THALES – SOTAS: Intercomunicador Digital para Guarani e M113


Atualizado 13:10 12 FEV14

A THALES, líder mundial em alta tecnologia para os setores de Defesa, Segurança, Aeroespacial, Espacial e Transportes, vai fornecer novos intercomunicadores SOTAS para equipar veículos do Exército Brasileiro como Guarani, Cascavel, M113 e Urutu em seus programas de modernização. Os sistemas serão entregues em junho deste ano e o contrato inclui transferência de manutenção para o usuário final. 

Uma primeira remessa de sistemas SOTAS foi adquirida em 2011 para testes em diversos blindados. Para o Guarani, cujo potencial de produção deve ultrapassar as 2.000 unidades, o SOTAS é o centro de todas as comunicações de voz e dados do veículo, integrando vários sensores terminais de dados e rádios.
 
"Este contrato é muito importante, pois reforça a forte e contínua cooperação e parceria da Thales com o Exército Brasileiro, contribuindo para o desenvolvimento da indústria de defesa no Brasil", afirma Julien Rousselet, Diretor Geral do Grupo Thales no Brasil.
 
O General-de-Divisão Antonino dos Santos Guerra Neto, Comandante do Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército Brasileiro (CCOMGEX), afirmou que o Sotas foi testado nas diversas situações operacionais, correspondendo a todos os rigorosos requisitos estabelecidos pelo CCOMGEX. O sitema foi selecionado devido à sua superioridade de desempenho, sua modularidade que permite fáceis atualizações, suas referências globais e simplicidade de operação.
 
Sobre o SOTAS

O SOTAS é um sistema completo para intercomunicação em campo de batalha digital. Ele integra roteadores, estações de usuário e outros dispositivos que fazem parte de uma completa família de produtos. Trata-se de um sistema de arquitetura flexível que proporciona suporte total de informações desde o centro de operações até o combatente no campo, proporcionando a este último uma percepção situacional conjunta e, com seu conceito modular, pode ser facilmente adaptado e expandido a qualquer momento, sem interferir na instalação inicial.
 
Sobre a Thales

A THALES é líder mundial em tecnologia nos mercados de Defesa, Segurança, Aeroespacial, Espacial e Transportes. Em 2012, a empresa gerou uma receita de 14 bilhões de euros, com 67 mil funcionários em 56 países. Com seus 22.500 engenheiros e pesquisadores, a THALES tem a aptidão única de projetar, desenvolver e implantar equipamentos, sistemas e serviços adaptados aos mais complexos requisitos de segurança. A THALES tem um alcance internacional excepcional, com operações em todo o mundo, trabalhando diretamente com clientes como parceiros locais. www.thalesgroup.com

 

Nota DefesaNet

Publicamos foto exclusiva do intercomunicador Digital SOTAS da THALES montado em um M113 modernizado pelo Exército Brasileiro, durante testes.

Ao lado esquerdo é visível o sistema de Rádio da Harris, que está interconectado ao SOTAS.

O sistema permite uma comunicação clara, com eliminação de ruídos e interferências, entre os membros da tripulação de um veículo blindado e também dos membros da equipe  em um Transporte de Tropas.

Em 2012 o primeiro fornecimento foi entre a OMNISYS, subsidiária local da THALES. Os presentes fornecimentos serão diretos da THALES Holanda. Não está confirmada a participação da Omnisys nos restantes lotes de entregas.

OMNISYS fornece intercomunicadores para equipar veículos do Exército Brasileiro 16 Fevereiro 2012 Link

A partir de Outubro será fornecido o sistema SOTAS IP : Oferece serviços táticos de rede que suporta a troca de dados multimídia em plataformas com elevada mobilidade e com outros elementos no ambiente de operações em rede, incluindo redes já em serviço. Os serviços táticos de rede oferecem um vasto conjunto de protocolos de roteamento (por exemplo, MANET) e serviços de suporte (por exemplo, QoS e IPsec). O sistema SOTAS oferece a integração perfeita de sistemas de transmissão sem fio, com características extremamente variadas e oferece suporte de mobilidade e encaminhamento automático para os mesmos. As capacidades específicas para clientes são oferecidas integrando aplicações da THALES ou de terceiros.

O editor

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter