EUA alertam para possíveis bombas em voos para Sochi

O Departamento de Segurança Nacional (DHS) dos Estados Unidos enviou nesta quarta-feira um alerta às companhias aéreas que voam à Rússia, e especialmente a Sochi, onde acontecerão os Jogos Olímpicos de Inverno, que sejam especialmente cuidadosos com possíveis explosivos escondidos em tubos de patas de dente. Segundo o canal NBC, os funcionários americanos limitam sua advertência a voos diretos de outros países à Rússia, não os que partem dos Estados Unidos e em nenhum caso os voos rumo ao interior deste país.

"Extremando a precaução, o DHS compartilha regularmente informação com parceiros nacionais e internacionais, incluídos aqueles relacionados com as Olimpíadas de Sochi", afirmou esta instituição em seu comunicado. Apesar do alerta, reconhece que não "têm constância de nenhuma ameaça específica por enquanto" e se baseia, segundo as fontes consultadas pela NBC, em informações "muito novas".

As companhias aéreas com voos diretos à Rússia foram notificadas e depende delas e das autoridades dos países competentes mudar as normas de bagagem de mão. A segurança está aumentando a poucos dias do início dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, uma cidade perto da conflituosa região russa do Cáucaso Norte que se blindou para evitar atentados durante o evento esportivo. No mês passado, as autoridades russas pediram a companhias aéreas que não permitam líquidos em bagagens em voos com destino a Sochi para extremar a precaução.

O Departamento de Estado dos EUA emitiu no mês passado um alerta de viagem na qual recomenda aos americanos que viajem para Sochi "cuidar de sua segurança pessoal o tempo todo e permanecer alerta e ser prudentes quando usem qualquer tipo de transporte público".

Mais de 52 mil agentes policiais e soldados do Ministério do Interior russo, assim como 23 mil membros do Ministério para Situações de Emergência, se encarregarão da segurança dos Jogos, para o que se utilizará a um nível sem precedentes de vigilância eletrônica, com câmeras e satélites.

EUA e Rússia

?O presidente americano, Barack Obama, conversou recentemente por telefone com seu colega russo, Vladimir Putin, para tratar das questões de segurança antes do início do evento esportivo. Nos últimos dias, os comitês olímpicos de vários países informaram sobre a existência de ameaças terroristas relacionadas com os Jogos de Sochi.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter