ANDES-AMAZÔNIA-ATLÂNTICO – Corredor Triplo A já avança na Colômbia

Colômbia: religiosos e indígenas se unem para acabar com deflorestação da Amazônia

ONU News

Líderes de principais tradições religiosas na Colômbia se uniram numa parceria com povos indígenas, comunidades afro-colombianas, cientistas de questões climáticas e ONGs em defesa da Amazônia e do fim da deflorestação.

A Iniciativa Inter-religiosa para Floresta Tropical será implementada pela ONU Meio Ambiente, com o apoio do governo da Noruega

Guardiões da Floresta

Segundo a agência da ONU, a ideia é que a iniciativa possa unir líderes religiosos de diversas tradições espirituais para expressar a responsabilidade moral urgente compartilhada para acabar com o desmatamento na Colômbia e para a proteção dos povos indígenas guardiões da floresta.

A diretora interina da ONU Meio Ambiente, Joyce Msuya, acredita que a “proteção e a restauração da floresta estão entre as melhores ferramentas para lidar com a mudança climática.”  A representante acrescenta que nos últimos anos foram feitos bons progressos, mas que a “deflorestação infelizmente está aumentando em muitas partes do mundo.”

Aliança

De acordo com a ONU Meio Ambiente, a aliança surge num momento crucial da história da Colômbia. Perante o Acordo de Paris, o governo se comprometeu em reduzir dramaticamente a deflorestação até 2020. Recentemente, o tribunal de mais alto nível no país reconheceu a Amazônia como uma entidade com direitos.

A agência acrescenta que a Colômbia é um dos países no mundo com maior biodiversidade. Ao mesmo tempo, a perda de áreas de florestas no país aumentou desde a assinatura do tratado de paz com a Farc em 2016.

Desmatamento

Dados apontados pela ONU Meio Ambiente indicam que a Colômbia está entre os dez países do mundo que tiveram níveis dramáticos de desmatamento em 2017. Foram ao todo quase 220 mil hectares de área de floresta perdida nesse período.

A ONU alerta também que a Colômbia não está sozinha na questão do aumento da deflorestação. Na última década, cientistas estimam que áreas de florestas tropicais do tamanho do Reino Unido, da França e da Alemanha juntos tenham desaparecido.

No mundo, é desmatada uma área equivalente a 40 campos de futebol de florestas tropicais a cada minuto.

Direitos

Para as Nações Unidas, a nova iniciativa na Colômbia reconhece a necessidade urgente de proteger não somente as florestas, mas também os direitos dos povos indígenas, os direitos das florestas e das comunidades afrodescendentes.

A organização aponta que evidências têm demonstrado que os indígenas e outras comunidades das florestas superam todos os demais gestores de florestas tropicais quando seus direitos são reconhecidos e protegidos.

A Organização Nacional Indígena da Colômbia informou que nos últimos dois anos, pelo menos 68 membros de comunidades indígenas do país foram assassinados e 5.730 pessoas foram forçadas a deixar suas casas

 

Nota DefesaNet

O Corredor Triplo A (Andes-Amazônia-Atlântico) já tem o seu iníco na Colômbia. Casualmente o "Corredor Triplo A" foi proposto pelo ex-presidente Juan Manuel Santos, da Colômbia.

Observar a matéria:

Um sínodo. Para a Amazônia? Marcelo Carvalho Ribeiro Link

Falando de Noruega temos a notícia abaixo.

O desconhecimento do que é o Triplo A e a forma como este plano vem avançando pode ser o comportamento dos anguistas e manipuladores da desinformação.

O Comandante do Exército, Gen Ex Villas Boas, já em Setembro, alertava para o "Corredor Triplo A". 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter