Lançamento inédito de ponte e simulação de cenário de guerra marcam Exercício Conjunto Meridiano Ibagé

Uma atividade inédita para a Engenharia do Exército Brasileiro marcou a Operação Meridiano/Ibagé, exercício conjunto das Forças Armadas. No dia 9 de novembro, no Campo de Instrução Barão de São Borja, em Cacequi (RS), foi realizada uma transposição de curso d'água como lançamento da Portada IRB, equipagem de Engenharia mais moderna existente no Exército Brasileiro, e de uma Ponte Ribbon.

 

Foi a primeira vez que tropas de Engenharia do Exército Brasileiro lançaram aquele tipo de ponte em um curso d'água. A ação foi conduzida por tropas da 3ª Divisão de Exército e do 4º Grupamento de Engenharia (4º Gpt E), que ficaram responsáveis por coordenar e executar o lançamento desses meios de travessia sobre o Rio Santa Maria, na região do Passo de São Simão.

 

A ponte classe 60 possui cerca de 85 metros de extensão, sendo constituída por material Ribbon Krupp e EWK.

3º Grupamento Logístico atua em simulação de cenário de guerra na Operação Meridiano-Ibagé

No período de 5 a 14 de novembro, o 3º Grupamento Logístico (3º Gpt Log) está participando da terceira fase da Operação Meridiano, módulo Ibagé, no Rio Grande do Sul, a cargo do Exército Brasileiro, no Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Sul.

O adestramento coloca duas Divisões de Exército como oponentes, o partido azul, representado pela 3ª Divisão de Exército (3ª DE) e o partido laranja, representado pela 6ª Divisão de Exército (6ª DE), com o desdobramento dos meios de comando e controle, em uma manobra de movimento.

O 3º Gpt Log opera em um exercício de posto de comando (PC), com tropa simulada em ações críticas conjuntas realizadas nas regiões de Santa Maria (RS) e no Campo de Instrução de Saicã – Rosário do Sul (RS). No exercício, o 3º Gpt Log representa o Comando Logístico de Divisão de Exército e os batalhões de suprimento, de saúde, de transporte, de recursos humanos e de manutenção. O Comando Logístico tem como missão planejar, coordenar e executar o planejamento logístico em operações, em prol das duas Divisões de Exército, tanto do partido azul, como do partido laranja.

Para o Chefe do Centro de Coordenação de Operações Logísticas do 3º Gpt Log (CCOp Log/3º Gpt Log), Coronel Alessandro Machado Padilha, "a participação do 3º Gpt Log na Operação Meridiano-Ibagé está sendo uma oportunidade para a realização do adestramento dos quadros do grupamento e das organizações militares logísticas subordinadas, empregando preceitos logísticos doutrinários da nossa Força."

A Operação Meridiano-Ibagé desenvolve a sinergia entre as Forças Armadas nos diversos níveis de comando e é voltada ao processo de tomada de decisões com o adestramento dos estados-maiores, desde o nível unidade até o Grande Comando, todos desdobrados no terreno.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter