COBERTURA ESPECIAL - Doutrina Militar - Terrestre

12 de Janeiro, 2022 - 09:09 ( Brasília )

Comandante do Exército visita Ministério das Relações Exteriores




Na tarde dessa segunda-feira, 10 de janeiro, o Comandante do Exército, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, realizou visita institucional ao Ministro de Estado das Relações Exteriores, Carlos Alberto dos Santos França.

A iniciativa, mais do que uma cortesia, representou um gesto de aproximação entre o Exército e o Ministério das Relações Exteriores. Na ocasião, o Comandante do Exército expressou sua satisfação pela realização da visita.

Na sequência, o Comandante de Operações Terrestres, General de Exército Marco Antônio Freire Gomes, realizou uma breve exposição do panorama da participação das Forças Armadas em operações de paz e humanitárias sob a égide dos organismos internacionais.

Em seguida, o Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Marcos Antônio Amaro dos Santos, enfatizou a importância do trabalho conjunto interinstitucional.

Por fim, o Ministro das Relações Exteriores e sua equipe corroboraram a relevância dos assuntos e o imperativo da coordenação de esforços. Os objetivos visualizados para a reunião foram a retomada do componente militar como fator da projeção do País no concerto internacional, o delineamento de estratégias comuns e o conhecimento mútuo entre as principais lideranças do Exército Brasileiro e do Itamaraty afetas ao tema das operações internacionais.

Todos os objetivos permitiram vislumbrar um trabalho conjunto entre as duas instituições em 2022, ano em que o Brasil assumiu cadeira de membro não permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Compuseram a comitiva do Exército, além das autoridades já mencionadas, o Subcomandante de Operações Terrestres, General de Divisão Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves; o 5º Subchefe do Estado-Maior do Exército, General de Divisão Alcides Valeriano de Faria Júnior; o Chefe de Aviação e Missões de Paz e IGPM/COTER, General de Brigada Flávio dos Santos Lajoia Garcia; e coronéis assessores.





Por parte do Itamaraty, além do Ministro de Relações Exteriores, participaram a Diretora do Departamento de Nações Unidas, Gilda Motta Santos Neves; o Subchefe da Assessoria Especial de Gestão Estratégica, Luiz Eduardo Fonseca de Carvalho Gonçalves; o Diretor do Departamento de Defesa, Marcelo Paz Saraiva Câmara; e o Secretário de Assuntos de Soberania Nacional e Cidadania, embaixador Paulino Franco de Carvalho Neto.


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Intel

Intel

Última atualização 24 MAI, 18:30

MAIS LIDAS

Doutrina Militar