International Master Gunner Conference – Dia Zero

English version

No dia 05 de outubro, o Presidente da XIX International Master Gunner Conference (IMGC), o Cap BJØRGULV BJØRNSSON VISTAD e mais dois integrantes da delegação norueguesa, Cap THOMAS SKYDSRUD e OR-6 (2º Sgt) OYVIND ROGNMO, estiveram no Centro de Instrução de Blindados.

O Presidente da Conferência foi recepcionado pelo Cel ÁDAMO LUIZ COLOMBO DA SILVEIRA, Comandante do CIBld, e realizou o reconhecimento da organização do evento.

A conferência iniciará no dia 09 de outubro. Os demais participantes têm a previsão de chegada para os dias 6, 7 e 8 de outubro. Além da delegação do Brasil (país sede) e da Noruega, estão confirmadas as delegações da Alemanha, Chile, Dinamarca, Espanha, Polônia, Suécia e Finlândia.

A vinda da IMGC para o Brasil é um marco para a tropa blindada do Exército Brasileiro, podendo ser considerada um reflexo da qualidade demonstrada por nossos Instrutores Avançados de Tiro em eventos nacionais e internacionais.

A IMGC vem sendo realizada anualmente desde 1999 e contará, nesta oportunidade, com a presença de 18 especialistas oriundos de 9 países: Alemanha, Brasil, Chile, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Noruega, Polônia e Suécia.

Durante a atividade, os participantes apresentarão atualizações e novas experiências relacionadas ao emprego de suas plataformas blindadas, buscando a integração de todos em um ambiente profissional e congregador.

O Master Gunner, ou Instrutor Avançado de Tiro, tem suas origens no ano de 1975, quando o Exército Norte-Americano criou o programa homônimo, com o objetivo de elevar os índices de adestramento de suas guarnições blindadas.

O batismo de fogo de tal inovação ocorreu em 1991, na Operação Tempestade no Deserto, no Iraque, e, diante do sucesso alcançado, diversos países passaram a formar seus próprios especialistas.

No Brasil, o Centro de Instrução de Blindados especializa oficiais e sargentos como Instrutores Avançados de Tiro desde o ano de 2011, cumprindo com sucesso seu papel de vetor de excelência e modernização no emprego de blindados.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter