Projeto Caminhos da Defesa amplia debates sobre tecnologias portadoras de futuro

Rayane Bueno

Inovação, pesquisa e avanços nas telecomunicações foram algumas das análises em destaque durante palestra realizada no Ministério da Defesa (MD). O debate, que teve como tema "5G e Tecnologias Portadoras de Futuro: Riscos e Oportunidades”, faz parte do projeto "Expandindo os Caminhos da Defesa”, uma iniciativa da Pasta promovida sob coordenação da Escola Superior de Guerra (ESG).

O Professor Titular da Universidade de São Paulo (USP) Marcelo Zuffo foi o especialista convidado para discorrer sobre o assunto nesta quarta-feira (18).  

Ao explanar sobre o 5G, o pesquisador considerou que o sucessor para as redes móveis representa uma mudança de paradigma. Novas oportunidades para as áreas de telemedicina, realidade virtual, cidades inteligentes e indústria 4.0 foram citadas por ele. “É uma tecnologia exponencial, portadora de futuro e bem-estar social”.

Na oportunidade, Marcelo Zuffo ressaltou, também, o potencial dos estudos e da tecnologia brasileira, que já proporcionaram benefícios essenciais em diversos setores. Como exemplo, evidenciou a parceria entre a Marinha do Brasil e a USP na fabricação de respiradores para o atendimento de pacientes com COVID-19. O projeto conjunto foi iniciado em 2020 e recebeu o nome de “Inspire”.

Para o professor, é necessário continuar a fomentar novas iniciativas no setor, obter condições estruturais e pensar a longo prazo. Ainda, nortearam o evento temas como proteção cibernética, internet das coisas (Iot), dispositivos IoT e inteligência artificial (IA).

O Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, o Secretário-Geral do MD, Sérgio José Pereira, e o Comandante da ESG, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço, prestigiaram a palestra. Participaram, também, servidores civis e militares do Ministério, entre oficiais-generais, secretários e diretores de departamentos.


Fotos: Igor Soares

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter