Ucrânia – Pilotos ucranianos treinarão nos jatos Gripen da Suécia

Ucrânia – Pilotos ucranianos treinarão nos jatos Gripen da Suécia

The New Voice of Ukraine
25 de maio de 2023

Os pilotos ucranianos terão a oportunidade de realizar treinamento básico nos caças SAAB JAS 39 Gripen de quarta geração, da FLyvapnet (Força Aérea Sueca) , disse o ministro da Defesa sueco, Pål Jonson, durante uma visita à Ucrânia em 25 de maio, conforme relatado pelo canal de TV sueco TV4.

Esta iniciativa permite que os pilotos ucranianos usem simuladores e testem a aeronave Gripen, embora a Suécia atualmente não planeje fornecer à Ucrânia esses caças para sua defesa.

Os caças Gripen, que são mais econômicos e considerados mais fáceis de aprender do que os F-16, foram explicitamente projetados para defender o espaço aéreo sueco contra aeronaves russas. Eles também são capazes de pousar em pistas curtas e rodovias, tornando-os uma escolha “ideal” para a defesa da Ucrânia, de acordo com o The Economist.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, compartilhou no Telegram que sua discussão com Pål Jonson cobriu vários tópicos, incluindo a ‘coalizão de aviação’, situação no campo de batalha, armamentos essenciais para a defesa da Ucrânia, fórmula de paz da Ucrânia e integração euro-atlântica.

Anteriormente, Oleksii Reznikov, ministro da Defesa da Ucrânia, mencionou que a Ucrânia espera receber vários tipos de caças de seus aliados, um dos quais se tornará sua principal aeronave de combate.

Em 19 de maio, o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, anunciou que Londres, juntamente com os Estados Unidos, Holanda, Bélgica e Dinamarca, concordou em ajudar no treinamento de pilotos ucranianos em caças ocidentais. Os Estados Unidos se comprometeram especificamente a apoiar o treinamento de pilotos ucranianos em caças de quarta geração, incluindo o F-16, categoria que também inclui o Eurofighter Typhoon e o francês Mirage 2000.

A Casa Branca observou que as discussões nos próximos meses determinarão o cronograma, os contribuintes e a quantidade de aeronaves a serem transferidas para a Ucrânia, enfatizando que quaisquer caças entregues não devem ser usados pela Ucrânia para atacar o território russo.

O Ministério da Defesa da Ucrânia prevê a chegada dos F-16 neste outono e, embora o presidente Zelenskyy não possa fornecer um número preciso sobre o número de caças a serem transferidos ou um cronograma específico, ele garantiu seus esforços para acelerar a entrega.

Nota DefesaNet

No vídeo abaixo a própria SAAB demonstra a capacidade do caça Gripen JAS 39 operar em bases dispersas com pouco preparação / apoio. A operação em estradas no jargão brasileiro é chamado de “Rodopista”

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter