CBC apresenta na Shot Fair Brasil 2024 diversas novidades ao mercado esportivo

A Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC), Empresa Estratégica de Defesa, líder mundial em munições e tradicional fabricante de armas longas, está presente como patrocinadora e expositora da Shot Fair Brasil 2024, maior feira de tiro esportivo, mundo tático, outdoor e caça da América Latina, realizada de 3 a 6 de julho no Distrito Anhembi, em São Paulo.

Forte apoiadora e incentivadora do esporte do tiro, a empresa apresenta na ocasião aos visitantes, além da sua linha completa de produtos consagrados voltados ao segmento, diversas novidades.

Em destaque, as munições CBC Polymatch 9mm, com fator para Tiro Prático. Exclusivas para treinamento, seus projéteis são revestidos por camadas de polímero especial, sendo carregadas com peso de projétil adequado para proporcionar recuo e precisão similares às munições operacionais.

A CBC desenvolveu com exclusividade este produto para atender a modalidade de Tiro Prático, homologado pela Confederação Brasileira de Tiro Prático (CBTP). Com carga de pólvora fixada, headstamp personalizado e padrões de produção e de controle diferenciados para atender fator de potência mínimo adequado à modalidade, as munições CBC Polymatch 9mm estão disponíveis a todos os atletas, em especial aos que participam do Pro Training, maior programa de incentivo ao esporte do tiro já feito no Brasil.

A CBC também apresenta o mais recente desenvolvimento da sua linha de produtos: a .22 Fast. Projetada para ser a primeira escolha em pistolas .22 LR semiautomáticas de uso permitido, esta novidade combina tecnologia de ponta, segurança e desempenho excepcionais. Sua construção robusta e materiais de alta qualidade asseguram durabilidade e resistência e a tornam uma arma ideal para iniciação da prática esportiva, treinamento e lazer.

O design ergonômico da .22 Fast oferece uma empunhadura com grip confortável e segura, adaptando-se perfeitamente à mão do usuário. Possui cano de 6” com rosca e 2 carregadores (com capacidade de 25 e 10 tiros), assim como trilho Picatinny no receptáculo e na coronha, permitindo a instalação de acessórios. 

Já no segmento de armas longas, a Companhia expõe três novidades: o Rifle .22 LR Bolt Action Benchrest, a linha de rifles CBC .22 Magnum e o Rifle .308 WIN Bolt Action Ranger.

O Rifle .22 LR Bolt Action Benchrest, resultado de parceria estratégica da CBC com a Visão Custom, foi projetado especificamente para atender as exigências dos atiradores da modalidade de tiro Benchrest. Este rifle combina tecnologia de ponta com uma performance excepcional, garantindo máxima precisão e estabilidade nos disparos.

Possui cano/coroa de 11°, que auxilia na melhoria da dispersão dos gases, aumentando a estabilidade do projétil e a precisão, e novo cabo do ferrolho, projetado com extensor recartilhado que facilita o uso de lunetas e aumenta a aderência durante o manuseio. Sua tecla reta uniformiza o acionamento do gatilho, adequando-se ao posicionamento de acordo com a empunhadura, tornando a puxada mais uniforme e confortável. Conta com coronha MBT com regulagem especial, em madeira de imbuia, proporcionando regulagem de altura para uso com as miras abertas, além de possibilitar o uso de lunetas e red dots. Sua alça e massa de mira é em Aço 4140 com regulagem de altura e lateral em sistema click, sem a necessidade de ferramentas. 

Destaque também para a linha CBC .22 Magnum, composta pelos rifles CBC Pump Action, CBC Delta, CBC Rio Bravo e CBC Bolt Action.O calibre .22 Magnum é amplamente reconhecido pela sua eficiência e versatilidade. Em termos comparativos, apresenta mais que o dobro de energia que o calibre .22 LR.

Em homenagem aos 25 anos da unidade fabril em Montenegro, no Rio Grande do Sul, a CBC apresenta na Shot Fair Brasil 2024 a série comemorativa limitada do Rifle CBC .22 Magnum Bolt Action. O modelo possui coronha em madeira, gravação do selo comemorativo e mapa retratando o município onde se encontra a fábrica, além de receptáculo/cano com pintura especial em Cerakote®. Acompanha luneta, case em Suede e miniatura do rifle em forma de troféu.

De uso permitido, as versões Pump Action, Rio Bravo e Bolt Action estão disponíveis para o mercado desde junho de 2024.

Outra novidade em exposição é o Rifle .308 WIN Bolt Action Ranger que foi cuidadosamente projetado levando em consideração as demandas de diferentes tipos de aplicação, considerando cenários para uso policial, competições de tiro ou em atividades de caça. Seu design ergonômico, ferrolho com trancamento de 3 slugs e acionamento de 60°, oferece conforto e manuseio otimizado.

Possui cano em aço com pintura Cerakote®, tipo bull forjado à frio, garantindo maior durabilidade, estabilidade e precisão em cada disparo. Seu gatilho com ajuste de força e de curso, conta com tecnologia de ponta para garantir que cada disparo seja controlado, alcançando precisão Sub-MOA, padrão exigido pelos atiradores de elite de grupos de operações especiais. Seu receptáculo também é construído em aço com acabamento em pintura Cerakote®.

O Rifle .308 WIN Bolt Action Ranger conta com duas versões: a PRO com coronha em alumínio e almofada com regulagem de altura; e a com coronha em polímero de alta resistência e design ergonômico, proporcionando manuseio otimizado e conforto, característica essencial para atividades que demandem maior tempo de operação. 

.38 TPC (Taurus Pistol Caliber): Novo calibre no mercado brasileiro

Na ocasião, é apresentado aos visitantes, pela primeira vez em um evento do setor, o novo calibre .38 TPC (Taurus Pistol Caliber), disponível nas diferentes configurações do portfólio de munições CBC, com versões treinamento e operacional, nos projéteis Polymatch, Ogival ETOG, expansivos Bonded e Gold Hex, e inicialmente nos modernos e consagrados modelos de pistola Taurus G2c T.O.R.O, a arma compacta mais vendida do mundo, e GX4 Carry Graphene T.O.R.O, a arma mais premiada nos Estados Unidos. O novo calibre conta com características únicas, tanto nas armas quanto nas munições.

O 38 TPC tem um espaço exclusivo de exposição na Shot Fair Brasil 2024, integrado ao estande da TAURUS/CBC, com destaque ao portfólio de armas e munições no novo calibre.

A mais recente novidade no mercado brasileiro de armas e munições foi desenvolvida pelo Centro Integrado de Tecnologia e Engenharia Brasil Estados Unidos da Taurus (CITE), em conjunto com o Centro de Inovação da Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC), considerando o atual cenário e as necessidades do segmento, elevando ainda mais a experiência de tiro dos consumidores com um novo calibre, com o melhor custo-benefício do mercado.

O calibre .38 TPC apresenta velocidade superior e energia até 40% maior, em comparação com o calibre .380 AUTO, atingindo a média de 400 joules de potência, valor dentro dos limites estabelecidos pela atual legislação para armas de uso permitido desta categoria.

O .38 TPC também oferece recuo reduzido (até 28% menor) em comparação com o calibre 9mm, proporcionando maior controle durante o tiro e possibilitando um segundo disparo com rápida recuperação da mira e aumento da precisão. Essas características são fundamentais em competições esportivas que demandam precisão do atirador, como o IPSC (International Practical Shooting Confederation).

Além disso, a munição .38 TPC atende a requisitos do rigoroso Protocolo do FBI que, entre outros aspectos, mede a capacidade de penetração do projétil. Em teste realizado em gelatina balística com a munição .38 TPC Bonded, esta apresentou 13,8” de penetração, dentro do intervalo de 12” a 18” que é o especificado como ideal pelo Protocolo do FBI, considerando a efetividade necessária em situações de defesa, com mínima possibilidade de transfixação.

O portfólio 38 TPC em breve será lançado nos Estados Unidos, antes, porém, será priorizado o atendimento dos pedidos no Brasil, que é o mercado prioritário para o novo calibre. Será inclusive lançado em outros países onde exista demanda, tanto por aspectos relacionados a características técnicas, como também por questões regulatórias.

Além de novos produtos, a CBC expõe na Shot Fair Brasil 2024 mais de 100 armas e diversos modelos de munições, entre diferentes calibres e configurações de projéteis, do .22LR às munições militares de médios calibres.

O estande da TAURUS/CBC conta, ainda, com uma sala de podcast. Um ambiente especial de interação dedicado à gravação de conteúdos diversos relacionados ao segmento. Os entrevistados terão a oportunidade de compartilhar histórias, realizar debates e entrevistas.

Outras atrações

O evento possui o espaço Arena Shot Fair, próximo aos estandes, no qual acontecem, de forma simultânea, palestras, mesas de debate, clínicas e painéis de especialistas renomados sobre diversos temas, entre eles tiro esportivo, defesa pessoal, caça e legislação brasileira de porte e posse de armas, promovendo o compartilhamento de conhecimento.

Entre as atrações está a palestra do diretor Comercial & Marketing da CBC, Paulo Ricardo Gomes, sobre o varejo brasileiro de armas e munições, que acontece no dia 5 de julho às 14h.

A programação também inclui no mesmo dia, às 15h40, palestra do CEO Global da Taurus, Salesio Nuhs, sobre o .38 TPC, novo calibre do Brasil, às 17h, palestra do instrutor de tiro de precisão Ricardo Caritá, sobre o Protocolo do FBI nos testes do calibre .38TPC, e, às 18h, do atirador esportivo recordista brasileiro em diversas modalidades e campeão Mundial por equipe de IPSC na divisão Standard Senior, Roberto Saldanha, sobre a munição CBC Polymatch 9mm com fator para Tiro Prático (IPSC).

Em 04 de julho, segundo dia do evento, a Shot Fair Brasil 2024 contou com as seguintes palestras: às 14h30, Lucas Roth relatou como se tornou o primeiro brasileiro campeão do Mundo Overall no IPSC; às 16h, o instrutor de tiro Luiz Gonzaga falou sobre os Fundamentos do Tiro, abordando o novo calibre .38TPC; e às 17h, o medalhista olímpico do esporte do tiro e treinador da seleção brasileira da CBTE Roberto Schmits explanou sobre o tema “Armas e cartuchos de competição CBC para o Tiro Esportivo”.

Já no último dia do evento, 06 de julho, às 13h, o policial civil e especialista em tiro de precisão Pedrinho Reis fará palestra abordando as munições Sniper CBC; e, às 14h, o atleta patrocinado e embaixador da marca CBC no esporte do tiro Luiz Newmar falará sobre a preparação de um atleta de IPSC e o calibre .22WMR.

Para assistir as palestras, clínicas e painéis é necessário a aquisição do ingresso de acesso a feira.

Sobre a Shot Fair Brasil

A Shot Fair Brasil é voltada a atiradores esportivos, colecionadores, caçadores, lojistas e admiradores do segmento de armas e munições. Contando com estandes de grandes marcas nacionais e internacionais do setor, a 4ª edição do evento tem mais de 100 empresas expositoras. A estimativa para este ano é de um público de 30 mil visitantes.

A Shot Fair Brasil 2024 conta com patrocínio da Taurus e da Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC), principais fabricantes de armas e munições do mundo, e parceria institucional da Associação Nacional da Indústria de Armas e Munições (ANIAM).

A Taurus, a Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC) e a ANIAM contam juntas com a maior área em estande do evento, ao todo mais de 450 m², situados em um local de destaque, na entrada da feira.

SERVIÇO:

Datas e horários:

Dia 03/07/2024 – das 13h às 20h (exclusivo para lojistas).
Dias 04 e 05/07/2024 – das 13h às 20h.
Dia 06/07/2024 – das 12h às 19h.
Local: Distrito Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana, São Paulo – SP).

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter