KC-390 – EMBRAER Defesa e Segurança Define Pods de Reabastecimento em Vôo da COBHAM

São José dos Campos, 8 de setembro de 2011 – A Embraer Defesa e Segurança selecionou a Cobham, empresa com sede em Dorset, Inglaterra, para fornecer os pods de reabastecimento em vôo para o jato KC-390.

“O inovador jato de transporte militar e reabastecimento KC-390 da Embraer definiu requisitos exigentes a serem cumpridos pelos fornecedores”, disse Eduardo Bonini Santos Pinto, Vice-Presidente de Operações & COO, Embraer Defesa e Segurança. “A vasta experiência no setor aeroespacial da Cobham e os mais de 75 anos de história da empresa agregam expertise e produtos comprovados aos projetos da Embraer.”

Os pods de reabastecimento em vôo são sofisticados dispositivos instalados embaixo das asas que possibilitam a transferência de combustível do KC-390 para outra aeronave. O processo é realizado por meio de uma mangueira retrátil que se conecta à aeronave a ser abastecida. Após o reabastecimento, o conjunto é recolhido e guardado dentro do pod. A operação é controlada e monitorada, todo o tempo, pela tripulação da aeronave, por meio de painéis de controle e câmeras de vídeo.

Após o anúncio, Iain Gibson, Vice-Presidente da Cobham Mission Equipment disse: “A Cobham Mission Equipment está feliz por ter sido escolhida pela Embraer e pela Força Aérea Brasileira para fornecer os pods de reabastecimento em vôo para o KC-390. Este programa é muito importante para a Cobham Mission Equipment e o rigoroso processo seletivo reforçou a posição da empresa de líder mundial no fornecimento deste tipo de sistema. Temos orgulho de ser um parceiro da Embraer e estamos confiantes que nosso produto fornecerá uma excelente capacidade de reabastecimento em vôo  para o KC-390.”

Sobre a Cobham

A Cobham é especializada no fornecimento de informações, conectividade e meios de comunicação para o mercado de defesa, segurança e comercial. Oferecendo uma ampla gama de serviços e tecnologias tecnicamente diversificados e inovadores, o grupo protege vidas e comunidades, atendendo às necessidades dos clientes com agilidade diferenciada. O maior valor da empresa é a confiança. Empregando mais de 11 mil pessoas em cinco continentes, o grupo possui clientes e parceiros em mais de 100 países e receita em torno de GPB 1,9 bilhões (USD 3 bilhões).

 
Lista de Empresas já selecionadas para o KC-390 

Empresa
Clique no nome da empresa para mais detalhes

País

Componente

Rockwell Collins

EUA

Aviônicos Pro Line FusionTM

Liebherr

Alemanha

Sistemas de controle ambiental e da pressão da cabine

Esterline

Inglaterra

Sistema de automanete

Messier-Bugatti-Dowty

França

Sistemas de rodas, freios, retração e
extensão do trem de pouso, e conjunto hidráulico do controle direcional em solo

DRS

EUA

Sistemas de movimentação de carga e lançamento aéreo (Aerial Delivery System – CHS/ADS)

ELEB

Brasil

Trem de Pouso

COBHAM

Inglaterra

Pods de reabastecimento em vôo

SELEX GALILEO

Itália

Sistema de radar de missão

AEL Sistemas

Brasil – Israel

Computador de Missão

BAE SYSTEMS

Inglaterra

Fornecer hardware, software embarcado, projeto de sistemas e suporte à integração dos eletrônicos para comandos de vôo

EUA

Atuadores elétricos reserva dos hidrostáticos (EBHA), os atuadores eletrônicos e os controles elétricos para o sistema primário de comandos de vôo

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter