o apoio do 4o Batalhão Logístico, no transporte de uma VBTP EE-11 URUTU, para ser empregada no patrulhamento ostensivo. A ação de choque proporcionada pelo blindado, contribuiu para o aumento do poder de dissuasão da tropa neste tipo de operação.

A Operação Jacuí II proporcionou não apenas o adestramento da tropa em Operações de Garantia da Lei e da Ordem, mas também contribuiu para o estreitamento dos laços de confiança e amizade com os funcionários da CEEE-GT e a população de Salto do Jacuí.

Observar que a Operação Ágata dentra da Fronteira Sul também inclui ações no Lago de Itaipu

Nota DefesaNet e matérias relacionadas

 

Desde a ação patrocinada por organizações irregulares (MST, MAB e afiliados) contra a Hidrelétrica de Tucurui (2007), os exercícios de proteção às instalações de infraestrutura de rede energética nacional têm sido uma "discreta" prioridade.

 

SELVA – Navegue no Lago de Tucuruí nos EE-11 Urutu do 23º Esqd C Sl

Nota DefesaNet – Este artigo deveria estar na seção TOA (Teatro de Operações da Amazônia), mas pelo ineditismo e importância foi deciddo publicá-lo na do Projeto da VBTP-MR Guaran, que irá …

Guarani – 28 NOV 2012

TOA – Operação Tucuruí

Nelson Düring Editor-chefe DefesaNet O Exército Brasileiro, por meio da 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23ª Bda Inf Sl), sediada em Marabá-PA,  e subordinada à 8ª Divisão do Exército e …

TOA – 22 NOV 2012


TUCURUÍ – Governo autoriza uso do Exército

Guerra Irregular Moderna Jeferson Ribeiro Direto de Brasília O uso das Forças Armadas para conter a manifestação na usina hidrelétrica de Tucuruí, no Pará, foi autorizado nesta quarta-feira pelo …

Front Interno – 23 MAR 2007

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter