Rússia – GRU completa 100 anos

Mark Galeotti

Especialista em assuntos militares russos

https://inmoscowsshadows.wordpress.com/

Escrevi em outro lugar tanto que deveríamos ser cautelosos em fazer suposições fáceis sobre a suposta "incompetência" do GRU e também que eu não esperava ver qualquer expurgo ou outra ação da ira de Putin.

Além do fato de que não sabemos quantas missões estão tendo sucesso, o alto ritmo de operações da GRU e – aparentemente – o mandato que lhe foi dado para operar sem grande consideração pelas consequências políticas são mais importantes para explicar a recente onda de casos trazidos ao noticiários (envenenamento do agente Skirpal, monitoramento eletrônico da Agência de Armas Químicas da ONU, na Holanda) ).

Que o GRU, como alegam alguns, não irritou Putin, e que o chefe do GRU, Korobov, ainda está no controle, parece confirmado. Ontem, 2 de novembro, Putin assistiu a uma festa de gala para marcar o centésimo aniversário do que ele chamou de "este lendário serviço", e ele fez um elogio entusiasmado: "

Como comandante supremo, é claro que conheço sem exageros sobre suas habilidades únicas, inclusive na condução de operações especiais. Estou confiante em seu profissionalismo, em sua ousadia pessoal e determinação, e em que cada um de vocês faça tudo o que é exigido pela Rússia e por nosso povo.

Toda a cúpula do governo russo esteve prsente como o poderoso Ministro das Relações Exteriores Sergei Lavrov Foto – Kremlin.Ru

Ele estava especialmente entusiasmado com o papel do GRU na Síria, algo que se estende desde seus elementos de inteligência até suas forças especiais de Spetsnaz:

Nossos oficiais de inteligência, como é exigido pela tradição militar russa, nunca fugiram e sempre cumpriram suas ordens. O crédito pelo retorno da paz a muitas partes da Síria, o fim do derramamento de sangue e um caminho aberto para encontrar a reconciliação deveriam definitivamente ir em grande parte para a inteligência militar. Não menos importante é o fato de termos dado um golpe aos terroristas e impedido seu retorno ao nosso território.

(Nota DefesaNet ver a matéria  SPETSNAZ – Forças Especiais Russas na Ucrânia: Criméia e Donbass.)

De fato, ele também sugeriu que era hora de o GRU recuperar seu antigo nome, dado que desde 2010 tecnicamente tem sido conhecido como GU, a 'Diretoria Principal', embora na prática todos ainda o chamem de GRU. (Será que ele também vai recuperar o seu logotipo morcego legal?) É claro, há a chance de que isso é parte de maskirovka (decepção), mantendo quaisquer recriminações a portas fechadas, mas chega um ponto em que Occam's Razor deve cortar alguns dos mais produto implausível dos moinhos de boatos. Claro, Putin pode sentir a obrigação de demonstrar sua lealdade aos seus fantasmas – mas isso é principalmente porque eles estão fazendo o que ele quer que eles façam.

 

Logo do GRU

Discurso Presidente da Rússia, Vladimir Putin

Teatro das Forças Armadas, Moscou

02 Novembro 2018

Baseado site Kremlin.ru

Camaradas, estimados veteranos,

 

Gostaria de parabenizá-lo pelo próximo  – o Dia do Oficial de Inteligência Militar e o centenário do lendário GRU que agora é chamado de Main Directorate of the General Staff of the Armed Forces of Russia. Não está claro onde o nome Main Intelligence Directorate está (GRU). Nós devemos restaurá-lo.

 

A inteligência é parte integrante dos assuntos militares e da ciência da guerra. Este tem sido o caso por séculos em toda parte. O atual aniversário de nossa inteligência militar naturalmente nos leva à história, dando-nos a oportunidade de lembrar as pessoas corajosas e talentosas que serviram fielmente à Rússia e seu povo, os heróis da guerra de 1812, a Guerra da Criméia, a Primeira Guerra Mundial, oficiais da Comandos gerais e agentes militares em missões diplomáticas do Império Russo, que muitas vezes arriscaram suas vidas obtendo informações preciosas que eram necessárias para a defesa do país e a proteção de seus interesses nacionais.

 

Todos esses são marcos de nossa inteligência militar, dos quais nos orgulhamos.

 

Gostaria de observar que, sendo autênticos patriotas e pessoas orientadas para o Estado, muitos oficiais do exército imperial russo desempenharam um papel significativo no desenvolvimento da nova estrutura de inteligência militar nacional. Eles perceberam que não há maior vergonha do que trair a Pátria e seus companheiros e asseguraram a continuidade das tradições do serviço em tempos de dificuldades ou revoluções revolucionárias.

 

Oficiais da inteligência militar mostraram a mesma fidelidade ao seu dever na virada da década de 1990, após o colapso da URSS. Conseguiram preservar o potencial do GRU e a escola de serviço de carreira e formação profissional.

 

Gostaria de expressar especial gratidão e apreço aos veteranos da Grande Guerra Patriótica. Nas vésperas da Segunda Guerra Mundial, durante a Grande Guerra Patriótica, a inteligência militar criou um sistema único para a coleta oportuna e transferência das informações mais valiosas que influenciaram diretamente o resultado de grandes batalhas na Grande Guerra Patriótica.

 

Até hoje, nos lembramos e nos orgulhamos das pessoas que trabalhavam na inteligência militar naquela época. Sem dúvida, eles são o orgulho da nossa inteligência, da nossa nação. Eles eram de origens étnicas muito diversas unidos pela rejeição comum do nazismo, sua ideologia, xenofobia em todas as manifestações e exclusividade de qualquer um por qualquer motivo.

 

Eu também gostaria de lembrar aqueles que serviram no Afeganistão, aqueles que defenderam a Rússia da agressão do terrorismo internacional. Suas operações ousadas, sua capacidade de superar um inimigo forte e experiente nas circunstâncias mais difíceis é um exemplo a ser seguido pelas novas gerações.

 

As coisas mais importantes que estão aprendendo com você são a coragem, a honra e o altruísmo de um oficial, a prontidão para sacrificar tudo em benefício dos irmãos de armas e da pátria.

 

Nós sempre nos lembraremos dos heróis que deram suas vidas em batalha por sua pátria. Aqueles que não estão mais conosco. Nós inclinamos nossas cabeças em memória para eles.

 

Camaradas

 

O desenvolvimento qualitativo das Forças Armadas da Rússia é a nossa principal prioridade. Eu mencionei isso mais de uma vez. Uma das áreas-chave deste trabalho é certamente o fortalecimento dos recursos humanos e as capacidades operacionais e tecnológicas de nossas unidades de inteligência militar.

 

Infelizmente, o potencial de conflito está em ascensão no mundo. Provocações e mentiras estão sendo usadas e tentativas estão sendo feitas para interromper a paridade estratégica. O sistema do direito internacional está sendo minado. Tudo isso está nas mãos de extremistas e terroristas que buscam estender suas atividades criminosas a novas regiões do planeta. Isto é o que eles procuraram criar na Síria – uma fortaleza de caos e violência.

 

Mas eles não tiveram sucesso. A inteligência militar desempenhou um papel enorme na remoção dos líderes dos militantes, suas bases e infraestrutura, e deveria ser creditada pelos ataques destrutivos cirúrgicos realizados por nossas aeronaves e navios de guerra. Nosso pessoal da inteligência realizou metodicamente suas ordens e nunca recuou, como é prescrito pela tradição militar russa.

 

Acrescentarei que, sem dúvida, a inteligência militar merece muito crédito por devolver a paz a muitas regiões da Síria, por interromper o derramamento de sangue e abrir caminho para concordar, e não menos importante, com o golpe esmagador que enfrentamos contra os terroristas, impedindo-os de retornar ao nosso território.

 

Camaradas

 

Como Supremo Comandante Chefe, conheço certamente, sem exageros, capacidades únicas, inclusive em operações especiais. Eu valorizo ??muito a informação e os materiais analíticos que estão preparados para a liderança do país na Diretoria Principal do Estado-Maior.

 

Eu tenho confiança em seu profissionalismo, sua coragem pessoal e dedicação. Estou certo de que vocês farão tudo pela Rússia e nosso povo.

Mais uma vez, felicito-o no feriado e agradeço-lhe pelo seu serviço. Desejo a todos vocês e suas famílias tudo de bom.

 

Obrigado.

Vladimir Putin

Nota DefesaNet

 

O GRU e as Forças Spetsnaz são essenciais na execução da Guerra Híbrida desenvolvida pelos Russos

Matérias Relacionadas Guerra Híbrida e Forças Especiais Russas:

– Rússia – 65 Anos das Spetsnaz 2015 Link

– Rússia – Manobras Center-2015 Doutrina Gerasimov? Setembro/2015  (Link)

– Guerra de Nova Geração na Ucrânia. Colapso da Capacidade de Resistência. Setembro/2015 (Link)

– Guerra Híbrida – É a guerra de Putin. Seria a guerra do Maduro? Seria a guerra do Evo Morales? Setembro/2015 (Link)

– Guerra Híbrida – Breve Ensaio. Abril/2015 (Link)

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter