Exército apoia apreensão em ação de combate a crimes ambientais

No dia 22 de julho, o Exército Brasileiro, por meio do Comando de Fronteira Jauru/66°Batalhão de Infantaria Motorizado, apoiou, em Colniza (MT), a apreensão de uma escavadeira PC Link Belt e de um caminhão prancha no contexto da Operação Samaúma.

A ação, que inclui fiscalização do desmatamento e levantamento de madeireiras, foi realizada com representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) e da Polícia Militar do Mato Grosso.  

A pronta ação da tropa foi resultado da junção de esforços da SEMA no envio de coordenadas de pontos de desflorestamento por meio do sistema de monitoramento e do rápido deslocamento do Exército e dos órgãos de segurança pública ao local, para execução do flagrante crime ambiental.

O batalhão integra a Força Terrestre Componente Jauru (FTC Jauru) da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada e atende ao Decreto Presidencial nº 10.730, de 28 de junho 2021.

Exército e órgãos de segurança pública intensificam fiscalização em madeireiras na Operação Samaúma

No dia 23 de julho, o Comando de Fronteira  Jauru/66° Batalhão de Infantaria Motorizado (C Fron  Jauru/66° BI Mtz) – "Batalhão General José Miguel Lanza" e representantes da Polícia Ambiental e Polícia Militar do Mato Grosso, intensificaram fiscalização nas madeireiras na região do município de Colniza (MT) no contexto da Operação Samaúma.

A fiscalização junto às madeireiras é ponto forte no combate efetivo aos crimes ambientais na região noroeste do Mato Grosso, ressaltando a importância da Operação Samaúma, que através da Força Terrestre Componente Jauru (FTC Jauru) da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada (13ª Bda Inf Mtz), atua na fiscalização e nas ações repressivas ao desmatamento e o combate a focos de incêndio.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter