Nota Ministério da
Defesa da Argentina
Ver Nota do Ministério da Defesa do Brasil
O Ministro da Defesa, Agustín Rossi , viajou hoje (26OUT2020), à República Federativa do Brasil onde foi recebido pelo embaixador naquele país vizinho, Daniel Scioli e – sob estrito protocolo sanitário – viajou com o seu homólogo daquele país, Fernando Azevedo e Silva , à fábrica da empresa industrial / privada IVECO localizada em Sete Lagoas (município de Minas Gerais), local onde são fabricados os veículos blindados 6×6 Guaraní em parceria com o Exército Brasileiro.
Ministros Azevedo e Rossi inspeciuonam motor IVECO Cursor poroduzido na Argentina que equipa o Guarani brasileiro. Foto MINDEF
“Fizemos um tour muito bom pela fábrica da IVECO Brasil”, garantiu Rossi, ao destacar que “uma parte dos veículos blindados (motor e chassis) é fabricada na Argentina, mais precisamente na fábrica da IVECO, em Cordoba ".
:“A relação com o Brasil em matéria de política de Defesa é de natureza estratégica”
Agustin Rossi – Ministro da Defesa da Argentina
O veículo blindado IVECO Guaraní é uma das opções que a Argentina avalia adquirir para o Exército Argentino. As opções de veículos de combate Stryker (EUA) e Norinco (China) também estão sendo exploradas.
Nesse contexto, Rossi se reuniu com seu homólogo brasileiro, Azevedo e Silva, para analisar assuntos de interesse mútuo. “A relação com o Brasil em termos de política de Defesa é estratégica, assim como os laços de unidade entre as nossas Forças Armadas”, destacou Rossi, no encontro com o governante brasileiro, que o qualificou de “muito produtivo” .
Durante o dia, ele também esteve acompanhado do chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Brigadeiro-General Juan Martín Paleo; o Secretário de Assuntos Internacionais de Defesa, Francisco Cafiero, a Subsecretária de Planejamento Operacional e Serviço de Logística de Defesa, Lucia Kersul; e o Subsecretário de Pesquisa Científica e Política Industrial de Defesa, Mariano De Miguel.
Nota DefesaNet
A viatura blindada Guarani já foi avaliada pelo Exército Argentino. Ver matérias de DefesaNet de 2012
Exército argentino negocia compra do blindado Guarani
General De Nardi, chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, está negociando com a Argentina a aquisição dos veículos
Iveco Defense perto de fechar pedido com Argentina
Entrega das primeiras unidades do Guarani ao Exército Brasileiro vai abrir espaço para novos contratos