Comandantes dos Exércitos do Brasil e da Argentina acompanham atividades finais do exercício combinado

s Exércitos do Brasil e da Argentina encerraram, em 20 de novembro, as atividades da Operação Arandu. O exercício combinado entre as Forças das duas nações amigas, realizado nas cidades gaúchas de Santa Maria e Rosário do Sul, foi marcado pela troca de experiências doutrinárias, bem como pelo fortalecimento da diplomacia militar e da consolidação dos laços de união, cooperação e amizade.

Em 17 de novembro, a operação foi acompanhada pelo Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Edson Leal Pujol, ao lado do Comandante do Exército Argentino, General de Brigada Agustín Humberto Cejas. Eles verificaram a realização de uma série de atividades operacionais no Campo de Instrução de Saicã, envolvendo militares dos dois países.

A operação, que teve início em 14 de novembro, contou com a participação de 2.300 militares, 100 blindados, 450 viaturas operacionais e 10 aeronaves. O exercício foi planejado desde 2017, com a realização das Operações Hermandad, Yaguareté e Saci/Duende.

Militares brasileiros e argentinos atuaram de modo integrado, realizando treinamentos; emprego de viaturas blindadas; operações aeromóveis, aeroterrestres e operações especiais; e ações de aproveitamento do êxito e junção, em um quadro tático de combate convencional. Entre as atividades, destacaram-se a transposição de curso d’água, que garante a mobilidade da tropa diante de obstáculos aquáticos, além do emprego de foguetes do Sistema Astros.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter