COBERTURA ESPECIAL - Vant - Aviação

06 de Junho, 2016 - 11:50 ( Brasília )

IACIT - Exército adquire bloqueador de drones para Jogos Olímpicos Rio 2016

IACIT fornecerá bloqueador de drones para o Exército Brasileiro, que irá operar durante os Jogos Olímpicos Rio 2016



A IACIT firmou contrato com o Exército Brasileiro para o fornecimento do sistema de contramedida eletrônica (JAMMER) para bloqueio de drones. O equipamento, desenvolvido com tecnologia 100% nacional, será utilizado pela primeira vez pelas Forças Armadas durante as operações de defesa e segurança dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Com atuação consolidada no desenvolvimento de produtos e serviços de alta tecnologia nas áreas de segurança, defesa, navegação aérea, redes integradas e meteorologia, a IACIT é a primeira empresa brasileira a desenvolver uma família completa de sistemas de contramedida eletrônica. Além do bloqueio de drones, a IACIT conta com tecnologia para bloqueio de celulares, rádios e outros sinais de radiofrequência. O sistema foi concebido em apenas 12 meses, considerado um tempo recorde.

A sofisticada família de sistemas de contramedida eletrônica, batizada de SCE0100, pode ser operada em qualquer local para o bloqueio de diferentes sinais de RF, isso porque o sistema é embarcado em um gabinete robusto e portátil.

A família SCE0100 possui as seguintes configurações: DroneBlocker: Aplicação contra Drones/SARP (micro e mini); ComBlocker: Aplicação contra comunicação Celular e Rádios; RCIEDBlocker: Aplicação contra dispositivos remotos de acionamento de explosivos; e MobileBlocker: Aplicação contra Celular/ Rádio/RCIED na configuração portátil de mão.

Independentemente dos modelos de bloqueio (para drones, celulares, rádios ou RCIED), o JAMMER da IACIT é composto por canais independentes, capazes de operar simultaneamente, sem a necessidade de “saltar” entre bandas. Cada canal tem a capacidade de garantir a potência máxima em cada uma das frequências usadas.

“Na semana passada, promovemos uma demonstração da aplicabilidade do sistema, em evento realizado no Rio de Janeiro, e foi um grande sucesso, com o bloqueio simultâneo de diversos drones. Essa demonstração impressionou nossos clientes e potenciais clientes”, comemora o diretor-presidente da IACIT, Luiz Teixeira.

Com aplicação dual, o SCE0100 da IACIT pode ser usado em diversas situações, como proteção de estabelecimentos governamentais e militares, refinarias de petróleo e gás, prisões e centros de detenção, grandes eventos, comboios e controle fronteiriço, entre outras. Devido à expansão do uso de drones em diversas situações, o equipamento da IACIT surge para suprir um mercado vulnerável pela ação de bandidos, espiões e até mesmo terroristas.

“Nosso JAMMER reúne as melhores funcionalidades e tem surpreendido pela eficácia. Devido a isso, já firmamos acordos para exportação do sistema para países como Espanha, Alemanha, Áustria e Chile e temos metas ambiciosas de ampliar nossa atuação no mercado global”, destaca Teixeira.

Matérias Relacionadas

Uma descrição mais detalhada do Jammer pode ser acessada em :

IACIT Apresenta Sistema de Jammer Eletrônico para Segurança Pública Link

IACIT Presents an Eletronic Countermeasure Sysytem for Public Security Link

Possivelmente outros equipamento devem ser adquiridos dentro da autorização dada pela ANATEL para que as Forças Armadas realizam interferência no espectro eletromagnético durante os Grandes Eventos e ações GLO. Ver matéria abaixo.

Forças Armadas: Autorizadas a usar bloqueadores de celular nas Olimpíadas e GLO  Link