Gripen ultrapassa 160.000 Horas Voadas

O caça multimissão SAAB Gripen está operando com grande sucesso  em cinco  diferentes  Forças Aéreas através do mundo. A integração de novos armamentos e capacidades progride  e o demonstrador do futuro Gripen NG está voando com novos avionicos e displays desde 19 Maio.

O Gripen também está operacional na  Tailândia após o fornecimento à  Royal Thai Air Force, em  Fevereiro dos primeiros seis aviões de uma encomenda de 12. A Tailândia junta-se à  Suécia, África do Sul, Hungria, República Tcheca e a escola de pilotos  Empire Test Pilot School como usuários do caça Gripen..

Outro ponto é a participação da Suécia  na operação da NATO ‘Unified Protector’ na Líbia. Desde 02 Abril oito caças Gripen, baseados na base italiana de Sigonella na Sicília estão voando missões diárias de reconhecimento e de supremacia aérea. Até o momento mais de 300 missões de reconhecimento que produziram mais de 80.000 fotos.

Entre  as atualizações do atual padrão Gripen C/D, estão sendo integradas duas novas armas. Em Maio a Denel Dynamics, África do Sul, completou a  integração míssil ar-ar de quinta  geração A-Darter no Gripen. Enquanto no campo de provas de Vidsel, na Suécia, a SAAB está integrando a Small Diameter Bombs nos caças Gripen da Força Aérea da Suécia.

Em 19 de Maio o demonstrador  Gripen NG voou com novos avionicos pela primeira vez. Neste estágio de testes, foram realizados cerca de 200 voos, incorporando um sistema de avionicos aberto que separa “flight critical” de  ‘mission critical functionality” está integrado à aeronave. Também integrado estão os novos  “Tactical Mission Computers”, redes Ethernet  e os novos displays da Rockwell Collins.

No dia 22 de Junho a SAAB anunciou que firmou o contrato com a organização governamental sueca Defence Material Administration (FMV) para atualizar a frota do caça Gripen ao padrão “material system 39” (edição 19). O contrato alcança um valor de 152 Milhões de coroas suecas ( cerca de 25 Milhões de dólares).

O contrato consiste no trabalho de desenvolvimento do Gripen C/D, como para o sistema de navegação. Os trabalhos iniciarão em  2011 e devem estar encerrados no primeiro trimestre de 2013.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter