BRASIL – RÚSSIA – Declaração de Continuídade às Tratativas do Pantsir S1

Nota DefesaNet

Como consta na Neswsletter DN, de 11JUL14, os dois países continuariam a conversar sobre a aquisição do sistema de Defesa Aérea Pantsir S1.

A continuidadade das negociações seria formalizada através de uma declaração. Como novidade o convite para que membros das Forças Armadas Brasileiras participem de Manobras na Federação Russa e assistama disparos reais do Pantsir S1.

O Editor

DECLARAÇÃO DO MINISTRO DE ESTADO DA DEFESA DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E DO DIRETOR DO SERVIÇO FEDERAL DE COOPERAÇÃO TÉCNICO-MILITAR DA FEDERAÇÃO DA RÚSSIA

No contexto da visita do Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin ao Brasil, o Ministro de Estado da Defesa da Defesa da República Federativa do Brasil, Celso Amorim, e o Diretor do Serviço Federal de Cooperação Técnico-Militar da Rússia, Alexander Vasilievich Fomin, examinaram o estágio das tratativas bilaterais relativas ao desenvolvimento da cooperação técnico-militar russo-brasileira na área da defesa antiaérea.

As Partes tomaram nota dos resultados alcançados até o momento no tocante ao projeto de aquisição pelo Brasil do sistema Pantsir-S1.

Em particular, saudaram o convite para a participação dos representantes das Forças Armadas do Brasil, como observadores, nos exercícios das Forças Armadas da Rússia com uso real do sistema Pantsir-S1, no período de 28 de agosto a 2 de setembro, no campo de provas do Ministério da Defesa da Rússia, na Federação Russa.

As Partes orientaram suas respectivas equipes a darem continuidade às tratativas técnicas e aos estudos detalhados, com o objetivo de avançar na possível assinatura dos contratos em breve prazo.

Coincidiram que a cooperação técnico-militar no projeto do sistema Pantsir -S1 tem o potencial de construir a base de aliança tecnológica entre os dois países na produção de modernos sistemas de defesa.

As Partes reafirmaram que os princípios que orientam esta cooperação são a transferência irrestrita de tecnologia e o estabelecimento de parcerias industriais efetivas.

Esta Declaração foi assinada na cidade de Brasília, em 14 de julho de 2014, em dois exemplares, em Russo e em Português.
 

 

Matérias Relacionadas

Pantsir S1 – Sucesso ou fracasso? Os testes para o Brasil Link

Defesa Antiaérea – Uma decisão realista Link

LAAD Bastidores 3 – – Projeto Estratégico Defesa Antiaérea DefesaNet  25 Abril 2013 Link

Brasil pode comprar da Rússia o complexo Pantsir Voz da Rússia  05 Fevereiro 2013 Link

Alexandr Fomin fala à DefesaNet LAAD 2014 Link

LAAD Bastidores 1 – Sistema de Defesa Aérea PARANA Link

Meios de defesa antiaérea russos ficam no centro de atenção Link

Brasil – Rússia – Defesa recebe sinal verde para a compra de sistemas antiaéreos Link

Brasil – Rússia – Declaração Conjunta Link

Brasil e Rússia estudam parceria em sistemas antiaéreos Link

Brasil – Rússia – Colaboração em Defesa Antiaérea Link

BR – RU – Faltou combinar com os Brasileiros Link

BR-RU – Comunicado Conjunto 17 Dezembro 2012 Link

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter