40 Anos da Guerra do Yom Kippur / Ramadan

40 Anos da Guerra do Yom Kippur/ Ramadan

06 Outubro 1973 14:05 Horas local (ZULU)
(09:05 Brasília)
Canal de Suez e Colinas de Golan
 
Ás 14:05 horas local (09:05 Brasília) tropas egípcias e sírias, em ataque coordenado, atacaram Israel. Os egípcios iniciaram um ataque à Linha Bar Lev, no Canal de Suez, e os sírios com um pesado fogo de artilharia e ataques aéreos, nas Colinas de Golan, ambos ataques obtiveram total surpresa tática e estratégica.

Foi o início da chamada Guerra do Yom Kippur para os judeus, ou Ramadam para os árabes. Durou de 06 a 24 Outubro 1973, exatos 18 dias, porém mudou a vida do ocidente e oriente. Surgiu uma palavra, até então desconhecida, OPEP ( Organização dos Paises Exportadores de Petróleo) e OPAEP (Organização de Paises Árabes Exportadores de Petróleo), boicote de fornecimento de petróleo aos países que apoiavam Israel. O aumento do preço do barril, sucateou em uma penada, todo o parque industrial e civilização baseados em energia barata e abundante. Elegantes carros Ford Galaxie e Dodge Dart, bebedores vorazes de gasolina foram para o ferro velho.

Os efeitos de muitas ações iniciadas no conflito são ainda sentidas. É evidente que o atual conflito do Iraque tem suas origens aí. (os Estados Unidos dependiam 6% de importação em 1973 dos países árabes, em 1989 era 30% ).

No aspecto militar, da tecnologia e estratégia, o impacto do conflito afetou o desenvolvimento de forma radical, entre outras:

  • Sistemas mísseis terra-ar: SAM-6 – operações aéreas x mísseis;
  • Mísseis anticarro x Carros de Combate;
  • Míssil superfície-superfície em operações navais ( Míssil Gabriel – Israel);
  • Sistemas de Engenharia, como a Ponte Ribbon Bridge;
  • Campanhas de Desinformação a nível estratégico, e,
  • Guerra Eletrônica como fator de sobrevivência no Campo de Batalha.

 
O Impacto

O uso do petróleo como arma foi boicote a paises que apoiavam Israel e um aumento. O primeiro aumento de petróleo, anunciado dia 17 Outubro, foi de 17%, passou de U$3,12 para U$3.65/barril. Foi o começo do uma escalada que chegou a U$ 40,00 /barril, em 1981.
 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter