MAN Latin America capacita militares para operar com únicos 6×6 fabricados no Brasil

A MAN Latin America, fabricante dos veículos comerciais MAN e Volkswagen, realizou uma rodada de treinamentos com militares de diversas regiões do país para que estejam capacitados a operar o caminhão Constellation 31.320 6×6, único modelo com essa tração fabricado no Brasil atualmente.

As 120 unidades do veículo adquiridas pelo Exército Brasileiro vão atuar na movimentação de tropas em missões nacionais e internacionais, como porta-contêineres ou no transporte de pontes de engenharia.

Futuros condutores dos caminhões passaram por capacitações para estarem aptos a realizar inspeções diárias, verificar mensagens no painel de instrumentos e operar todos os seus comandos, além de receberem noções básicas sobre o funcionamento do veículo. Para completar o treinamento, os militares também comprovaram os atributos do Constellation 6×6 na pista de testes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ). 

A montadora organizou essa entrega técnica de acordo com as necessidades específicas do cliente, característica que marca a estratégia da empresa líder no mercado de caminhões há 11 anos consecutivos e também no primeiro semestre de 2014, segundo a Anfavea. 

"Há sete anos desenvolvemos produtos sob medida para o Exército Brasileiro. Quebramos uma hegemonia da concorrência e a MAN já é hoje a segunda maior fornecedora de veículos à instituição. As licitações vencidas a cada ano mostram a qualidade e robustez de nossos produtos", enfatiza Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America.

Caminhão brasileiro 6×6 supera expectativas 

Baseado no modelo VW Constellation 31.320, o único caminhão 6×6 fabricado no Brasil atualmente tem capacidade para até dez toneladas de carga útil em qualquer terreno (10QT), além da possibilidade de transportar grandes equipamentos de artilharia (obuseiro). É capaz de transpor cursos d'água de até um metro de profundidade, vencer rampas com 60% de inclinação e obstáculos com 30% de inclinação lateral. 

Desenvolvido especialmente para atender às necessidades do Exército Brasileiro, o veículo foi submetido a testes em condições severas e reais de operação, apresentando resultados acima das expectativas das Forças Armadas. O veículo foi aprovado em testes e subiu com tranquilidade um degrau com mais de 30 centímetros de altura. 

O VW Constellation 31.320 6×6 vem equipado com motor eletrônico Cummins ISC, com seis cilindros. Com distância entre-eixos de 3.740 milímetros, o modelo conta com eixos dianteiros e caixa de transferência da Marmon-Herrington e eixos traseiros da Meritor. O veículo também impressiona por seus pneus, com dimensão 14.00R20, bem maiores do que se vê no mercado e totalmente adequados às aplicações severas a que este caminhão será dedicado.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter