Ministro da Defesa visita o Centro Regional do Censipam em Belém

O Ministro da Defesa visitou, nesta quinta-feira (11), o Centro Regional do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) em Belém (PA). O objetivo foi conhecer o trabalho desenvolvido pelo órgão nas áreas de análise de imagens, monitoramento de eventos extremos e de ilícitos, meteorologia e hidrologia, bem como o apoio a órgãos públicos.

Durante a visita, o Ministro acompanhou um acionamento das equipes de combate ao fogo do estado do Pará, via Painel do Fogo – software lançado pelo Censipam que auxilia na escolha de melhores estratégias no combate a incêndios florestais.

A ação faz parte de uma força-tarefa da Operação Guardiões do Bioma, realizada entre os dias 8 e 12 de agosto. Na ocasião, também foram apresentadas as novas funcionalidades da ferramenta, como o painel de indicadores e o aumento da frequência de dados de eventos de fogo a partir da integração de dados de satélites de órbita polar e geoestacionários.

Outro produto apresentado ao Chefe da Pasta foi o Sistema Integrado de Monitoramento e Alerta Hidrometeorológico (SIPAMHidro). A plataforma auxilia no acompanhamento das condições hidrometeorológicas da região e de possíveis situações de desastres. Entre os módulos operacionais do projeto, estão informações como nível dos rios e estimativa de chuva. O módulo enchente e inundação tem expectativa de alcançar 63 municípios da Amazônia Legal até 2023.

O Ministro conheceu, ainda, o Projeto Amazônia SAR e o Plano de Trabalho junto à Marinha do Brasil, para análise de imagens dos satélites da Força Aérea Brasileira (FAB) quanto ao monitoramento da superfície terrestre e marítima. Ambos os projetos recebem contribuições da Universidade de Brasília (UnB) para a aplicação de técnicas de inteligência artificial, identificando feições de interesse do Censipam.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter