Defesa integra nova edição do programa Guardiões do Bioma

A nova edição da Operação Guardiões do Bioma contará com o apoio do Ministério da Defesa, por meio do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), numa parceria com os Ministérios da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e do Meio Ambiente (MMA). A iniciativa será voltada para o combate ao desmatamento nos estados do Amazonas, Pará, Mato Grosso e de Rondônia.

“O trabalho realizado pelo Censipam envolverá, principalmente, o monitoramento de imagens satelitais e a emissão de alertas periódicos sobre o avanço do desmatamento, com as informações das coordenadas geográficas das áreas desmatadas. O Grupo de Integração para a Proteção da Amazônia, o Gipam, irá realizar a qualificação dos alertas de desmatamento, priorizando os alvos a serem fiscalizados," afirmou o diretor-geral do Censipam, Rafael Costa.

Serão disponibilizados, ainda, pelo Centro Gestor, serviços de dados, por meio de antenas de comunicação via satélite (VSAT), e imageamento, por meio do Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARP), além do apoio operacional de uma base avançada de coordenação, instalada no Centro Regional de Porto Velho (RO).

As Forças Armadas e o Censipam possuem tradição em apoiar o combate a crimes ambientais. A integração desses membros na Operação Guardiões do Bioma, para desmantelar organizações criminosas, irá reforçar o cumprimento das metas firmadas pelo Brasil nos acordos internacionais da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as mudanças Climáticas (COP26), realizada na Escócia.

A primeira edição da Operação Guardiões do Bioma ocorreu em 2021, com foco no combate a incêndios florestais em 11 estados, abrangendo os biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal. Em cinco meses de ação, foram combatidos 17 mil focos de incêndios e aplicadas mais de 1.500 multas.

Por Censipam – Fotos: Divulgação

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter