F-X2 – Processo de Aquisição Estagnado

DefesaNet

Recomendamos a leitura do Editorial:

EDITORIAL – F-X2 – A FAB Rumo ao Nada – 22 Setembro 2011 –Link

O Editor

Há mais de dois meses no comando do Ministério da Defesa, o ministro Celso Amorim ainda não teve nenhum contato oficial com as três empresas que participam da concorrência internacional para fornecer 36 caças de alta tecnologia à Força Aérea Brasileira (FAB) – o projeto F-X2.

 Executivos da francesa Dassault e da sueca SAAB confirmaram que suas empresas ainda não tiveram acesso à pasta para tratar do projeto desde que Amorim substituiu o ex-ministro Nelson Jobim, no início de agosto. Por nota, a americana Boeing também informou que não teve mais contato com o ministério.

Negócio estimado em US$ 10 bilhões (R$ 17,6 bilhões), a renovação da frota da FAB está suspensa desde o início do ano por decisão da presidente Dilma Rousseff. O processo se arrasta desde 2002. A compra dos caças foi interrompida por questões orçamentárias. A previsão é que o governo federal anuncie sua decisão apenas no fim do ano que vem.

"Por enquanto, que eu saiba, não há conversa. O processo está parado. A presidente resolveu parar para se dedicar a outras áreas", disse Jean-Marc Merialdo, diretor do consórcio Rafale International no Brasil, hoje de manhã, durante seminário promovido pela empresa no Rio. "Nós, das empresas, não estivemos com ele (Amorim). Por enquanto, entre as empresas e o ministério não há pontes ou interlocução", afirmou o executivo.

Diretor para a campanha do Gripen NG da SAAB no Brasil, Bengt Janér disse que está em contato com o ministério para tratar de outros projetos que a empresa sueca desenvolve com a pasta. Sobre o F-X2, o executivo admite que não houve avanço. "O ministro da Defesa está se inteirando dos vários projetos da pasta dele", disse Janér. "FX-2 está parado, eu concordo. Está na mão da presidente. O ministro está em sintonia fina com ela", argumentou o executivo.

 A assessoria de imprensa do Ministério da Defesa limitou-se a informar que o programa de renovação da frota de caças da FAB está no âmbito da Presidência da República.
 
Nota DefesaNet – Como foi publicado na entrevista com os diretores da Boeing a única solicitação do Governo Brasileiro foi a de que os fabricantes estendessem suas ofertas até o final do ano de 2011.

Outro movimento foi a de realizar um contrato logístico com o Governo Francês através da DGA e as empresas Dassault, SNECMA e THALES para garantir que os Mirage 2000 C/B do  Grupo de Defesa Aérea até dezembro de 2013.

Em especial módulos específicos da turbina SNECMA  M53-5 (A Força Aérea Francesa parou de voar com essa versão), que equipam os Mirage 2000C/B, que operam na Base de Anápolis (BAAN). Acredita-se que garanta uma vida operacional até 2016, o que seria a data mais provável de ter os primeiros exemplares do novo caça, se for decidida e implantada a sua aquisição em 2012/13.

A única declaração pública do ministro Celso Amorim sobre o Programa F-X2 foi quando de sua visita à Base Aérea de Anápolis , 29 SET 11, ao afirmar: “compra de caças é fundamental e urgente”.

O Chanceler Patriota, desde Washington, no dia  21 de Setembro alertou: " A negociação sobre a venda de caças franceses para as Forças Armadas do Brasil pode ser retomada em 2012, caso a crise econômica global não se revele tão grave."

DefesaNet

Matérias sobre o Programa F-X2

EDITORIAL – F-X2 – A FAB Rumo ao Nada 22 Setembro 2011 Link

Patriota – F-X2 pode ser Retomado em 2012, se…….. 21 Setembro 2011 Link

F-X2 – Foi aberta a temporada 2011-2012. Será a última? – Link

Matérias Boeing

Donna Hrinak é nomeada para liderar a Boeing no Brasil 28 Setembro 2011Link

BOEING Compartilha Plano de Desenvolvimento Industrial com Empresas Brasileiras 20 Julho 2011 Link

Boeing demonstra simulador do F-18 Super Hornet no Congresso Nacional – Link

Simulando o F/A-18F com Piloto da Guerra do Golfo na LAAD 2011- Link

Matérias SAAB

Painel da SAAB na CRE Link

SAAB planeja ir além do caça Gripen no Brasil 10 Outubro 2011 Link

Gripen ultrapassa 160.000 Horas Voadas

27 junho 2011 Link

Determinante de sucesso – o Baixo Custo de Ciclo de Vida do Gripen NG 27 Abril 2011 Link

Matéria Rafale

F-X2 – Apresentação Consórcio Rafale

Transcrição (editada) da apresentação do Consórcio Rafale e lâminas selecionadas. 02 Setembro 2011 Link

F-X2 – Franceses apontam vantagens de caça Rafale sobre concorrentes 02 Setembro 2011 Link

Painel do Consórcio Rafale na CRE Link

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter