17 de Abril, 2014 - 16:47 ( Brasília )

EC725 / Argentina / 8.000 B737 / Mineiro de Ijuí


 

Edição 08/2014 - 17 Abril 2014

www.defesanet.com.br

 
O mais importante portal especializado em
Defesa, Estratégia, Inteligência & Segurança
da América Latina

Nota - FIDAE – Saída à Brasília

Em relação a nota do DN - FIDAE – Saída à Brasília, DefesaNet foi contatada pelo CECOMSAER informando que o Comandante da FAB, Brig Juniti Saito teve de retornar à Brasília para cumprir os atos de formalização da promoção de oficiais-generais promovidos, em 31 de Março. E que as demais atividades na FIDAE foram conduzidas pelos Brigadeiros Paes de Barros e Machado.

Nota  -  O termo “Saito Boys”, também mencionado naquela nota, foi usado na forma de reconhecimento da liderança do Comandante da Força Aérea, não por ostentar o barrete de comando, mas pela liderança efetiva pelo exemplo e dedicação.

O Editor

DN - KC-390 / AVIBRAS vai de Tupi / Saito Boys Link

Mineirinho de Ijuí (RS)

Discretamente sem alarde, como um bom mineiro, o Presidente da EMBRAER Defesa e Segurança integrou a comitiva Brasileira à Suécia, liderada pelo ministro Celso Amorim e Brigadeiro Saito.

Será que é uma indicação da postura do MD/FAB frente às parcerias industriais para o Programa F-X2?

Indicativo é que no canto da mesa de reuniões das duas delegações, estava Jackson Schneider, o mineiro de Ijuí (RS). Uma importante posição frente ao desgaste recente entre MD e EDS.

Observe na parte esquerda da foto o último é Jackson Schneider, Presidente da EMBRAER Defesa e Segurança. Reunião no MD da Suécia 03 Abr 14. Foto MD

Ver a matéria:

Um novo Caça e uma Nova Base Industrial? Link

Argentina

Duas notícias sobre a Argentina, que devem ser lidas em conjunto.

A fixação estratégica da Argentina nas MALVINAS / FALKLANDS acaba por criar uma cegueira geopolítica.

Mesmo em grave crise econômica a Argentina procura de forma real ou gerando factóide, reativar a sua indústria de defesa. A parte aeronáutica através da FAdeA, está estreitamente ligada ao Programa KC-390.

A falência do pensamento estratégico argentino Link

Argentina e sua nova Gestão de Indústria de Defesa Link
 

B737 - Boeing entrega o 8.000º

A BOEING entregou na quarta-feira (16ABR14), a 8.000ª unidade do B737, que saiu de suas instalações industrias. A aeronave um B737-900ER Extended Range Next-Generation, saiu nas cores da United Airlines.

O B737 é a primeira aeronave comercial do mundo em alcançar esta excepcional marca. O programa tem um enorme inventário de encomendas, com mais de 3.700 aeronaves incluindo, 1.934 encomendas para a o novo B737 MAX

B737 - Boeing entrega o 8.000º Link

EC-725 - 11 Unidades já entregues

A Helibras acaba de entregar mais dois helicópteros EC725, cumprindo os prazos e critérios de nacionalização estipulados pelo contrato assinado entre a empresa e o Ministério da Defesa, em 2008, que estabelecia o fornecimento de 50 aeronaves desse modelo para as Forças Armadas brasileiras.

A 10ª unidade se destinou à FAB, que soma agora cinco aeronaves desse modelo.

A 11ª unidade se juntou à frota de três EC725 do Exército.

A FAB endereçou o EC-725 ao Esquadrão Falcão (1°/8° GAV), sediado na Base Aérea de Belém. Além deste há dois presidenciais, que são operados pelo GTE.

EC-725 - 11 Unidades já entregues Link

MD - Sai Amorim (?)

A revista VEJA, 2369,  publicou na seção Holofote  a nota “Entregou o quepe”

Desgastado com os cortes sucessivos no orçamento do Ministério da Defesa, Celso Amorim entregou seu cargo em dezembro, mas Dilma Rousseff pediu a ele que ficasse até o final do governo. O ministro aceitou, mas já se arrependeu e disse à presidente que só fica até junho.

Leia a nota de Veja e comentários DefesaNet

MD - Sai Amorim (?) Link

 

SP - Queima de Bandeira Nacional

O 5º Ato contra a Copa realizado em São Paulo  na terça-feira (15ABR14), mais uma etapa de treinamento e arregimentação de ativistas de Guerra Irregular (guerrilheiros), teve uma etapa importante: A queima icônica do Pavilhão Nacional pelos irregulares.

Mais uma etapa na escalada de arregimentação.

SP - Queima de Bandeira Nacional Link

Aeronaves ARP

As operações de Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP) têm sido um feito marcante nas operações militares iniciadas nos anos 2000, em especial na “Guerra ao Terror”. Muito discutidas e pouco entendidas nas suas capacidades e limitações, passaram a ser o mal ou solução de tudo.

O Tribunal de Contas Americano (US Government Accountability Office) realizou um estudo sobre com o título “AIR FORCE Actions Needed to Strengthen Management of Unmanned Aerial System Pilots”, liberado no dia 10 ABR 14.

O estudo levantou interessantes questões sobre as dificuldade em manter operações em um ritmo 24/7/365.

As Dificuldade de Operações de Aeronaves Remotamente Pilotadas Link

SIPRI - Brasil é o 12º Orçamento Defesa


O Stockholm International Peace Research Institute (SIPRI) libera na segunda-feira 14 ABR 14, os seus registros de WORLD MILITARY EXPENDITURE, 2013.

DefesaNet apresenta os pontos relevantes do estudo do SIPRI. Ele deve ser analisado com a devida e cuidadosa atenção pois começa a mostrar definições importantes nas principais nações que investem em Defesa no Mundo.

SIPRI - Brasil é o 12º Orçamento Defesa Link

SAAB entra no mercado Naval

Na segunda-feira (14ABR14), as empresas ThyssenKrupp Industrial Solutions AG, subsidiária da ThyssenKrupp AG (Alemanha), e a SAAB AB (Suécia), anunciaram a assinautra de um Memorandum of Understanding (MoU), referente a venda da filial sueca da ThyssenKrupp Marine Systems AB (ex-Kockums), com instalações em Malmö, Karlskrona e Muskö para a SAAB AB.

.Suécia – SAAB inicia a compra da Kockums da TKMS Link

O Check Mate Suéco

A publicação francesa TTU, edição de 16ABR14, dá um detalhe fundamental para entender por qual razão o grupo alemão TKMS aceitou vender a Kockums para a SAAB.

Levou um ultimato, legítimo Diktat, do governo sueco, se não vendesse, a Suécia não adquiriria mais produtos da ThyssenKrupp Industrial Solutions AG (Ex- Kockums).

Ruia a estratégia "TKMS über Alles" (ver nota e link acima)

Professor Fernando Sampaio

Anunciamos com satisfação o retorno do Professor Fernando G. Sampaio ao DefesaNet.

Já neste fim de semana prolongado publicaremos seus comentários no DNTV.

Feliz Páscoa - Felices Pascuas - Happy Easter
Desejamos aos nossos leitores uma Feliz Páscoa com os seus Familiares.
Marcas do DefesaNet no FaceBook e Twitter

DefesaNet supera a marca dos 17.000 curtidas no Facebook e também supera a marca de 5.000 seguidores no Twitter.

Assim, alémde atuar no Portal DefesaNet atuamos decisivamente nas Midias Sociais.

Facebook Fanpage - Agora você pode acompanhar o Defesanet no Facebook com novidades tecnológicas e as principais notícias sempre atualizadas. Imagens, fotos e comentários, você pode fazer parte de tudo isso ativamente.

Curta a nossa Fanpage! Clique aqui

Twitter DefesaNet - Siga as principais notícias do DefesaNet quando publicadas e muitas com fotografias para uma rápida informação do leitor.

Acompanhe DefesaNet no Twitter

Canais DefesaNet
Facebook Fanpage Link
You Tube http://www.youtube.com/defesanet
Twitter http://twitter.com/defesanet

Para receber o DN inscreva-se na página inicial do DefesaNet