COBERTURA ESPECIAL - Tank - Naval

23 de Dezembro, 2015 - 14:00 ( Brasília )

CFN - Receberão mais 23 CLAnfs

O Corpo de Fuzileiros Naval da Esquadra receberá mais 23 Carros Lagarta Anfíbio (CLAnf) AAV7A1 da BAE Systems


A BAE Systems assinou um contrato de US$ 82 milhões para modernizar e entregar 23 veículos anfíbios de combate (AAV7A1) para o Corpo de Fuzileiros Navais do Brasil. Os veículos, que terão a confiabilidade, disponibilidade e capacidade de manutenção do padrão RAM/RS, vão melhorar significativamente as capacidades atuais do Corpo de Fuzileiros da Armada.

"Estes novos veículos terão grandes melhorias de capacidade, já que possuem maior velocidade e confiabilidade do que a configuração atual", disse Deepak Bazaz, Diretor de Veículos Novos e Anfíbios da BAE Systems. "Temos um forte histórico de apoio aos militares brasileiros e continuaremos estreitando os laços de trabalho ao longo deste programa".

Sob os termos do contrato, a BAE Systems disponibilizará os modelos AAV7A1 RAM/RS, assim como todas as ferramentas e equipamentos de teste para apoiar a manutenção das viaturas. A empresa também irá prover uma capacidade de sustentação inicial para o Corpo de Fuzileiros Navais do Brasil para incluir peças de reposição e suporte de serviço de campo, bem como o treinamento para os condutores.

O padrão AAV7A1 RAM/RS possui um motor e tração mais potente, assim como um sistema de suspensão atualizada, permitindo que os veículos atendam ou excedam os requisitos originais de desempenho do AAV7A1. A variação RAM/RS também oferece capacidades melhoradas de mobilidade e de reparação no transporte de tropas e carga de navios.

Dentro do Programa AAV RAM/RS (Assault Amphibian Vehicle Reliability, Availability, Maintainability/Rebuild to Standard) propiciou a troca do motor e transmissão  e suspensão similares ao do blindado do US Army M2 Bradley Fighting Vehicle (BFV).

A altura livre o solo aumentou para 40 cm e a relação potência / peso passou de 13 para  17/1.

O Corpo de Fuzileiros Navais possui atualmente 26 LVTP A7, classificados de  Carro Lagarta Anfíbio (CLAnf) 7A1, que com a incorporação dos 23 AAV7A1 passarão a 49 viaturas. Não está dfinido se estas viaturas serão modrnizadas ao padrão RAM/RS.

As atividades referente ao contrato serão realizadas nas instalações da BAE Systems, em York, na Pensilvânia. A produção está prevista para começar em junho de 2016, com as entregas de veículos a partir de fevereiro de 2017. A entrega final para o Brasil está prevista para ocorrer até o fim de 2017, quando começará o treinamento e o apoio.

"A BAE Systems tem atuado junto aos militares brasileiros há mais de 15 anos e também está trabalhando em outros programas de aprimoramento de veículos aqui, como a atualização dos modelos M113B na configuração M113A2 Mk1 para o Exército Brasileiro", disse Marco Caffe, Gerente Geral da empresa no país. "No primeiro semestre deste ano, concluímos a atualização do 150º M113".

Nota DefesaNet

Um dos pontos marcantes da Operação na Favela do Alemão, em 2010, foi a foto de um CLAnf no topo do morro, momento registrado em foto que circulou o mundo.
 
 




Matérias relacionadas

Exercício de lançam
ento e acolhimento de Carros Lagarta Anfíbio 2012 Link
 
MOUT - Ocupação complexos de Manguinhos e do Jacarezinho - Série Fotográfica 2012 Link

RIO 2010 - Atuação do Corpo de Fuzileiros Navais 2013 DefesaNet Análise da atuação pelo Corpo de Fuzileiros Navais Link
 

 







Outras coberturas especiais


Base Industrial Defesa

Base Industrial Defesa

Última atualização 20 MAI, 12:15

MAIS LIDAS

Tank