COBERTURA ESPECIAL - Guarani

26 de Outubro, 2020 - 22:00 ( Brasília )

BR-AR - Ministro da Defesa visita linha de produção de blindados do Exército na fábrica IVECO



Nota Ministério da
Defesa Brasil
Fotos MD

Ver Nota do Ministerio Defensa Argentina

 
Nesta segunda-feira (26OUT2020), o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, visitou a linha de produção de blindados da fábrica IVECO Veículos de Defesa, em Sete Lagoas, Minas Gerais. Delegação da Argentina, composta pelo Ministro da Defesa portenho, Agustín Oscar Rossi, e o Embaixador desse país no Brasil, Daniel Osvaldo Scioli, também estiveram presentes.

A equipe percorreu as instalações da fábrica, conhecendo os procedimentos de produção do blindado Guarani, veículo utilizado para transporte de pessoal em áreas de conflito. Passaram pela funilaria, pela soldagem de aço balístico, que envolve profissionais especializados em soldas especiais, e pelo setor de montagem da carcaça do blindado. Conheceram também o processo de finalização de pintura do veículo. O grupo teve a oportunidade de ver a demonstração de como o Guarani se descola em rampa com ângulo de cerca de 60 graus.



O Ministro da Defesa destacou a parceria entre Argentina e Brasil na fabricação de produtos de defesa. “O motor do Guarani é fabricado em Córdoba, na Argentina. Essa complementariedade é muito boa e importante, porque constrói um veículo para os dois países”, enfatizou.

O grupo observou ainda o funcionamento do simulador do blindado, bem como da viatura de reconhecimento e explosão utilizada pela cavalaria mecanizada do Exército. Em seguida, fizeram percurso dentro do Guarani. O veículo é silencioso.

O Secretário de Produtos de Defesa da Pasta, Marcos Degaut, ressaltou que a “IVECO tem importância para a nossa Base Industrial de Defesa, porque a fábrica tem capacidade de produzir soluções inovadoras. Além disso, trabalha de maneira muito moderna”, disse. Ele mencionou ainda que a corporação é modelo, agregando tecnologia, escala e conhecimento. “Com essa visita de hoje com a delegação da Argentina, nós vislumbramos mais oportunidades de adensarmos e integrarmos as cadeias produtivas entre os países”, concluiu.
 
O Projeto Guarani

O Projeto Guarani faz parte da Estratégia Nacional de Defesa e integra a frota modernizada do Exército, que possui a propriedade intelectual do blindado. O veículo transforma as Organizações Militares de Infantaria Motorizada (transportadas em caminhões), em Organizações Militares de Infantaria Mecanizada.








Nota DefesaNet

A viatura blindada Guarani já foi avaliada pelo Exército Argentino. Ver matérias de DefesaNet de 2012

Exército argentino negocia compra do blindado Guarani
General De Nardi, chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, está negociando com a Argentina a aquisição dos veículos
Maio 2012 DefesaNet Link

Iveco Defense perto de fechar pedido com Argentina
Entrega das primeiras unidades do Guarani ao Exército Brasileiro vai abrir espaço para novos contratos
Dezembro 2012 DefesaNet Link


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Venezuela

Venezuela

Última atualização 04 DEZ, 12:12

MAIS LIDAS

Guarani