DN – Brasil – Iraque / Nota de Pesar / Trading Defesa

 

Edição 05/2014 – 10 Fevereiro 2014

www.defesanet.com.br

 
O mais importante portal especializado em
Defesa, Estratégia, Inteligência & Segurança
da América Latina
Mundo Corporativo EMBRAER

EMBRAER e EMBRAER Defesa e Segurança – Apresentamos as alteações efetivadas tanto na EMBRAER como ENota – No Boletim DN, 02/2014, de 17JAN14, informamos alterações na estrutura diretiva da EMBRAER, que não correspondiam aos fatos em sua totalidade. Pedimos excusas às pessoas mencionadas pela incorreção.

Já informadas em edições anteriores do DN:

Maurício Rodrigues Aveiro, Ex-BRADAR assume a Vice-Presidência de Pessoas, ligado diretamente ao Diretor Presidente;
Nelson Salgado – Ex-VISIONA, nomeado para a Vice-Presidência de Relações Institucionais e Sustentabilidade, reportando-se diretamente ao Diretor Presidente;

Informações complementares:

Astor Vasques Lopes Junior assume a Presidência da BRADAR Indústria S/A, empresa controlada pela Embraer, em substituição a Maurício Rodrigues Aveiro;
Eduardo Bonini, Ex-EDS para a Presidência da VISIONA Tecnologia Espacial S/A, em substituição a Nelson Salgado;
Hélio Bambini Filho, nomeado para a Vice-Presidência de Operações, em substituição a Eduardo Bonini;

 

Mundo Corporativo II

Marcello Palha – Ex- Thales Brasil assumiu como Diretor-Geral na  ANDRADE GUTIERREZ Defesa & Segurança.

Eduardo Munhos de Campos – Ex-EMBRAER transferiu-se em 2013 para a Alenia Aermacchi

Hangout DefesaNet e jornal O GLOBO

 

Para àqueles que nãopuderam assistir ao hangout na quarta-feira (29JAN14), ou que desejam rever um ponto específico, informamos que ele está disponível nos links abaixo.

A participação de todos os convidados altyamente qualificados gerou uma programa com muita e inédita informação. Participaram do Hangout DefesaNet / O Globo:

Major-Brigadeiro do Ar Carlos Baptista Júnior, Comandante do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileira (COMDABRA);

– Brigadeiro-do-Ar José Augusto Crepaldi Affonso, presidente da COPAC, a comissão que analisou todas as propostas apresentadas pelos concorrentes ao Brasil.

Pela primeira vez, dois protagonistas da compra e da utilização dos caças estarão juntos para debater o assunto, sob a mediação de Nelson Düring, editor-chefe da Agência de Notícias DefesaNet.
 
Vianney Riller Jr, piloto de teste e editor de avaliação de aeronaves do DefesaNet, e o editor-assistente Roberto Maltchik. de O GLOBO, também participarão da conversa. 
 

Link para visualizar o Hangout no Portal do Jornal O GLOBO

 

Link para visualizar o Hangout no DefesaNet

 

Expectativa em Trieste

Um efeito inesperado da prisão do Sr Henrique Pizzolato, em Modena, Itália, foi a expectativa gerada em Trieste, Itália, sede da FINCANTIERI.

Considerada a concorrente preferencial para o PROSUPER, da Marinha do Brasil, no governo Luiz Inácio Lula da Silva, perdeu força no governo da Sra Dilma Rousseff.

Preocupação em Berlim

A virtual vencedora no governo Dilma Rousseff, para o PROSUPER, passou a ser a alemã ThyssenKrupp Marine Systems (TKMS). Um prêmio de consolação aos alemães pelo contrato do PROSUB, assinado e não confirmado pelo governo brasileiro com a empresa alemã.

A próxima visita da Chanceler Angela Merkel ao Brasil, seria a coroação da aproximação estratégica Brasil-Alemanha, delicadamente trabalhada pela Embaixada da Alemanha, em BSB, e o BNB. Um dos produtos foi o protagonismo alemão-brasileiro no caso NSA.

Também o caso SIEMENS, onde o governo alemão articula com Brasília.

Efeito PIZZOLATO

Será a prisão do Sr Henrique Pizzolato um efeito desestabilizador neste acordo Brasil-Alemanha?

Brasil – Iraque I

A notícia de O Estado de São Paulo, neste Domingo (09FEV14), de que o Iraque negocia o seu débito com o Brasil, abre o pano para analisarmos a importância daquele país na indústria de defesa do Brasil, nos anos 70 e 80.

Leia o belo resumo de Andrew Patrick Traumann: "NO MEIO DO FOGO CRUZADO: A PARTICIPAÇÃO DO BRASIL NO CONFLITO IRÃ- IRAQUE".

Brasil e Iraque negociam dívida Link

Brasil – Iraque II

O jornalista Roberto Lopes, em artigo exclusivo para DefesaNet, avalia o reposicionamento estratégico da Arábio Saudita. O Reino dos Saud afasta-se do alinhamento integral aos Estados Unidos.

Uma oportunidade que poderia ser aproveitada pelo Brasil e a sua tentaiva de renascer a indústria de defesa.

O reposicionamento da Arábia Saudita – Roberto Lopes Link

Velas Latinoamerica 2014

A Marinha do Brasil (MB) reúne, de 11 a 16 de Fevereiro, seis dos maiores veleiros do mundo no evento “Velas Latinoamerica 2014”. O encontro ocorre em Itajaí, no Litoral Catarinense, e promete oferecer aos participantes uma extensa programação, com Desfile Naval em praias da região, apresentação da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) e visitação pública aos veleiros.

Estarão presentes veleiros dos países: Brasil, Argentina, Chile, Venezuela, Colômbia, e Equador.

Velas Latinoamerica 2014 – Marinha do Brasil reúne maiores veleiros do mundo Link

Nota de Pesar

O cinegrafista da Rede Bandeirantes Santiago Ilídio Andrade, de 49 anos, teve morte cerebral na manhã desta segunda-feira. Santiago está no Centro de Terapia Intensiva do Hospital municipal Souza Aguiar, no Centro, Rio de Janeiro, desde a quinta-feira da semana passada.

Os médicos teriam feitos exames que mostraram que 90% do lado esquerdo do cérebro do cinegrafista está sem irrigação. Na porta do hospital, muitos amigos e colegas do cinegrafista choram e lamentam o acontecido.

Ver o Editorial de DefesaNet A Guerra Urbana e os Movimentos Irregulares Link

Curta a FanPage DefesaNet no FaceBook


Facebook Fanpage – Agora você pode acompanhar o Defesanet no Facebook com novidades tecnológicas e as principais notícias sempre atualizadas. Imagens, fotos e comentários, você pode fazer parte de tudo isso ativamente.

Curta a nossa Fanpage! Clique aqui

Trading de Defesa

O polo aeroespacial e de defesa de São José dos Campos, SP, levou um duro golpe na última semana, quando o Governo Federal anunciou que não pretende constituir uma empresa trading para incentivar importações e exportações da indústria brasileira de material militar.

Isto já era previsto por Brasília desde maio do ano passado e aguardado com ansiedade pelos empresários do polo. O governo optou em reforçar estruturas já existentes.

Trading de Defesa é descartada pelo Governo Federal Link

Canais DefesaNet
Facebook Fanpage Link
You Tube http://www.youtube.com/defesanet
Twitter http://twitter.com/defesanet

Para receber o DN inscreva-se na página inicial do DefesaNet

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter