SEA GRIPEN – SAAB e EMBRAER no NAe A-12 São Paulo

Text in English

SEA GRIPEN – SAAB and EMBRAER visit Carrier A-12 São Paulo Link

O Editor

Diretoria de Aeronáutica da Marinha
DAerM


No dia 04 de setembro de 2014, um grupo de técnico das empresas SAAB e EMBRAER visitou o Navio-Aeródromo São Paulo, com o propósito de verificar “in loco” e discutir, com a equipe do Navio e da Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM), detalhes técnicos, sob a ótica da execução do projeto de modificações necessárias para a adaptação da aeronave Gripen à operação embarcada.
           
Os dados técnicos colhidos serão analisados e aplicados nos modelos pré-existentes da aeronave GRIPEN, de forma que no futuro próximo a SAAB possa apresentar à Marinha do Brasil (MB) suas conclusões, confirmando ou não, a possibilidade de que uma versão naval da aeronave possa operar, com segurança, a bordo do NAe São Paulo.
         
No dia 05 de setembro de 2014 a comitiva foi recebida pelo Diretor de Aeronáutica da Marinha, Contra-Almirante Carlos Frederico Carneiro Primo, que ressaltou a importância do Projeto F–X2, uma vez que representa um incremento significativo na Segurança Nacional; para a transferência de tecnologia, por meio de um acordo de compensação completo; para o fomento da cadeia produtiva e aumento da autonomia do País na área de Defesa; e representa uma importante oportunidade de gerar novos negócios no Brasil e no exterior.

Comentou ainda que o desenvolvimento (projeto de engenharia) de uma versão naval da aeronave Gripen representaria o coroamento de um longo processo de transferência de tecnologia, confirmando a capacitação da Indústria de Defesa Nacional. Ao final o Diretor da SAAB no Brasil, Sr. Andrew Wilkinson, agradeceu a oportunidade de trabalhar com a MB, manifestando um grande entusiasmo pelo Projeto.

Nota DefesaNet

Em agosto uma delegação da SAAB visitou o NAe A-12 São Paulo. O Programa Gripen NG tem a ambição de atender à demanda da Marinha do Brasil de operar com a versão SEA GRIPEN nos futuros Navios-Aeródromos (NAes) a serem incorporados pela MB.

Veja as matérias:

SEA GRIPEN – Suecos visitam o A-12 São Paulo Agosto 2014 Link

SEA GRIPEN – Defesa da Força Aeronaval Link

EMBRAER – SAAB – Comunicado Link

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter