COBERTURA ESPECIAL - F-X2 - Aviação

11 de Agosto, 2011 - 17:20 ( Brasília )

F-X2 - Foi aberta a temporada 2011-2012. Será a última?

Com a apresentaçãio da SAAB na Audiência Pública sobre o Programa F-X2 na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional no Senado foi iniciada a Temporada 2011-2012.

Caro Leitor.

Dê a sua opinião no Blog DefesaNet.

Link http://www.defesanet.net/blog/?p=212

O Editor

Nelson Düring
Editor-chefe DefesaNet

 
Após um primeiro semestre morno, para não dizer gelado, incentivado pela própria Presidente Dilma Rousseff, afirmando que o início das tratativas do F-X2 no seu governo, ocorreria só em 2012, o velho conhecido programa F-X2 ressurge.

O primeiro evento oficial, como que o marco da abertura da temporada 2011/2012.  Na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal  foi realizada a primeira Audiência Pública sobre o Programa F-X2, com o Painel onde foi apresentado pela empresa SAAB e membros do governo sueco. Em especial a presença sempre correta do Gen Anders Silwer comandante da Força Aérea da Suécia.

Presentes ao Painel da SAAB:

  -  Bengt Janér – Diretor-Geral - SAAB Brasil;
  -  Dan Jangblad – Diretor Estratégico da SAAB;
  -  Brig. Anders Silwer – Comandante da Força Aérea Sueca; e
  -  Jan-Erik Lovgren – Vice-Chefe da Agência Sueca para Não-Proliferação e Controle de Exportação.
 
A Audiência Pública teve como motivo: “Programa de Aquisição de Caças de Superioridade Aérea – conhecido como FX-2,sobre as qualidades do produto, sua adequação às especificações do Comando da Aeronáutica, as condições de transferência de tecnologia e as contrapartidas eventualmente oferecidas”.

O Gripen NG

A presença de representantes significativos da Suécia, em especial o Gen Anders Silwer, mostra  a importância do assunto para a Suécia.
 
Coube ao representante da SAAB no Brasil o Sr Bengt Janér, apresentar em forma direta e em linguagem clara delimitando a parceria oferecida pelo governo da Suécia e em especial a empresa SAAB.
 
Nas suas palavras uma coparticipação no desenvolvimento do caça Gripen NG, e o compartilhamento dos direitos de propriedade intelectual entre as empresas SAAB e EMBRAER.  
 
Nas suas palavras uma aprendizagem “on the job“, o meio mais eficaz para transferência de tecnologia.
 
O Gen Silwer tem agora um avião provado em operações militares. Nas fotos  lâmina da apresentação do Major Pierre Ziherl, comandante da Unidade de teste e Avaliação do Gripen (CO Gripen OT&E Unit) e do próprio Gen Silwer.

A operação do Gripen C/D na Operação Karakal tem sido satisfatória onde de um início com 8 Gripens C foi reafirmado pelo Parlamento da Suécia , em 17 de Junho, para 5 caças Gripen por um período de mais 3 meses (até setembro).

O novo cenário

 O Senado entretido com os assuntos políticos do momento, não repercutiu devidamente a presença dos representantes suecos. Talvez tenha sido como que um aquecimento para temporada 2011-2012.
 
Esta temporada não será de forma alguma igual às anteriores. O panorama mudou completamente e as condições estratégicas e as perspectivas, tanto das empresas que oferecem seus caças, como o principal parceiro brasileiro, a EMBRAER Defesa e Segurança são totalmente diversos de antes.
 
Esperemos pelas próximas duas semanas com o cronograma abaixo:
 
            18 Agosto Boeing  F/A-18 E/F Super Hornet
            25 Agosto Dassault  Rafale

 
A temporada 2011-2012 exigirá uma reciclagem de conhecimentos de todos  os envolvidos e em especial da imprensa e políticos.

DefesaNet

F-X2 - Encerrada a Audiência Pública no Senado - Apresentação SAAB Link

Dilma diz a sueco que compra de caças ficou para 2012 Link

Gripen ultrapassa 160.000 Horas Voadas -Gripen NG avança com novos avionicos e displays Link

Determinante de sucesso – o Baixo Custo de Ciclo de Vida do Gripen NG Link

Caças gripen Suecos partem para Operação na Líbia



Outras coberturas especiais


Presidência da República

Presidência da República

Última atualização 22 OUT, 13:00

MAIS LIDAS

F-X2