Motorola Solutions fornece comunicações totalmente integradas para aumentar a segurança no Pará

Os órgãos de segurança pública e de emergência no Pará (PA), o segundo maior Estado brasileiro, ganham a vantagem técnica no combate ao crime e na resposta mais eficiente aos incidentes cotidianos da população, com uma rede de radiocomunicação de missão crítica totalmente integrada da Motorola Solutions.

O Pará é uma área geográfica diversificada que se estende por mais de 1,2 milhão de quilômetros, desde cidades populosas até extensões de floresta tropical amazônica remota e densa. Fornecer serviços eficazes de gerenciamento e resposta a emergências neste território é um desafio único que depende que todas as autoridades estejam constantemente conectadas com comunicações instantâneas e seguras.

Como parte do projeto "Falando por todo o Pará", a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SEGUP) escolheu a solução APCO P25 da Motorola Solutions para atualizar seu sistema de radiocomunicação, interligando a comunicação entre os órgãos de emergência em todo o território do Estado para permitir respostas mais rápidas e eficazes às chamadas de emergência dos oito milhões de cidadãos da região, que é o objetivo do projeto.

A solução dará mais agilidade aos agentes que prestam atendimento de emergência entre cidades distantes e se estendendo até as fronteiras estaduais. Mesmo um agente localizado na cidade de Belém pode se conectar instantaneamente com outro na cidade de Santarém, a quase 100 quilômetros de distância, usando o sistema avançado de comunicação.

As Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, serviços prisionais e agentes de trânsito serão totalmente integrados para coordenar a prestação de seus serviços e a resposta a eventos de grande escala.

Mesmo em operações fluviais de alto risco, onde as comunicações anteriormente dependiam de uma cobertura de celular quase inexistente, a nova comunicação confiável agora abrange uma área de mais de 60 quilômetros, dando às autoridades locais maior agilidade e segurança para entregar operações com uma linha constante de conexão com suas equipes em terra.

A modernização otimizará e ampliará a capacidade da infraestrutura existente, melhorando o desempenho dos sistemas de comunicação ‘troncalizados’ (a agregação de múltiplos circuitos de assinantes em um único canal) e apoiando os números de chamada de emergência – 190 da Polícia e 193 do Corpo de Bombeiros.

"Já colhemos benefícios na primeira fase do projeto com maior operacionalidade em nossas ações policiais, beneficiando as regiões Norte e Nordeste do Pará, e mais adiante teremos cobertura total do Estado", diz o Tenente Coronel Odiney Nogueira, chefe da Diretoria de Tecnologia da Informação e Telecomunicações (Ditel). "Com a tecnologia da Motorola Solutions podemos agora estender o alcance de nossas comunicações a níveis que nunca imaginamos".

O compromisso do Pará de integrar as comunicações entre suas agências de segurança pública e governamentais contribuiu para seu objetivo de se tornar o Estado brasileiro com a maior redução da criminalidade no país.

"Comunicações integradas, claras e seguras fazem a diferença ao combater o crime e manter as comunidades mais seguras, especialmente em Estados maiores, onde os recursos precisam ser gerenciados com alto nível de eficiência para fornecer serviços nos locais mais necessários", diz Elton Borgonovo, presidente da Motorola Solutions Brasil.

"O Pará tem uma clara missão de trazer segurança à sua população e estamos orgulhosos que nossa tecnologia foi selecionada como uma importante ferramenta dessa estratégia para se tornar um Estado mais seguro".

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter