DN – EMBRAER e SAAB Redefinem o F-X2 / BRICS

 

Edição 15/2014 – 11 Julho 2014

www.defesanet.com.br

 
O mais importante portal especializado em
Defesa, Estratégia, Inteligência & Segurança
da América Latina

EMBRAER e SAAB Redefinem o F-X2

 

Os leitores do DN já tinham a indicação de que a EMBRAER, através da EMBRAER Defesa & Segurança, estava em curso de aproximação da SAAB no âmbito do Programa F-X2 e o Gripen NG para a FAB. ( ver o DN 17ABR14).


Após um período de oposição e até confronto com a FAB, em busca do que achava um acordo melhor com a BOEING e o F/A-18 E/F Super Hornet.

Porém, na viagem do Ministério da Defesa em Abril à Suécia para assinatura dos memorandos de entendimento sobre troca de informações classificadas, Jackson Schneider, Presidente da EMBRAER Defesa & Segurança ocupava assento na mesa de discussões entre os dois governos.

Posteriormente ao receber o editor de DefesaNet, em São José dos Campos , entre reuniões com executivos da SAAB e uma viagem à Suécia.

O Memorando de Entendimento (MoU), entre a EMBRAER e a SAAB, anunciado hoje traz uma redefinição do Projeto F-X2.

Enterra, de um modo nada suave, as maiores ambições do grupo de São Bernardo do Campo (SBC). Liderados pelo prefeito Luis Marinho (PT/SP)  e grupo de empresários, há muito ligados à SAAB, que ambicionavam ter além da estrutura atividades de integração e montagem de subconjuntos em SBC.

O desenho inicial, amparado pela Força Aérea Brasileira, face à oposição da EMBRAER, dá uma reviravolta significativa.

O trabalho intenso de Jackson Schneider, desde que assumiu a presidência da EMBRAER Defesa & Segurança, em curto espaço de tempo conseguiu recompor as pontes implodidas em gestões anteriores.

Nota – Pedimos desculpas a Jackson Schneider por errarmos a cidade Natal, é Santo Ângelo (RS), e não Ijuí(RS) como tínhamos indicado de forma errônea no DN

 

Ver as matérias:

Comunicado EMBRAER – SAAB Link

Communiqué – EMBRAER – SAAB Link

Um novo Caça e uma Nova Base Industrial? Link

I -FIA Farnborough

Na próxima semana ocorrerá a exposição Farnborough International Airshow, nos arredores de Londres. Nos dias 14 a 20 Julho, o principal feira aeroespacial do ano.
 

II – FIA Farnborough e a EMBRAER

A Embraer  apresentará, pela primeira vez, uma maquete em tamanho real (mock-up) da cabine dos E-Jets E2, segunda geração da família de aeronaves comerciais.

 Os jatos comerciais E195 e ERJ 135 na versão shuttle serão exibidos na exposição estática, bem como o jato executivo Legacy 650, da categoria large.

A Embraer Defesa & Segurança vai promover seu novo avião de transporte militar tático, o KC-390, em um espaço de demonstração dos sistemas da aeronave. Um modelo da seção da fuselagem (cross-section) também será exibido.

 

III – FIA Farnborough e o Gripern NG
A SAAB também apresentará os últimos avanços no Programa do Gripen NG ( ou Gripen E para os suecos.)

Venezuela lança a GLO Bolivariana

Em um enigmático decreto assinado no dia 30 de Maio, porém publicado quase um mês depois na Gaceta Oficial de la República Bolivariana da Venezuela, nº 4.440, o Decreto Nº 1.014, foi anunciado a criação da “Brigada Especial contra las Actuaciones de los Grupos Generadores de Violencia (BEGV)”.

Aliás, o decreto diz somente da formação da Brigada e a sigla que será adotada. São os artigos 1º e 2º do Decreto Nº 1.014. A partir daí os próximos 12 artigos só anunciam mistérios e censuras.

A similaridade com a brasileira Garantia da Lei e da Ordem (GLO) pode ser no escopo inicial, ações para controle de tumultos e ordem pública. Mesmo em um decreto que mais esconde que detalha fica clara a formação de uma  nova STASI, agora na América do Sul.

MADURO cria a BEGV a Super GLO Link

Decreto1014 acesse Gaceta Oficial de La República Bolivariana da Venezuela Nº40.440 Link

 

I – BRICS

Nos dias 14 e 15 Julho, em Fortaleza acontecerá a VI Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), em Fortaleza (CE).

Os chefes de Estado dos estados membros serão recepcionados pela presidente Dilma Rousseff.

Posteriormente o presidente da Federação da Rússia irá à Argentina e Xi Jinping da China visitará Cuba.

II – BRICS Não nos querem


Em trabalho da pesquisadora Nicholle Murmel com dados do Pew Research, identifica várias contradições da Política Externa Brasileira liderada pelo neoBolivariano Itamaraty

Buscamos apoio dos BRICS, e com exceção da Rússia, os dados da índia e China são os países que menos admiram o BRASIL. Outro dado interessante é que um país que o BRASIL forte aproximação a Turquia também não nos vê com bons olhos.

BRICS – Não admiram o Brasil Link

 

III – BRICS – Putin Levará o Contrato na Mala ?

Há expectativa do que acontecerá com o contrato do sistema aéreo Pantsir S2. É certo que não será assinado o contrato nesta visita de Vladimir Putin.

Fontes russas esperam, que seja um assinado um Memorando de reforço ao contrato.

Estática provocada por canais comerciais atrasaram o entendimento entre os dois países e as empresas Odebrecht e a Federação da Rússia.

Matérias relacionadas:

PANTSIR S1 – Divergências nos testes entre EB e Russos Link
Pantsir S1 – Sucesso ou fracasso? Os testes para o Brasil Link
As perspectivas do sistema antiaéreo de artilharia e mísseis FK-1000 chinês fazer concorrência ao Pantsir Link
Defesa Antiaérea – Uma decisão realista Link

Marcas do DefesaNet no FaceBook e Twitter

DefesaNet supera a marca dos 26.000 curtidas no Facebook e também supera a marca de 5.700 seguidores no Twitter.

Assim, alémde atuar no Portal DefesaNet atuamos decisivamente nas Midias Sociais.

Facebook Fanpage – Agora você pode acompanhar o Defesanet no Facebook com novidades tecnológicas e as principais notícias sempre atualizadas. Imagens, fotos e comentários, você pode fazer parte de tudo isso ativamente.

Curta a nossa Fanpage! Clique aqui

Twitter DefesaNet – Siga as principais notícias do DefesaNet quando publicadas e muitas com fotografias para uma rápida informação do leitor.

Acompanhe DefesaNet no Twitter

Canais DefesaNet
Facebook Fanpage Link
You Tube http://www.youtube.com/defesanet
Twitter http://twitter.com/defesanet

Para receber o DN inscreva-se na página inicial do DefesaNet

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter