COBERTURA ESPECIAL - Notas Estratégicas EB - Terrestre

25 de Fevereiro, 2022 - 15:18 ( Brasília )

EB Notas Estratégicas - VBC Cav e as Lições Operacionais da Ucrânia


Notas Estratégicas de 25 Fevereiro 2022

EB Notas Estratégicas - A escolha do futuro Ministro da Defesa, que sucederá ao Gen Braga Netto é estratégica para a reeleição de Bolsonaro

Notas Estratégicas BR - Ucrânia -- Diferente da posição do presidente os militares brasileiros apoiam a Ucrânia


EB Notas Estratégicas - VBC Cav e as Lições Operacionais da Ucrânia


O Editor



VBC Cav e as Lições Operacionais da Ucrânia

 

Nelson During
Editor-chefe DefesaNet

As Forças Armadas russas não possuem um veículo blindado de combate de cavalaria  sobre rodas e tem usado seus carros de combate de lagartas em estradas e não em campo.

Os veículos têm baixa mobilidade e exigem muito suporte logístico e não estão conseguindo ser empregados em ações de choque, ficando na retaguarda ou sendo destruídos por armamentos antitanque.

Como a maior parte do avanço russo é feito por estradas asfaltadas, um veículo blindado de combate sobre rodas seria muito mais útil que os atuais veículos de lagartas. O Exército Brasileiro possui um projeto de aquisição de um VBC Cav (Viatura Blindada de Combate de Cavalaria), mas até o momento não conseguiu definir o calibre.

Na guerra moderna, o poder de fogo e rapidez de manobra são essenciais. A falta de decisão dos militares brasileiros pode ocasionar o cancelamento do projeto.

Enquanto o VBC Cav não anda com a velocidade necessária, a DMAT discute a modernização dos velhos carros de combate Leopard 1A5, gastando bilhões para operar o veículo pelos próximos 15 anos. Com o mesmo recurso a ser investido na modernização, o Exército seria capaz de comprar carros de combate novos e mais modernos.


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Relatório Otálvora

Relatório Otálvora

Última atualização 02 JUL, 14:20

MAIS LIDAS

Notas Estratégicas EB