Taurus apresenta aos consumidores, na Shot Fair 2024, o 38 TPC – Taurus Pistol Caliber, tecnologia e inovação com prioridade ao Brasil

A Taurus, Empresa Estratégica de Defesa brasileira e líder mundial em vendas de armas leves, está presente como patrocinadora e é uma das principais expositoras da Shot Fair Brasil 2024, maior feira de tiro esportivo, mundo tático, outdoor e caça da América Latina, que acontece entre os dias 3 e 6 de julho no Distrito Anhembi, em São Paulo.

Na ocasião, apresenta aos visitantes, pela primeira vez em um evento do setor, o novo calibre .38 TPC (Taurus Pistol Caliber), disponível inicialmente nos modernos e consagrados modelos de pistola G2c T.O.R.O, a arma compacta mais vendida do mundo, e GX4 Carry Graphene T.O.R.O, a arma mais premiada nos Estados Unidos, e nas diferentes configurações do portfólio de munições CBC, com versões treinamento e operacional, nos projéteis Polymatch, Ogival ETOG, expansivos Bonded e Gold Hex. O novo calibre conta com características únicas, tanto nas armas quanto nas munições.

O 38 TPC tem um espaço exclusivo de exposição na Shot Fair Brasil 2024, integrado ao estande da TAURUS/CBC, com destaque ao portfólio de armas e munições no novo calibre.

A mais recente novidade no mercado brasileiro de armas e munições foi desenvolvida pelo Centro Integrado de Tecnologia e Engenharia Brasil Estados Unidos da Taurus (CITE), em conjunto com o Centro de Inovação da Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC), considerando o atual cenário e as necessidades do segmento, elevando ainda mais a experiência de tiro dos consumidores com um novo calibre, com o melhor custo-benefício do mercado.

O calibre .38 TPC apresenta velocidade superior e energia até 40% maior, em comparação com o calibre .380 AUTO, atingindo a média de 400 joules de potência, valor dentro dos limites estabelecidos pela atual legislação para armas de uso permitido desta categoria.

O .38 TPC também oferece recuo reduzido (até 28% menor) em comparação com o calibre 9mm, proporcionando maior controle durante o tiro e possibilitando um segundo disparo com rápida recuperação da mira e aumento da precisão. Essas características são fundamentais em competições esportivas que demandam precisão do atirador, como o IPSC (International Practical Shooting Confederation).

Além disso, a munição .38 TPC atende a requisitos do rigoroso Protocolo do FBI que, entre outros aspectos, mede a capacidade de penetração do projétil. Em teste realizado em gelatina balística com a munição .38 TPC Bonded, esta apresentou 13,8” de penetração, dentro do intervalo de 12” a 18” que é o especificado como ideal pelo Protocolo do FBI, considerando a efetividade necessária em situações de defesa, com mínima possibilidade de transfixação.

O .38 TPC possui dimensões únicas, o que possibilitou à Taurus iniciar o processo de registro na SAAMI (Sporting Arms and Ammunition Manufacturer’s Institute), associação que engloba as principais empresas de armas dos Estados Unidos e fornece padrões técnicos de segurança e confiabilidade para a indústria bélica local, para que o novo calibre passe a compor os padrões técnicos do instituto.

O portfólio 38 TPC em breve será lançado nos Estados Unidos, antes, porém, será priorizado o atendimento dos pedidos no Brasil, que é o mercado prioritário para o novo calibre. Será inclusive lançado em outros países onde exista demanda, tanto por aspectos relacionados a características técnicas, como também por questões regulatórias.

A Taurus, que investe constantemente em tecnologia e inovação, apresenta também na Shot Fair Brasil 2024 com destaque três outros produtos: a carabina T9 MLOK 8” em plataforma AR, ideal para uso tático em situações de curta distância em meios urbanos e rurais; a pistola TS9 T.O.R.O. e a versão compacta TS9c T.O.R.O., contemplando pioneiros materiais em sua composição.

O sistema Taurus Optic Ready Option (T.O.R.O.) é uma plataforma desenvolvida pela Taurus que permite aos usuários montarem facilmente miras ópticas em suas pistolas. Este sistema foi projetado para oferecer uma flexibilidade maior para os atiradores que desejam usar miras red dot ou outras miras ópticas em suas armas sem a necessidade de modificações permanentes ou especializadas.

No estande, a Taurus expõe seu amplo portfólio de produtos, com mais de 200 armas, entre pistolas, revólveres e armas táticas, com destaque ao T10, fuzil que oferece conforto e precisão nos disparos, no calibre 7,62 x51mm/.308WIN.

Exibe ainda produtos de seus novos centros de negócios: a linha de supressores de alto desempenho e multicalibre Taurus, primeiros do mundo a serem produzidos com core único, em Titanium, com cobertura exclusiva em Cerakote® Graphene, possuem inovador sistemas de anéis e reduzem em até 25dB o ruído dos disparos; a linha de empunhaduras em madeira nobre com inovador acabamento 3D Touch MBT; a coleção de facas artesanais, que inclui a primeira faca no mundo com acabamento da lâmina em Cerakote® Graphene; assim como a tecnologia M.I.M (Metal Injection Molding), cujas peças são produzidas por um composto específico como matéria-prima, desenvolvido pela Taurus. O processo M.I.M é capaz de produzir grandes quantidades de peças de altíssima complexidade geométrica, garantindo toda a precisão necessária, por um custo competitivo.

O estande da TAURUS/CBC conta, ainda, com uma sala de podcast. Um ambiente especial de interação dedicado à gravação de conteúdos diversos relacionados ao segmento. Os entrevistados terão a oportunidade de compartilhar histórias, realizar debates e entrevistas.

Outras atrações

Além das novidades em produtos, o evento conta com outras atrações que promovem o compartilhamento de conhecimento no espaço Arena Shot Fair, com palestras, mesas de debate, clínicas e painéis de especialistas renomados sobre diversos temas, entre eles tiro esportivo, defesa pessoal, caça e legislação brasileira de porte e posse de armas.

Entre os nomes confirmados está o do CEO Global da Taurus, Salesio Nuhs, que fará palestra sobre o 38 TPC – Taurus Pistol Caliber, no dia 5 de julho às 15h40.

A programação também inclui, às 14h, palestra do diretor Comercial & Marketing da CBC, Paulo Ricardo Gomes, sobre o varejo brasileiro de armas e munições, e, às 15h, palestra do atirador esportivo norte-americano Matthew Little sobre a importância da Taurus no esporte do tiro nos Estados Unidos e sua experiência como embaixador da marca Taurus no segmento.

Já às 17h, o Diretor da Sociedade Brasileira para Conservação da Fauna, Alvaro Mouawad, participará como mediador da Mesa Redonda sobre “a caça e o manejo no Brasil: atualidade e perspectivas”, com a participação de Cris Almeida, Daniel Terra, Delano Algayer, Fernando Chiavenato, deputado federal Ismael Alexandrino, Matheus Sant’anna e Vívian Bernal Gliosi.

Para assistir às palestras, clínicas e painéis é necessária a aquisição do ingresso de acesso à feira.

Sobre a Shot Fair Brasil

A Shot Fair Brasil é voltada a atiradores esportivos, colecionadores, caçadores, lojistas e admiradores do segmento de armas e munições. Contando com estandes de grandes marcas nacionais e internacionais do setor, a 4ª edição do evento tem mais de 100 empresas expositoras. A estimativa para este ano é de um público de 30 mil visitantes.

A Shot Fair Brasil 2024 conta com patrocínio da Taurus e da Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC), principais fabricantes de armas e munições do mundo, e parceria institucional da Associação Nacional da Indústria de Armas e Munições (ANIAM).

A Taurus, a Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC) e a ANIAM contam juntas com a maior área em estande do evento, ao todo mais de 450 m², situados em um local de destaque, na entrada da feira.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter