TUCURUÍ – Notas do Comando do Exército

Guerra Irregular Moderna

OPERAÇÃO TUCURUí 3

Em complemento à nota à imprensa expedida em 24 de maio do corrente, o Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx) informa que, a fim de cumprir a determinação legal de reintegração de posse do patrimônio público, as ações na Hidrelétrica de Tucuruí/PA encontram-se sob a coordenação direta do General-de-Brigada José Wellington Castro Ferreira Gomes, comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva (Marabá/PA), cuja tropa, com efetivos da ordem de 2.000 militares, encontra-se na região da usina ou de prontidão.

A situação na usina é, no momento, estável, e os contatos prosseguem de parte a parte. Foi acertada a liberação de um funcionário da ELETRONORTE que encontrava-se impedido de se ausentar de seu posto de trabalho na usina.

Atenciosamente,
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO EXÉRCITO
EXÉRCITO BRASILEIRO

Operação Tucuruí 2

Em complemento à nota à imprensa expedida em 23 de maio do corrente, o Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx) informa que, desde a noite de 23, após a saída voluntária da maioria dos manifestantes, a usina hidrelétrica de TUCURUÍ, ocupada atualmente por cerca de 100 invasores, encontra-se com seus acessos isolados pela tropa federal.

A fim de cumprir a determinação legal de reintegração de posse do patrimônio público, participam da operação efetivos do Comando Militar da Amazônia subordinados à 8ª Região Militar/ 8ª Divisão de Exército (Belém/PA), sob a coordenação direta do General-de-Brigada José Wellington Castro Ferreira Gomes, Comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva (Marabá/PA).

Outras informações serão divulgadas oportunamente.

Atenciosamente,
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO EXÉRCITO
EXÉRCITO BRASILEIRO

Nota 1
Operação Tucuruí

O Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx) informa que, por solicitação do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e cumprindo determinação do Exmo Sr Presidente da República, na forma da Lei, a partir das 14 h (hora de Brasília), do dia 23 de maio de 2007, iniciou-se um deslocamento de tropa federal na direção das imediações da Usina Hidrelétrica de TUCURUÍ/PA, com a finalidade de ficar em condições de garantir a preservação do patrimônio público e, principalmente, o adequado funcionamento da usina.

Participam da operação militares do Comando Militar da Amazônia subordinados à 8ª Região Militar / 8ª Divisão de Exército (Belém/PA).

 

Atenciosamente,
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO EXÉRCITO

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter