FAB receberá mais quatro caças Gripen da SAAB

Daniel Rittner

De Brasília

Valor 16 Setembro 2021

A fabricante sueca SAAB pretende entregar mais quatro caças Gripen à Força Aérea Brasileira (FAB) no último trimestre do ano. Duas aeronaves já ficaram prontas e outras duas unidades estão em fase final de produção em Linköping (Suécia), afirmou o vice-presidente de marketing e vendas da área de negócios aeronáuticos da SAAB, Mikael Franzén em entrevista ontem (15SET2021) ao Valor.

 

A chegada ao Brasil do primeiro caça, de um total de 36 jatos Gripen encomendados pela FAB em contrato de 2015, completa uma semana neste ano. Ele ainda está em processo de certificação militar. Franzén informou que duas das novas aeronaves serão transportadas de navio ao país, conforme acertado com o cliente, no fim de novembro. Por questões de segurança, as outras duas virão separadamente numa data posterior

"Temos um simulador integral de voo em Gavião Peixoto (SP), o único fora da Suécia, e estamos apoiando a FAB na introdução das aeronaves. Um piloto de testes está aqui em Linköping agora mesmo, trabalhando com a nossa equipe, há dois pilotos de testes da FAB e outros dois da EMMBRAER no interior de São Paulo", disse o executivo, ressaltando que o pacote não envolve apenas a entrega dos equipamentos.

"Quando se fala de um caça, não é exatamente como comprar um carro. Compra-se a manutenção, as armas, os simuladores, e treinamento. Também estão sendo treinados cinco pilotos operacionais."

O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER) confirmou o recebimento dos quatro caças Gripen da versão E. que tem cabine para apenas um piloto. Os jatos da série F têm cabine dupla, o que permite a qualificação de outros aviadores.

"A previsão é de que as quatro primeiras aeronaves de série Gripen E estejam com a fase de produção encerrada e sejam apresentadas à FAB em novembro deste ano, sendo que as duas primeiras serão embarcadas para o Brasil, em seguida, para início  das atividades no Centro de Ensaios em Voo do Gripen, em Gavião Peixoto, onde pilotos de prova da FAB , da EMBRAER e da SAAB executarão ensaios em voo até que o certificado militar esteja pronto.[1] As outras duas aeronaves devem ser embarcadas no primeiro semestre de 2O22, explicou o CECOMSAER, em nota.

Presidente Bolsonaro e Brigadeiro Bermudez batizam a primeira unidade do Caça Gripen F-39E recebido pelo Brasil. Outubro 2020.

“Ressalta-se que as etapas de entrega e certificação passam por uma série de complexos processos que visam a garantir o cumprimento de todos os requisitos de qualidade, navegação e segurança de voo da aeronave”.

Nem a SAAB, nem a FAB quiseram falar detalhadamente sobre o cronograma de entregas das demais unidades, mas reiteraram a previsão de que todo o pacote de 36 caças ficará pronto até 2026. No curto prazo a fabricante sueca está de olho em três concorrências internacionais para o fornecimento de seus caças.

Uma delas, na Colômbia, está na etapa de RFP (Request For Proposal) e o governo local fala na compra de 15 unidades. Parte da encomenda poderia ser montada no Brasil, afirmou Franzén. Os caças F-16 e o Eurofighter também estão no páreo. 

A Finlândia está prestes a tomar uma decisão sobre o fornecedor de 64 aeronaves. 'Meu sentimento é de otimismo", disse. Por fim, o Canadá deve decidir sobre urna encomenda de até 88 unidades. A SAAB está entre os três finalistas.

Matérias Relacionadas:

Novo caça Gripen F-39E é apresentado a autoridades em Brasília

28 Outubro 2021

23 OUT 2020 – Ordem do Dia do Aviador

Ordem do Dia lida pelo Brigadeiro Bermudez no evento do Dia do Aviador

24 Outubro 2020

F-39 Gripen – SAAB quer transformar o Brasil em base para exportação de equipamentos de defesa

Empresa apresentou na sexta-feira o primeiro dos 36 aviões militares comprados pela FAB por R$ 25 bilhões

25 Outubro 2020 O Globo

DefesaNet entrevista o diretor de negócios Gripen da SAAB no Brasil, Mikael Franzén

2017 DefesaNet

Interview MIKAEL FRANZÉN – Head of business unit Gripen Brazil at Business Area Aeronautics at SAAB Link

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter