FAB oferecerá assistência médica especializada a comunidades ribeirinhas do PA

Exercício de Campanha e Logística, Saúde e Intendência Operacional será realizado em junho

Agência Força Aérea – CECOMSAER e GAP-BE

Uma equipe técnica composta por militares de diversas Organizações Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou uma missão precursora nos municípios de Santarém, Monte Alegre, Almerim e Breves, todos no estado do Pará, com o intuito de coletar informações necessárias para o planejamento do Exercício de Campanha e Logística, Saúde e Intendência Operacional (EXCELSIOR 2024), que ocorrerá entre os dias 07 e 19/06, e   proverá à população uma série de atendimentos especializados em saúde. A missão ocorreu entre os dias 9 e 11/04 e foi fundamental para o dimensionamento da logística necessária para o sucesso da missão.

As comunidades ribeirinhas receberão atendimento em balsas da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), onde será montada a estrutura do Hospital de Campanha (HCAMP) da FAB, com o emprego de aproximadamente 100 militares preparados para atender cerca de 1.000 pessoas por dia.

O Comandante do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR) e Comandante do EXCELSIOR 2024, Major-Brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avellar, comentou sobre as suas expectativas. “Vamos partir do Porto Brucutu (PA), na COMARA, pois o mesmo oferece a infraestrutura necessária para as nossas balsas. Além da assistência médica às populações ribeirinhas, nossa equipe também será treinada quanto à segurança e defesa e Intendência operacional, com a possibilidade de trocar experiências com outras organizações na área da saúde”, destacou.

Um grande diferencial neste ano será a presença de equipes da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e da Organização Não-Governamental Voluntários do Sertão, que estarão encarregados de realizar pesquisas sobre câncer do colo do útero, um dos mais incidentes na região Norte, segundo análise regional do Instituto Nacional de Câncer.

Planejamento

Os preparativos para a missão começaram no dia 02/04. Na primeira fase de planejamento, a equipe técnica reuniu-se no I COMAR para discutir as diretrizes e ações a serem implementadas para os próximos dias. Na oportunidade, o Major-Brigadeiro Avellar reforçou a importância do exercício para a integração nacional. Em seguida, foi realizada uma visita de inspeção da COMARA às instalações do Porto Brucutu, em Belém (PA), ponto de partida das atividades operacionais.

A Diretora do Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE), Coronel Médica Ladjane Dantas Bandeira, falou sobre as novidades. “Estamos nos organizando para implantar, pela primeira vez, mecanismos de transmissão, em tempo real, de imagens de raio-x para as equipes que estiverem sediadas em Belém (PA), Manaus (AM), e outras localidades, conforme a estrutura a ser montada”, expressou. 

O Comandante do Escalão Móvel de Apoio (EMA), Major Intendente Rafael Freitas de Lima, acredita que o EXCELSIOR é um treinamento que se assemelha à logística de guerra, tamanha a complexidade das ações, e ainda permite entregar à população um atendimento digno de saúde.

Para o Capitão Médico Fabio de Queirós Teixeira, que atuará no Hospital de Campanha, o contato aproximado com as Secretarias de Saúde, tem se mostrado essencial para dimensionar os profissionais e contribuir com a logística das balsas.

EXCELSIOR

O EXCELSIOR é uma ação do Comando da Aeronáutica (COMAER) de caráter ostensivo, mobilizado para o atendimento especializado em saúde às comunidades de difícil acesso, através da Ação Cívico-Social (ACISO). Em 2023, as comunidades ribeirinhas de Barcelos e do distrito de Moura, no estado do Amazonas, foram contempladas.

O Exercício foi possível devido ao esforço conjunto do Destacamento de Apoio à Comissão de Aeroportos da região Amazônica (DACO-MN), do Grupamento de Apoio Logístico de Campanha (GALC), do Hospital de Campanha da Força Aérea (HCAMP), do Escalão Móvel de Apoio (EMA), do Grupo de Segurança e Defesa de Manaus (GSD-MN) e da Unidade Celular de Intendência (UCI).

Fotos: GAP-BE / Sargento Figueira / CECOMSAER

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter