COBERTURA ESPECIAL - Guarani - Terrestre

28 de Novembro, 2012 - 22:00 ( Brasília )

SELVA - Navegue no Lago de Tucuruí nos EE-11 Urutu do 23º Esqd C Sl

Acompanhe esta inédita e rara operação e oportunidade de navegar com os VBTP EE-11 URUTU do "Esquadrão Lanceiros da Selva"

Nota DefesaNet - Este artigo deveria estar na seção TOA (Teatro de Operações da Amazônia), mas pelo ineditismo e importância foi deciddo publicá-lo na do Projeto da VBTP-MR Guaran, que irá substituir os ENGESA EE-11 URUTU.


Encerrando o Período de Adestramento e coroando as atividades de instrução no ano de 2012, o 23º Esquadrão de Cavalaria de Selva (Esqd C Sl), "Esquadrão Lanceiros da Selva" realizou no dia 28 de novembro, no lago da represa hidrelétrica de Tucuruí, a instrução de navegação das VBTP EE-11 URUTU e transposição de curso d'água embarcado.

Esta instrução teve o objetivo de adestrar o Pelotão de Fuzileiros Mecanizado neste tipo de missão e também foi executada por militares do Pelotão de Exploradores. A atividade foi precedida pela instrução e execução da preparação das viaturas pelos militares da seção de manutenção e alunos do curso de adaptação de motoristas.

O 23º Esqd C Sl é uma unidade da 23ª Brigada de Infantaria de Selva (A Brigada da Transamazônica), e está localizado na cidade de Tucuruí (Pará). Ocupa uma posição estratégica e é uma unidade onde junto com a 23ª Bda Inf Sl desenvolvem programas específicos como o Pelotão de exploradores (proposto ao EME).

O emprego de unidades de Cavalaria (Blindados) em um Teatro de Operações de Selva tem características próprias. Tanto no emprego do armamento, mais importante são as armas automáticas,  e a mobilidade. Necessário percorrer longas distâncias por estradas,  que em certo período do ano, são substântivos abstratos.

Nota DefesaNet - Para a importância estratégica do 23º Esqd C Sl e da 23ª Bda Inf Sl acesse a matéria - TOA - Operação Tucuruí
Link 



Outras coberturas especiais


Nuclear

Nuclear

Última atualização 26 JUN, 12:00

MAIS LIDAS

Guarani

2