EAOAR realiza diplomação de 138 Oficiais

Ten Pollyana, Suboficial Roseli, Tenente Marayane E Major Bazilius

A Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (EAOAR), localizada no Rio de Janeiro (RJ), realizou, no dia 30 de julho, a diplomação da primeira turma do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (CAP 1/2021), no campus da Universidade da Força Aérea (UNIFA). A cerimônia foi presidida pelo Comandante-Geral do Pessoal (COMGEP), Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, e contemplou um grupo de 138 oficiais, incluindo três de nações amigas (Guatemala, Panamá e República Dominicana).

O evento contou, ainda, com a presença do Diretor de Ensino da Aeronáutica (DIRENS), Major-Brigadeiro do Ar Marcos Vinícius Rezende Mrad; do Comandante da UNIFA, Brigadeiro do Ar Lélio Walter Pinheiro da Silva Junior; e do Comandante da EAOAR, Coronel Aviador Gleison Antônio Somensi.

Na solenidade, foi lida a mensagem enviada pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, que falou sobre liderança, inspirada no texto escrito em 1917 pelo instrutor norte-americano Major C. A. Bach. “Somente no serviço militar, onde homens sacrificam livremente suas vidas por um ideal, onde anseiam sofrer e morrer pelo direito ou pela prevenção de um grande mal, é que se pode realizar a liderança em seu sentido mais desinteressado e exaltado. Por isso, quando falo em liderança, refiro-me à liderança militar. (…) A arte de comandar é uma composição de um certo número de qualidades. Entre as mais importantes, eu vos aportaríeis: autoconfiança, ascendência moral, espírito de sacrifício, paternalismo, lealdade, iniciativa, decisão, dignidade e coragem”, disse trecho do discurso.

Ainda na cerimônia, o Tenente-Brigadeiro do Ar Reis contou que, em sua época, o curso da EAOAR possibilitou um diferencial de conhecimento em gestão e liderança. "Acredito que para os senhores e senhoras será o mesmo, dessa vez mais atualizado. Em nome do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Júnior, cumprimento-os pela vitória, pela conquista e, acima de tudo, pelo esforço de cada um. Façam sempre a escolha do caminho do bem”, aconselhou.

O Coronel Aviador Gleison Antonio Somensi, atual comandante do "Casarão do Saber", como é conhecida a EAOAR, destacou a necessidade de contínuo aperfeiçoamento dos militares, seja como líderes ou liderados. “Nesse Curso, a Força Aérea os encorajou e os impulsionou a continuarem seu voo com as asas que protegem o País. Assim, neste momento final, a escola lhes dá mais um impulso: tenham coragem para defender o ideal que nos une, mantendo a honestidade de propósitos em tudo o que fizerem”, ressaltou.

O Major Aviador Gieser Augusto Rauber Duarte seguiu à risca o conselho do Coronel Gleison e foi um dos destaques do curso como primeiro colocado do CAP 1/2021, recebendo das mãos do Tenente-Brigadeiro Reis o certificado e a “Medalha Eduardo Gomes Aplicação e Estudo”, destinada a premiar Oficiais e Praças com destaque acadêmico.

Fotos: Sargento Maia / Soldado Mascarenhas (UNIFA)

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter