Rio de Janeiro, 26 de junho de 2025 – A SIATT assinou contrato com a Marinha do Brasil para fornecimento do MANSUP (Míssil Antinavio Nacional de Superfície), que equipará as novas Fragatas Tamandaré. Com tecnologia nacional e apoio estratégico do Grupo EDGE, o acordo representa um avanço da soberania tecnológica no setor de defesa naval e consolida a SIATT como referência no desenvolvimento e fabricação de mísseis de alta complexidade.
O evento aconteceu na quinta-feira (26JUN2025) na sede da Diretoria-Geral do Material da Marinha, no Rio de Janeiro, e contou com a presença das autoridades e representantes das empresa:
- Almirante de Esquadra Edgar Luiz Siqueira Barbosa, Diretor-Geral do Material da Marinha;
- Vice-Almirante Amaury Calheiros Boite Junior, Diretor-Presidente da EMGEPRON (Empresa Gerencial de Projetos Navais);
- Vice-Almirante Carlos Henrique de Lima Zampieri, Diretor de Sistemas de Armas da Marinha (DSAM);
- Rogerio Salvador, CEO da SIATT;
- Sr. Azhaury Cunha Filho, Presidente do Conselho de Administração da SIATT;
- Sr. Rodrigo Torres, CFO do Grupo EDGE, e do,
- Sr. Tiago Silva, CEO do Grupo EDGE na América Latina.

A incorporação do MANSUP ao sistema de defesa naval representa um avanço estratégico no fortalecimento das capacidades operativas da Marinha do Brasil, especialmente no contexto da Amazônia Azul — espaço marítimo do País que compreende o mar, o leito e o subsolo marinhos, na extensão atlântica que se projeta a partir do litoral até o limite exterior da plataforma continental brasileira. Desenvolvido com tecnologia nacional, o MANSUP consolida um novo patamar de dissuasão e resposta no território marítimo brasileiro.
O Vice-Almirante Carlos Henrique de Lima Zampieri expressou sua satisfação com a parceria estratégica e destacou a importância do MANSUP para a Marinha do Brasil: “A integração do MANSUP às Fragatas Classe Tamandaré fortalecerá a capacidade de proteção marítima da Marinha do Brasil. A parceria com a SIATT e com a EDGE foi fundamental para chegarmos a este estágio.“
Rogerio Salvador, CEO da SIATT, ressalta que o MANSUP é um projeto emblemático, que combina tecnologia nacional com excelência em engenharia de defesa: “Este contrato com a Marinha demonstra a confiança na capacidade tecnológica e de produção da SIATT e no potencial do MANSUP como um vetor estratégico de dissuasão.”
Para o executivo da SIATT, este momento representa a consolidação da SIATT como uma empresa-chave na produção de mísseis no Brasil: “Reafirmamos nosso compromisso com a Marinha do Brasil e com o desenvolvimento tecnológico nacional, entregando soluções que garantem a segurança e assegurem a soberania do país”, disse Salvador.
O MANSUP é um projeto estratégico de defesa do Brasil que foi financiado pela Marinha do Brasil, pela EDGE e pela SIATT e foi desenvolvido para equipar navios da Marinha com um sistema de armas de alta capacidade dissuasória. O míssil antinavio nacional de superfície é fruto de um esforço conjunto de empresas e instituições brasileiras, representando um importante passo para a independência tecnológica do país no setor de defesa.


Sobre a SIATT
A SIATT (Sistemas Integrados de Alto Teor Tecnológico) é uma empresa brasileira – Empresa Estratégica de Defesa – EED, especializada no desenvolvimento e na produção de sistemas de armas de alta tecnologia para as áreas de defesa e segurança. Com foco na inovação e na autonomia tecnológica, a SIATT tem se destacado no cenário nacional pela excelência de seus produtos e pela sua contribuição para o fortalecimento da indústria de defesa do Brasil.
Sobre o Grupo EDGE
Lançado em 2019, o EDGE é um Grupo global de tecnologia avançada voltado ao desenvolvimento de soluções inovadoras para defesa e setores estratégicos. Atua como agente transformador, com foco em velocidade, eficiência e no fortalecimento do posicionamento dos Emirados Árabes Unidos como polo de tecnologias do futuro.
Concentrando-se na aplicação de tecnologias da Quarta Revolução Industrial, o Grupo EDGE fortalece capacidades soberanas e trabalha em parceria com operadores de linha de frente e parceiros internacionais, utilizando sistemas autônomos, robótica, propulsão avançada e materiais inteligentes. O Grupo reúne mais de 35 empresas organizadas em cinco áreas principais: Plataformas e Sistemas, Mísseis e Armamentos, Espaço e Cibertecnologias, Comércio e Apoio à Missão e Segurança Interna.