Trajetória do Exército na defesa da Pátria e da democracia é lembrada em Sessão Solene na Câmara Federal

A Câmara dos Deputados realizou Sessão Solene alusiva aos 371 anos de criação do Exército Brasileiro, nessa terça-feira, 17 de abril. A cerimônia foi presidida pelo Deputado Federal Rodrigo Maia, Presidente da Casa, e contou com as presenças de diversas autoridades civis e militares, incluindo o Comandante da Força, General de Exército Edson Leal Pujol.

Durante a atividade, a instituição foi homenageada por uma série de parlamentares que se revezaram na tribuna, tendo como ponto em comum nos discursos a trajetória da Instituição na defesa da Pátria, da sociedade e da democracia.

O plenário da Câmara se encheu de verde-oliva para celebrar o Dia do Exército Brasileiro, que tem sua origem registrada em 19 de abril de 1648, na Primeira Batalha dos Guararapes, ocorrida na Região Metropolitana do Recife. A Sessão Solene foi aberta com a execução do Hino Nacional, por parte da Banda de Música do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília.

Ao fazer uso da palavra, o General Leal Pujol lembrou que a gênese do Exército está atrelada ao surgimento do ideal de brasilidade, já que índios, negros e brancos se uniram em torno do objetivo comum de expulsar o invasor estrangeiro do nosso território. "Agradecemos a homenagem da Câmara dos Deputados, instituição que, assim como o Exército, é democrática e representa todos os segmentos da população brasileira. A este povo, prestamos nossa continência e reafirmamos que o Exército de Caxias estará sempre pronto para atuar em sua defesa", declarou. O Deputado Federal Rodrigo Maia salientou que a ocasião era um justo reconhecimento ao papel desempenhado pelo Exército ao longo da história do Brasil.

"Na origem do Exército, na Batalha dos Guararapes, foram plantadas as sementes para a construção da nossa nacionalidade. Foi lá que começou a ser forjado o vínculo indissolúvel entre as principais etnias formadoras do povo brasileiro, que combateram lado a lado e venceram um adversário militarmente mais poderoso. Em sua existência, o Exército tem procurado honrar esse vínculo, lutando pela integridade territorial, unidade nacional e manutenção da paz", ressaltou.

A Sessão Solene foi requerida pelo Deputado Federal Coronel Chrisóstomo, da bancada de Rondônia, militar da reserva. O parlamentar relembrou o tempo em que esteve na ativa, afirmando que o espírito de soldado o acompanha no mandato. "Especialmente em minha área, que é a Amazônia, o Exército presta um apoio importante aos brasileiros e suas famílias. Em alguns locais, como Surucucu (extremo Norte do Brasil, na fronteira com a Venezuela), só chega o braço militar para ajudar a população. Portanto, não poderia deixar de prestar essa homenagem ao Exército", destacou.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter